Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/06/2011

Presídios sem cela

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia consiste na criação de um dispositivo que colocado no presidiário impede ele de se movimentar fora de um local determinado.

Pode ser uma coleira que colocado no pescoço ou nas canelas dele monitora o local exato onde o detento pode se movimentar.

Caso ele se mova para fora do local estabelecido a coleira dá lhe choque elétrico, ou aