Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

24/06/2011

Internet de altíssima velocidade

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

A sociedade eletrônica chegará primeiro onde houver internet de altíssima velocidade disponível para toda a sociedade.

Governo, eletrônico, trabalho a distância, educação a distância, provas a distância, etc pressupõem a instalação de redes de alta velocidade no tráfego de dados, sons e imagens.

As redes atuais, inclusive os computadores atuais, em sua maioria, principalmente, os de uso das pessoas comuns, não suportam esse tipo de sistemas e precisam de upgrades urgentes. Computadores que suportam esse tipo de sistema estão em universidade públicas, no governo comum (em algumas repartições) e nas grandes empresas.

Porém, a sociedade eletrônica não é uma sociedade de poucos, mas envolve a maior parte das pessoas que integram a sociedade comum.

São essas pessoas comuns que devem ter as altas tecnologias disponíveis para acesso.

E para alcançar esses objetivos o monopólio das companhias, que não querem evoluir e tentam monopolizar os sistemas de comunicação, tem que ser quebrado.

Após a quebra de monopólio é possível o estabelecimento de um novo sistema de uso das redes de internet.

O usuário passa a pagar pelo tempo efetivo de uso da rede de internet de uma determinada operadora.

Dessa forma é possível construir um sistema que usa mais de uma operadora.

Assim um sistema específico escolhe a rede que está com o acesso mais rápido em determinado instante e usa aquela rede.

Em outras palavras, esse sistema verifica qual q rede que está com a maior velocidade na conexão e usa aquela rede.

No final do mês o usuário paga pelas redes que utilizou de acordo com a quantidade de uso de cada uma delas.

Além disso, o sistema pode disponibilizar o uso de mais de uma rede, mais de uma operadora, simultaneamente, multiplicando a velocidade de conexão.

Enquanto uma parte de um arquivo está sendo baixado por uma conexão, uma operadora, outras partes estão sendo baixadas por outras conexões, outras operadoras.

Assim, pode-se usar várias conexões ao mesmo tempo: Rádio, ondas de celular, cabos de fibra ótica, cabos telefônicos, cabos de energia elétrica, cabos de TV, etc.

Isso aliviará o excesso de tráfego em uma conexão específica.

A sobrecarga em uma rede (queda na velocidade) é resolvida pela transferência da conexão para outra rede, outra operadora.

Certamente, isso exige mudanças nos próprios computadores, que devem aceitar a entrada de mais de um cabo de conexão a internet. Não apenas uma conexão.

Além de aumentar a velocidade da conexão nas máquinas, obrigará as operadoras a buscarem maiores velocidades, pois as mais rápidas é que serão mais utilizadas e terão mais clientes, logo, mais lucros. Com isso as operadoras trabalharão para manter a maior velocidade em suas conexões. Caso contrário, não serão utilizadas. Porém, a tendência é que esse sistema otimize a velocidade das conexões.

Além disso, o uso das redes de dados, sons e imagens sendo feito por todo os meios - rádio, cabos de TV, Telefônicos, energia, etc, também multiplica a velocidade de conexão.

Os mais rápidos sãos os cabos de fibra ótica ligando redes e computadores. Outra tendência que se espalhará.

E um novo tipo de cabos de energia e dados também aparecerá: cabos coloidais para dados e energia que substituirão os atuais cabos metálicos.

Com o fim dos minerais, os cabos coloidais substituirão eficientemente os cabos metálicos.

As redes aéreas serão substituídas por redes subterrâneas.

Isso permitirá, inclusive, o transporte de dados e energia, além dos cabos coloidais, em líquidos condutores.

20/06/2011

Concursos e vestibulares usando Caderno Iluminet ou notebook

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Uso do caderno iluminet e notebooks em concursos, vestibulares, Enem, exames de ordem, etc.

Realização de provas usando computadores pessoais, ou seja, a pessoa que vai realizar a prova leva para a a sala de aula seu próprio equipamento.

Funcionalidade do Caderno Iluminet. (Clique aqui para conhecer esse Caderno).

Considerando que atualmente não se permite o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, o futuro é exatamente o contrário, ou seja, a pessoa terá que levar seu caderno iluminet para a sala de aula para realizar a prova.

A função "realização de prova" que vem instalada no Caderno Iluminet, faz com que o caderno iluminet dos alunos se conectem ao caderno do professor e, dessa forma, a prova é passada aos alunos, bloqueando todas as demais funções do caderno, o que impede a cola.

Após realizar a prova, os dados são transmitidos ao caderno do professor para correção, podendo o resultado ser devolvido na hora, caso o caderno iluminet do professor tenha as resposta. O que não ocorrerá no caso dos exames e concursos.

Nos exames e concursos, o caderno do professor recebe os dados e retransmite-os para uma central de correção. Fora da sala de aula.

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Para isso é necessário que:

- O caderno iluminet do examinador deve ter um software específico que gere uma rede no ambiente da sala de aula. Rede gerada via onda de rádio;

- Com uma antena simples acoplada no caderno iluminet do examinador ou professor, os demais cadernos iluminet que se encontram no ambiente (cadernos dos alunos) se conectam no caderno do examinador ou professor;

- Com isso uma rede é formada no ambiente, com todos os cadernos iluminet conectados e sendo vistos pelo caderno do professor ou examinador. Logo, o software que contém a prova é transmitido do caderno do professor ou examinador para os demais cadernos e a conexão fecha os demais software para que o aluno não consultem outros materiais, ou seja, neste momento somente o software da prova roda no caderno iluminet dos alunos com a prova.

- Logo após, uma vez concluída a prova, o aluno clica no botão "encerrar" e o gabarito com a correção da prova é passada ao aluno junto com a prova como documento comum. Isso se for prova de múltipla escolha. Se for prova escrita, o aluno recebe a correção posteriormente.

- Além disso, se for prova de outra instituição, os dados são transmitidos do caderno iluminet do professor para correção em outro servidor, onde a prova será corrigida. Após a correção, os dados são disponibilizados para os alunos via internet.

- Caso seja permitido a consulta a outros materiais, estes são disponibilizados para os alunos juntos com a prova.

- Dessa forma as provas são corrigidas automaticamente, sem intervenção humana. E logo após o término da prova.

- Assim o aluno faz a prova sem perigo de cola ou de consulta a materiais não autorizados.

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Caderno Iluminet, caneta e lousa eletrônica

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Esse projeto visa desenvolver computadores superfinos, com a tela ocupando todo o espaço.

Além disso, esse computer pode ser dobrado como um caderno.

Esse computador é parecido com um notebook, porém não é a mesma coisa, uma vez que ele é uma tela clicável.

Caso a pessoa queira um teclado, basta apertar na barra de ferramentas do software, com a caneta eletrônica, para abrir o teclado virtual.

Assim a pessoa pode digitar o que quiser e, em seguida, aperta o botão do teclado novamente e ele desaparece da tela.

Além disso, o computer-tela completamente aberto, se transforma em uma TV de tela plana que pode ser usada na casa, no carro, ônibus (acoplados nas poltronas), etc.

Esse computador que é uma tela clicável denomina-se computer-tela.

É diferente do caderno iluminet que precisa de uma caneta eletrônica.

No caderno iluminet de um lado é a tela normal do computador e do outro lado a tela é parecido com uma superfície de desenho, onde a pessoa escreve com a caneta eletrônica.

O que ela escreve de um lado aparece do outro lado em formato digital, ou seja, o computer reconhece a letra da pessoa e transforma em letra digital.

Também há a possibilidade de deixar a letra em forma de escrita manual.

Logo, não há necessidade de ter teclado ou mouse, a caneta eletrônica faz essa função.

Caso a pessoa queira um teclado, basta apertar na barra de ferramentas do software, com a caneta eletrônica, para abrir o teclado virtual.

Isso se aplica tanto ao computer-tela quanto ao caderno iluminet.

Assim a pessoa pode digitar o que quiser e, em seguida, apertar o botão do teclado novamente e ele desaparece da tela.

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Uma coisa são os cadernos iluminet, outra coisa são os computer-tela.

Esses cadernos iluminet, são integrados a canetas e lousas eletrônicas.

São chamados de cadernos porque são desenvolvidos com a finalidade educacional.

Além disso, outro ponto fundamental nos cadernos iluminet é o uso das canetas eletrônicas no lugar de teclado e mouse, ou seja, não digita, mas sim escreve com uma caneta as coisas que tem que ser feita nesse caderno iluminet.

Em todo lugar onde se aplica o uso de uma caneta comum, pode ser utilizado a caneta eletrônica e o caderno iluminet que abre não só um caderno comum, mas quaisquer documentos onde deve ser escrito alguma coisa com a caneta eletrônica: documentos, etc.

O ponto central no caderno iluminet ou digital é a preservação da escrita humana manual, escrita que é característica de cada pessoa, na sociedade eletrônica.

Os cadernos iluminet são parecidos com os computadores superfinos, porém, de um lado há uma tela e do outro uma superfície parecida com as pranchetas de desenho digital ou notepad.

Prancheta transparente, pois mostra, no fundo, a imagem que a pessoa escolheu, seja a folha de um caderno, seja um documento editável.

Nessa superfície, folha de caderno ou um documento público editável, a pessoa ou autoridade escreve o que deseja.

O que for escrito será colado no documento reproduzido na tela. Passará a fazer parte do documento.

Nessa imagem a pessoa escreverá com uma caneta eletrônica.

Logo, os cadernos comuns de escola serão construídos com escrita eletrônica manual.

Essa imagem a pessoa escolhe qual será, uma vez que aquilo que ela escreverá será colado na imagem ou no documento que foi colocado ao lado, sobre o qual ela escreveu.

Ela escreverá diretamente no documento aberto, ou seja, o documento será editado para escrita com caneta eletrônica.

Portanto, de um lado há uma tela de computador e do outro lado uma superfície onde os documentos são editados e a pessoa escreve neles com a caneta eletrônica.

Portanto, é possível reconhecer a letra de cada pessoa naquilo que ela escreveu, constituindo mais um item de segurança nos documentos públicos eletrônicos.

Logo esses cadernos são fundamentais não só nas escolas, mas também nas repartições públicas, onde os despachos são escritos a mão.

Superfície que reproduz documentos ou folhas que a pessoa escolhe, aparecem do lado, como folhas ou documentos editáveis.

É reproduzido aquilo que a pessoa escolhe e quer escrever neles, sejam folhas de um caderno, seja um documento.

Reproduz o que a pessoa clicar para que seja editável.

Portanto de um lado o documento é normal e do outro é editável para escrita com caneta eletrônica.

Assim, a pessoa escreve nesta folha digital e a escrita é, automaticamente, enviada para o computador, aparecendo na tela ao lado, colado no documento onde ela escreveu.

Conforme a pessoa vai escrevendo, o caderno ou bloco digital, vai sendo montado. As folhas escritas vão sendo acrescentadas.

O caderno vai sendo formado com as letras em forma comum ou com as letras em forma digital. Do jeito que a pessoa escolher.

Esse caderno iluminet substituirá os cadernos comuns de papel.

As canetas, lápis e marcadores serão substituídos por canetas eletrônicas.

A caneta eletrônica escreve em uma superfície sensível a toque e que reproduz a imagem de uma folha de caderno ou outro documento editável, por exemplo um ofício ou requerimento de uma repartição pública. Local onde a autoridade pública deve escrever seu despacho, etc.

Com isso se preserva não só a escrita humana manual, na sociedade eletrônica, mas também a característica de escrita de cada um, ou seja, o tipo de letra da pessoa..

A imagem que aparece nesta superfície pode ser substituída de acordo com o trabalho que está sendo realizado pelo usuário.

O aluno conforme vai escrevendo, vai montando o caderno escrito, as páginas vão sendo acrescentadas, como se fosse um caderno comum.

Da mesma forma é possível escrever emails usando a escrita manual. Montar sites, etc.

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A caneta eletrônica poderá ter, além da função de escrita comum digital, a função de mouse, a função de scanner de texto linha por linha.

Assim, por exemplo, a pessoa está escrevendo um texto e vai fazer a citação de um parágrafo de um livro, ela simplesmente passa a ponta estendida da caneta sobre as linhas que deseja citar no outro documento e, automaticamente, transfere o texto para o documento que está sendo elaborado.

Transfere o texto via caneta eletrônica. Em seguida, grifando as linhas do caderno digital onde deverá aparecer a citação, o texto é transferido para aquelas linhas.

É uma caneta específica para os cadernos iluminet.

Essa caneta escreve em várias cores, podendo ter a função de lápis, marcadora e scanner.

O uso da função mouse, da caneta eletrônica, é necessária para navegar pelas pastas de documentos, armazenados no caderno iluminet, e também acessar a internet.

Com a caneta eletrônica a escrita humana manual é preservada na era da sociedade eletrônica, mesmo sendo substituídos os cadernos de papel por cadernos digitais.

A caneta eletrônica também pode ser utilizada para substituir o teclado e o mouse.

Considerando a evolução dos software de reconhecimento da escrita humana manual, a transformação desse tipo de escrita, nos cadernos digitais, é apenas uma questão de escolha.

Modelo de software para reconhecimento de escrita manual
A B C D E F G H I J Letras digitais
A B C D E F G H I J Área para escrita com caneta eletrônica

A distribuição de cadernos iluminet com caneta eletrônica nas escolas públicas economizará os recursos gastos com a distribuição de livros didáticos, informatização das escolas, etc.

Considerando que os livros didáticos serão virtuais, a inserção desses arquivos nos cadernos iluminet é automática.

Além disso, o caderno digital distribuído no ensino ginasial poderá ser utilizado até o final do ensino médio. O que mudará é a complexidade dos arquivos armazenados.

Nos cadernos iluminet os alunos podem fazer download de livros virtuais, aulas virtuais, assim como gravar as aulas que assistem.

Conforme o respectivo ano em que estiverem no ensino público, será a complexidade dos arquivos que guardam nos cadernos digitais.

Além disso, poderão fazer anotações nos livros virtuais editáveis que possuem armazenados.

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Outro ponto é reunir o projeto do caderno iluminet com a lousa digital.

O caderno iluminet se conecta à lousa digital via onda de rádio e envia conteúdo ou copia conteúdo da lousa digital para o caderno conectado.

A função enviar conteúdo é disponível nos cadernos iluminet dos professores que podem ver a lousa digital na tela do caderno iluminet.

Assim, o que escrever na tela da lousa que vê no caderno iluminet sairá na lousa verdadeira para que os alunos também vejam.

Em outras palavras, o professor acessa o caderno iluminet, que estará conectado com a lousa via onda de rádio ou cabo USB, e tudo aquilo que o professor escrever no caderno aparecerá, automaticamente, na lousa digital.

A função copiar conteúdo é disponível no caderno iluminet dos alunos.

Mais do que isso, o que o professor escrever, além de aparecer na lousa, também aparece nos cadernos digitais dos alunos que estiverem conectados na sala de aula.

Dessa forma, nas aulas presenciais, os alunos precisam apenas ouvir o professor, pois as anotações da lousa sairão automaticamente nos cadernos iluminet dos alunos.

Inclusive o áudio da aula também fica gravado na memória eletrônica da lousa e nos cadernos digitais dos alunos presentes em sala de aula.

Quem não participou da aula, ou chegou atrasado, é só conectar o caderno iluminet para que todo o conteúdo da aula perdida seja transferido para o caderno iluminet do aluno.

Além disso, a memória eletrônica da lousa digital pode guardar aulas de vários meses e até do semestre inteiro, transferir o conteúdo para a internet ou para o arquivo de aulas da escola, etc.Locais onde o aluno ou outros alunos também podem acessar os dados.

Nesse modelo as aulas serão captadas pelo caderno iluminet do professor e pela lousa digital, que capta a voz e o conteúdo e distribui para os demais alunos. Não há necessidade de instalação de outras câmeras na sala de aula ou edição das aulas, etc. diferente do sistema OCW, pois nesse sistema iluminet a captação e distribuição das aulas é automática ou seja, da forma como são produzidas são distribuídas sem nenhuma interferência de terceiros.

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Além disso, o aluno, no caderno digital, pode ter várias possibilidades de interação.

Incluindo o envio de mensagens instantâneas para colegas e para o professor.

O aluno vê na tela do Caderno Iluminet todas as pessoas que estão conectadas e escolhe para qual quer enviar mensagem.

Com isso abre uma tela de mensagem onde o aluno ou professor digita a mensagem e clica em enviar.

No caso de mensagem para o professor, o aluno escolhe esse nome, logo clica nele, abre o quadrinho, logo o aluno digita a mensagem e clica em enviar

Destinatário

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Fechar Enviar

e automaticamente a questão escrita nesse quadrinho aparece no caderno iluminet do professor, que pode respondê-la só para o aluno, ou transferi-la para a lousa digital, respondendo para todos os alunos, ou seja, aparecendo a questão e a resposta em todos os cadernos conectados.

O aluno também pode enviar questões para o caderno de um colega, basta escolher o nome na lista daqueles que estão conectados na sala de aula, conforme figura acima..

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Portanto, esse caderno iluminet substituirá os cadernos comuns de papel, as canetas, os lápis e marcadores serão substituídos por canetas eletrônicas.

Logo, há integração entre a cultura escrita com a cultura eletrônica.

Além disso, é resolvido os problemas ambientais gerados pela produção industrial do papel.

Certamente, continuará existindo o papel, porém, produzido para outros fins e usando métodos de produção não-poluentes.

Como registro de informação, saberes e conhecimentos, o papel, apesar de ter sido primordial na história humana, é marcado pela fragilidade e curto tempo de existência.

Já as informações, saberes e conhecimentos digitalizados podem durar por tempo indefinido, serem facilmente reproduzidos e transmitidos - TV digital, celular, internet, etc.

Com isso, a sociedade eletrônica não eliminará a cultura humana da escrita manual. Haverá cadernos digitais e canetas eletrônicas. E a letra de cada pessoa continuará sendo uma marca importante.

Inclusive, no âmbito da administração pública, os despachos das autoridades públicas poderão ser feitos pela escrita manual nos cadernos digitais, um vez que os documentos públicos podem facilmente editáveis.

Enfim, com essas aplicações haverá uma transição eficiente da cultura do papel comum para a cultura da sociedade eletrônica.


Realização segura de provas a distância (concursos e vestibulares)

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia também pode ser utilizada para voto eletrônico via internet e outras ações que requer a confirmação, em tempo real, da identidade da pessoa.

Por exemplo, comprovação da identidade e do voto pessoal nas eleições, ou seja, é necessário comprovar se a pessoa que votou é ela mesma ou quem foi que efetuou o voto.

Isso também se aplica ao fato de se provar se a pessoa que está fazendo uma prova via internet é ela mesma e não outra pessoa e se não está colando, ou seja, obtendo informações em outros locais para fazer a prova.

Para isso necessário o uso de uma câmera específica, aliada a um software que detecta movimento. Isso já é usado, por exemplo, em locais de vigilância.

A Câmera deve ser acoplada no Caderno Iluminet do aluno, numa posição que capte todo o o movimento do ambiente, inclusive o movimento do aluno que fará a prova.

Inicialmente, o caderno iluminet lê as digitais do aluno e a câmera lê a íris dos olhos, fazendo a identificação pessoal do aluno.

Em seguida , a câmera fixa o aluno e o ambiente, mostrando quaisquer alterações ou pessoa nova que entre naquele local.

Mostra também o que o aluno está fazendo.

Se for uma prova não poderá mais sair da frente do caderno iluminet após a identificação, recebendo as questões e tendo que resolvê-la pelo tempo que durar a prova.

Enquanto o aluno faz a prova, a outra câmera vigia o ambiente para ver se não há outras pessoas passando informações, a câmera monitora imagem e som.

Portanto uma Câmera fixa o ambiente, enquanto a câmera do Caderno Iluminet fixa o aluno que estará fazendo a prova.

No outro extremo, vigiando a realizando a realização da prova, estarão os examinadores que estão diante de um computador com um sistema que mostra a pessoa que está fazendo a prova e as câmera que monitoram o ambiente mostram quaisquer alteração ou movimentação suspeita.

O computador mostra várias pessoas fazendo prova em uma mesma tela, pois cada examinador cuida de um grupo de pessoas que fazem prova.

Uma pessoa em cada quadradinho. E o sistema informa os locais onde estão ocorrendo modificação no ambiente.

Não são equipamento caros, pois são câmeras comuns, usadas no dia-a-dia das pessoas.

Assim cada examinador terá um número de alunos que deverá cuidar, ou seja, observar pela tela do computador para ver se o aluno não está se movimentando, colando, etc.

Caso o aluno esteja se movimentando, outra pessoa tenha entrado no ambiente, sons tenham sido detectado, o examinador é avisado e a prova é automaticamente travada.

O software que detecta movimento e sons informa e mostra na tela do computador o aluno onde ocorreu alteração e movimentação suspeita, mostrando o que aconteceu. Uma vez verificada a suspeita o aluno é desconectado da rede.

O aluno é vigiado pela câmera do Caderno Iluminet, que avisa se o aluno sair da frente do computador. E também pela câmera que monitora o ambiente.

Portanto, durante a prova o aluno deve permanecer na frente do caderno iluminet, como se estivesse em sua carteira em uma sala de aula. Após a identificação deve tomar o máximo cuidado com movimentações estranhas à prova, por exemplo abaixar para pegar algo no chão, etc.

Quaisquer dessas movimentações é vista pelo examinador e informada pelo software que detecta movimento.

A tela do monitor, vista pelo examinador que cuida de um grupo de aluno, é cheia de quadrinhos e cada aluno aparece em um desses quadrinhos. O aluno que faz um movimento suspeito aparece em tamanho maior. Se todos estiverem em paz estarão todos do mesmo tamanho.

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O aluno não conhece o examinador que irá cuidar da prova, inclusive cada um deles pode estar em um estado diferente.

Além disso, o examinador cuidará da prova, ele não mantém um diálogo direto com o aluno sobre questões da prova, ou seja, não é possível o examinador beneficiar o aluno na realização da prova.

Se o aluno faz movimento estranho e a prova é travada, o movimento é gravado como prova do motivo da prova ter sido travada.

Na data e no horário indicado o aluno deve estar na frente do computador e a rede deve ser de alta velocidade, para possibilitar a leitura de dados, tanto as imagens de vídeos do ambiente, quanto do aluno que será observado a distância, enquanto faz a prova.

Dessa forma, os vestibulares e concursos públicos serão todos informatizados e realizados da residência dos alunos.

Essa mesma funcionalidade pode ser usada em voto via internet e outros sistemas que exige a identificação e comprovação de que a mesma pessoas realizará o ato.

Com isso mais vagas de trabalho a distância serão abertas, ou seja, examinadores de provas a distância.

O aluno realiza a prova como se estivesse em uma sala de aula, estando na própria casa. Tentativas de burlar o sistema pode excluir o aluno definitivamente do sistema e não permitir que ele use mais essa facilidade. O que tornará o sistema ainda mais seguro.

Em um futuro próximo todas as provas serão realizadas dessa forma, portanto, esse é o sistema que deve ser aprimorado, usa caderno iluminet e câmeras comuns que detectam movimento e sons em ambiente.

Não só provas, mas outros atos exigirão que os cidadãos possuem esse sistema instalado nas residências.

O aluno não faz a prova sozinho, mas é monitorado a distância por examinadores qualificados e preparados.

Esses examinadores também estão em suas casas e são preparados para fazer essas tarefa.

Isso se aplica a concursos, vestibulares, Enem, exames de ordem, etc. Todos esses essas provas podem ser feitos a distância, usando essa idéia.

Portanto, surge aqui mais uma vaga para trabalho a distância: a de examinador de provas a distância.

Tribunal Penal Internacional contra o Terrorismo

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Não se deve combater as ações terroristas (conseqüências - por exemplo, os atentados), mas sim as causam que motivam essas ações. Eliminando as causas que motivam os atentados elimina-se, automaticamente, os terroristas e os atentados.

Geralmente, as causas podem ser resolvidas pela diplomacia, diálogo, negociações, projetos sociais e econômicos, etc. Enquanto que as conseqüências exige o uso da força, da violência e da guerra.

Portanto, resolver as causas é muito mais barato e eficiente do que combater as conseqüências. Eliminou as causas dissolveu as conseqüências.

Mesmo assim, caso ainda seja praticada alguma espécie de ação terrorista, esta ação deve ser considerada crime contra a humanidade. Não importando o país onde tenha sido praticada.

Sendo crime contra a humanidade, os criminosos tem que ser perseguidos e presos em quaisquer países.

Além disso, o foro adequado para o julgamento de terroristas é o TPI (Tribunal Penal Internacional).

Certamente, deve-se diferenciar as ações praticadas, ou seja, o terrorismo como ação com finalidades políticas, etc dos atos terroristas que são praticados como ato simulado para se alcançar outros objetivos ou desviar as atenções.

O terrorismo como ação política ou religiosa está diretamente ligado a causas que motivam o ato. Assim, resolvendo as causas, elimina-se as conseqüências, os grupos terroristas, etc.

O terrorismo como simulação é praticado por mercenários (criminosos) que não possuem nenhuma causa pela qual lutam, a não ser o dinheiro. E praticam a ação terrorista a mando de alguém (grupo ou governos, etc).

No caso do terrorismo de Estado, continua valendo as mesmas regras, ou seja, os governantes de Estados terroristas podem ser presos em qualquer lugar do mundo e entregues ao TPI para julgamento.

Logo, a identificação dos elementos motivadores das ações, assim como dos mercenários e mandantes é mais complicada. Entretanto, devem ser enquadrados como terroristas, ou seja, praticantes de um crime contra a humanidade.

TPI, além de Tribunal, também precisa ter os meios necessários para capturar aqueles que praticam os crimes que se enquadram na competência do tribunal, incluindo os terroristas.

Esses meios podem ser as polícias internacionais: interpol e outras instituições que atuam em diferentes países. Serviços de inteligência e instituições militares de diferentes países.

Além disso, os governos locais devem obrigados a entregar para julgamento os praticantes de crimes de competência do TPI que estejam em seus territórios.

No caso de haver dúvidas sobre o enquadramento da ação como terrorista, deve prevalecer a jurisdição do TPI como órgão de decisão para a questão, ou seja, o tribunal analisa o caso e se concluir que foi ato terrorista ou crime contra humanidade, etc, emite ordem de captura dos criminosos.

Dessa forma, os governos locais não poderão ignorar ou esconder em seus territórios criminosos que tenham ordem de captura emitida pelo TPI - Tribunal Penal Internacional.

De uma forma ou de outra, o terrorismo não deve fazer parte, não pode existir, em um mundo pacificado onde reina a justiça, a paz e o amor.

E para que não exista é necessário combater as causas. E as ações que são praticadas, antes que se resolvam as causas, devem ser de competência do TPI.

Portanto, é preciso efetivar o TPI como órgão de julgamento da criminalidade transnacional, conectando-o na rede do governo global eletrônico.

Presídios sem cela

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia consiste na criação de um dispositivo que colocado no presidiário impede ele de se movimentar fora de um local determinado.

Pode ser uma coleira que colocado no pescoço ou nas canelas dele monitora o local exato onde o detento pode se movimentar.

Caso ele se mova para fora do local estabelecido a coleira dá lhe choque elétrico, ou aplica-lhe alguma substância que impede a movimentação, paralisando o detento e impedindo a movimentação para fora daquela área estabelecida.

O ideal é ser uma coleira colocada no pescoço e monitorada eletronicamente, inclusive mostrando onde está cada detento.

Se ele se aproximou da área estabelecida o supervisor vê na tela que o detento está próximo da área estabelecida e avisa-lhe para voltar para área demarcada dentro da qual ele pode se mover, etc.

Esse invento é importante porque facilita a movimentação de presidiários e o uso de presidiários em obras públicas, etc.

A área demarcada pode ser feita com barras fincadas no chão que emite ondas ou lazer.

As coleiras podem ser retiradas dos detentos quando estiverem fora da área demarcada, ou seja, quando estiverem de volta nas celas.

Com esse invento os presos podem se movimentar e a mão-de-obra deles utilizada em construções públicas, etc, sem ter perigo deles fugirem.

O uso mais comum é uma coleira eletrônica instalada no pescoço do detento e a área demarcada com lazer.

Internet no rádio

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia constitui no acesso a internet nos aparelhos de rádio comum.

Além das faixas AM, FM, terá a faixa internet.

Isso implica na transmissão da internet como ondas AM e FM.

Considerando que existem uma infinidade de rádios na WEB, incluindo sites específicos de MP#, o acesso dessas rádios e sites nos aparelhos de rádio comum será um grande avanço. Será ampliação do acesso à internet.

Isso é importante para os locais onde as pessoas não tem nenhum acesso à internet. Com isso poderão acessar a internet no rádio comum para ouvir músicas e ouvir outras pessoas falando etc.

Além disso, essa especialização permite o uso da internet sem haver um sinal de retorno. È uma transmissão para o ar dos dados produzidos e armazenados na internet.

As rádios e sites de MP# passam a ser emitidas para o ar como ondas AM, FM, etc, sendo captadas pelos aparelhos que tenham essa nova faixa: internet.

Para isso basta emitir os dados da internet por uma antena específica, para ser captada pelos usuários de rádio, etc.

É muito importante para os locais de longo alcance. Certamente, as ondas devem ser emitidas para locais de longos alcance.

É válido considerar que a maior parte das pessoas não respondem aos acessos que fazem na internet, simplesmente acessam o conteúdo disponível.

O que facilita a disponibilização do conteúdo da internet via rádio.

O futuro da aviação

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia resolverá definitivamente o problema do caos aéreo e constitui a evolução normal da aviação civil.

Nos aviões civis será aplicada a tecnologia que permite o pouso e a decolagem do avião sem a necessidade de aeroporto.

O avião sobe e desce na vertical sem ter que alcançar determinada velocidade na horizontal.

Essa tecnologia pode se basear na tecnologia atual que faz uma combinação de turbinas ou pode se basear na tecnologia de levitação.

A disseminação dessa tecnologias nos aviões comerciais, eliminará os aeroportos, uma vez que os aviões, poderão subir e descer em quaisquer áreas, ou seja, as pistas de pouso e decolagem podem ser eliminadas.

Dessa forma, poderá existir mais locais de pouso e decolagem de aviões, constituindo, esses locais, em pátios abertos, etc.

Inclusive, a maioria dos acidentes poderá ser eliminada, uma vez que os aviões poderão descer e subir em quaisquer locais abertos.

Por exemplo, uma estrada, um campo, ou qualquer local plano.

Portanto, essa tecnologia elimina a existência de aeroportos.

É válido assinalar que essa tecnologia já é aplicada. De forma rudimentar. Porém, evoluirá para os modelos comerciais.

Colônia Penal Itinerante: Mão-de-obra onde o país precisa

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia consiste em ter colônias penais itinerantes, capazes de viajar de uma região para outra, realizando obras públicas que o país precisa.

Presos qualificados, por exemplo pedreiros, serventes, etc, que constroem escolas, hospitais, postos de saúde, etc, nos locais onde onde a mão-de-obra não são obtidas tão facilmente.

O custo de licitações e obras inacabadas desaparece utilizando essa idéia e a mão-de-obra de criminosos que cumprem pena.

Vão cumprir a pena trabalhando, ao invés de cumpri-la na ociosidade.

Para isso é preciso ter um órgão específico que organiza as obras e identifica as colônias penais capazes de realizá-la.

A Além disso é preciso montar uma estrutura para movimentar os presos de um lado para o outro.

Certamente estou falando dos presos menos perigosos e não daqueles considerados de alta perigulosidade.

Os presos considerados perigosos cumprem a pena realizando trabalho a distância (Presídios com sistema de trabalho a distância ).

O ponto central é acabar definitivamente com a ociosidade nos presídios.

É usar essa mão-de-obra em benefício da coletividade, seja construindo, seja reformando escolas e hospitais, etc.

Universidade Móvel

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia consiste na instalação de universidade em navios transatlânticos.

São idéia e projetos fundamentais para o mundo globalizado.

Esses grandes navios tem suporte para a instalação de uma universidade inteira, com todos os cursos.

Enquanto os estudantes estudam o navio viaja pelo mundo.

A cada parada para descanso dos estudantes , o navio se encontra em um local diferente, em um país diferente.

Com isso o curso universitário será realizado junto com uma viagem pelo mundo.

Ao término do curso, o estudante também terá conhecido os principais países do mundo, novas culturas, diferenças e diversidades.

Esse ponto é fundamental para os cursos que estudam novas culturas, novos ambientes e partes diferentes do globo.

Para isso basta a instalação de uma universidade em navio transatlântico de grande porte: salas de aula, laboratórios, etc.

Inclusive, os cursos que estudam países e regiões poderá fazê-lo seus estudos nem cada ambiente diferente, ou seja estudam a América quando estiverem na América, a Europa quando estiverem na Europa, a Ásia quando estiverem na Ásia.

Em cada porto, os estudantes descem para fazer os estudos necessários e para conhecer o local.

Também estudam enquanto o navio viaja, ou seja, enquanto não está em nenhum porto.

É possível que sejam dadas bolsas para os estudantes, incluindo bolsas trabalho para ajudar na manutenção do navio.

os governos por onde o navio passará também poderá dar bolsas aos estudantes.

Essa é uma forma importante de integração e de respeito pelas culturas e pela diversidades que serão conhecidas diretamente pelos estudantes

Conhecer e respeitar as diferenças é um ponto importante na educação dos jovens e deve ser considerada como ponto de máxima relevância.

É um ponto importante no mundo globalizado e para a a globalização das relações internacionais.

Além disso estudantes do mundo todo podem entrar nessa universidade móvel, uma vez que o navio viaja pelo mundo inteiro.

Em cada porto o navio pode receber novos estudantes.

Residência móvel

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Esse empreendimento constitui a evolução das moradias comuns.

São idéia fundamentais para o mundo globalizado e para a movimentação de pessoas pelo mundo.

É mais do que um condomínio e não se equipara à locação. Será o formato típico de moradia na sociedade eletrônica, concretizando a idéia de viver sem fronteiras ou morar sem fronteiras. Isso porque a residência familiar deixará de ser imóvel e passará a ser móvel.

A função dessa empresa, portanto, é construir e administrar residências móveis.

Residência móvel é uma residência padronizada, ou seja, mobiliada e decorada, com todas as comodidades e alta tecnologia, onde o usuário precisa apenas possuir roupas, malas e objetos pessoais.

A pessoa adquire a residência, porém esta não é fixa, ou seja, após adquirir a residência a pessoa poderá morar em qualquer lugar, apto ou casa de mesmo padrão, onde a empresa possuir condomínios de residências móveis.

A empresa, portanto, deve ter uma rede de residências móveis espalhadas pelo mundo e em expansão, principalmente, nos locais turísticos, centros financeiros, bairros residenciais, etc. Contudo, é válido frisar o termo "padronizado" da residências móveis.

Dessa forma, uma família que adquiriu uma residência móvel pode programar o tempo que permanecerá em cada cidade, região ou país. O ponto fundamental é conciliar a moradia com o conhecimento de novas cidades, regiões e países. Ressaltando o aspecto de tolerância e diversidade cultural. Tudo isso aliado à segurança de morar em uma residência móvel adquirida, esteja essa residência onde estiver.

Inicialmente, o público-alvo dessas moradias são os empresários, os profissionais liberais, artistas, escritores, funcionários de empresas multinacionais com filiais em outros países, funcionário de empresas de alta tecnologia (comunicação, internet, etc), professores universitários, estudantes, missionários religiosos, etc.

Com a instalação da sociedade eletrônica, do governo eletrônico e disseminação do trabalho eletrônico a distância o público-alvo desse empreendimento é multiplicado. Com isso, os aptos e casas passam a ter home office instalados, ou seja, são padronizados para o exercício do trabalho a distância, seja para empresas, seja para o governo eletrônico.

Em outras palavras, cada apto ou casa terá instalado todos os sistemas necessários para o trabalho a distância. Caso sejam equipamentos específicos, cabe à empresa de trabalho a distância fazer um contrato com a empresa de residência móvel para que o sistema seja instalado nos condomínios.

Nesse contexto, surge um contrato fundamental que pode ser firmado entre as empresas de trabalho a distância, ou outra empresa, com a empresa de residência móvel: possibilidade das empresas e do governo eletrônico fornecerem bolsa-moradia para seus funcionários. Isso significa, para a empresa de residência móvel, estabelecer um mercado fixo de clientes.

As empresas de trabalho a distância ganham com a redução de custos, uma vez que seus funcionários encontram uma residência móvel preparada para o exercício do trabalho. Como as empresas oferecem bolsa-moradia (o que paga a manutenção da residência), parte do salário dos trabalhadores pode ser usada para pagar a aquisição da residência móvel.

Além disso, é válido assinalar que as empresas de trabalho a distância podem estar situadas em quaisquer países e, mesmo assim, contratarem trabalhadores de outras nações. O que multiplica os clientes da empresa de residência móvel, onde o sistema de trabalho a distância estará instalado.

No caso da residência móvel padrão-estudante, a empresa entrará no ramo de fornecimento de moradia estudantil. Entretanto, esse mesmo padrão pode ser adquirido por pessoas solteiras que queiram adquirir uma residência móvel de preço mais acessível.

No padrão-estudante a empresa constrói as residências móveis e os estudantes podem adquiri-la, podem alugá-la da empresa, ou então, podem receber uma bolsa moradia do governo.

Nesse último caso, o governo aluga (contrato entre a empresa de residência móvel e o governo ou universidade), por um determinado período, os aptos da residência móvel, padrão-estudante, para uso como bolsa-moradia para os estudantes de baixa renda, selecionados por critérios sócio-econômicos.

Considerando que as universidades públicas e privadas estão em expansão no Brasil e no mundo, a construção de residências móveis, padrão-estudante, é um grande filão de investimento. Além disso, com essas novas residências, os estudantes podem programar a realização do curso em várias universidades, no Brasil e no exterior, sem ter que se preocupar com os custos de moradia, uma vez que a empresa pode ter condomínios de residências móveis próximo das principais universidades.

Outro ponto importante, é que a pessoa que adquiriu uma residência móvel padrão-estudante, durante o curso na universidade ou após o curso, pode adquirir uma residência móvel padrão-familiar (aptos maiores) apenas trocando de apto ou casa e pagando o preço da diferença entre os padrões.

Em um mesmo condomínio de residências móveis pode haver vários padrões de residência (no padrão classe média: subpadrões familiar e estudantil), o que otimiza as construções e possibilita a venda rápida dos apto e casas construídas.

Inclusive, nesses condomínios de residências móveis pode haver outros serviços que facilitem a vida dos moradores, por exemplo, restaurantes, supermercados, área de lazer, etc.

Por exemplo, considerando que as empresas fornecem, para seus trabalhadores, ticket alimentação, vales para compra em supermercados, etc, assim como as universidades fornecem bolsa-alimentação, esses tickets podem ser usados nos restaurantes e mercados instalados nos condomínios de residências móveis.

É válido reforçar a idéia, citada anteriormente, que os apto e casas são preparados para o exercício de trabalho a distância, seja em empresas, seja no governo eletrônico. Portanto, os moradores ficam a maior parte do tempo nos condomínios.

Na parte de construção, as residências móveis devem ser construídas seguindo os critérios de autosuficiência e sustentabilidade. O que implicará, necessariamente, em redução de custos de construção e manutenção. Por exemplo, os condomínios de residências móveis geram a energia que consomem (usina de energia solar), sistema próprio de captação e reciclagem de água, produção de gás usando lixo orgânico e reciclagem do lixo inorgânico, etc. Isso significa redução de custos de construção e manutenção dos condomínios de residências móveis.

Como será instalado nos condomínios de residência móvel o sistema de trabalho a distância, o que permite aos moradores trabalharem de suas residências, a aquisição dessas residências será facilitada, pois as empresas de trabalho a distância fornecem bolsa-moradia para seus trabalhadores, o que paga os custos de manutenção dos condomínios. Dessa forma, os trabalhadores podem usar parte dos seus salários para pagar a aquisição das residências móveis.

Isso se aplica tanto aos funcionários de empresas de trabalho a distância, funcionários de empresas multinacionais com filiais em diversos locais, professores universitários, quanto aos servidores públicos que trabalham no governo eletrônico.

Além disso, a empresa de residência móvel fazendo contrato com as empresas de trabalho eletrônico, para pagamento direto das bolsas-moradias que estas últimas fornecem para seus funcionários, elimina-se os casos de inadimplência. É válido considerar ainda que o fato do trabalho a distância ser realizado via sistema, direto da moradia do trabalhador e considerando que haverá um grande número de empresas nesse setor em um futuro próximo, a demissão do trabalhador não afetará a empresa de residências móveis, uma vez que o trabalhador demitido de uma empresa poderá trabalhar para outra empresa, sem nenhuma espécie de transtorno em sua moradia, assim como pode trabalhar para mais de uma empresa, de cidades e países diferentes, ao mesmo tempo.

No caso da moradia padrão-estudante, devem ser firmados contratos entre a empresa de residência móvel e o governo. Dessa forma a empresa receberá o valor devido diretamente do governo e não de cada um dos moradores individualmente.

Portanto, outra facilidade dessa empresa é o estabelecimento de conexões que permitam aos seus moradores terem moradia de qualidade, aliada a emprego/estágio estável.

Além disso, há a possibilidade das pessoas que possuem imóveis comuns trocarem esses bens por residências móveis, certamente, após avaliação prévia do valor do bem. A vantagem para a pessoa é que, na residência móvel, elas adquirem um direito de moradia em uma residência padronizada. Esse direito é a residência. E essa residência não é fixa. Ela é móvel. Dessa forma, a pessoa pode mudar de uma residência para outra, de uma cidade para outra, de um país para outro, sem perder a moradia que adquiriu, sem ter que vender nada, ou seja, em outro local há um apto ou casa exatamente igual ao que ela adquiriu e que poderá ocupar, uma vez que adquiriu tal direito.

Portanto, surge aqui um novo tipo de contrato. Contrato de propriedade de residência móvel. Não é uma propriedade comum, pois é móvel. Não é um contrato de aluguel, pois a pessoa é proprietária. Não é condomínios comum, pois a residência é móvel. De uma cidade para outra, de um Estado para outro e de um país para outro.

É válido assinalar ainda que a maior parte das pessoas passam a vida inteira morando no mesmo local, cidade ou região porque as residências são imóveis, ou seja, a mudança da pessoa para outro lugar implica em venda do que possui e reaquisição de outro imóvel, etc. Com a implantação dessa empresa e desse projeto, as pessoas que adquiriram uma residência móvel poderão mudar sem nenhum ônus para qualquer outro condomínio de residências móveis da empresa. Se a pessoa não se acostumou em outro local, poderá voltar para o lugar anterior, sem ter que se preocupar com custos, etc. Essa é a versatilidade dessa idéia.

Além disso, as famílias poderão, após adquirirem uma residência móvel, mudar-se para regiões, cidades e países onde existem as melhores oportunidades de emprego. Isso para aqueles que não trabalham no setor de serviço a distância.

Inclusive, as famílias podem se reunir em um período, todos moram no mesmo condomínio, ou se separarem em outro período, cada pessoa mora em um condomínio diferente, uma cidade diferente, um país diferente, etc.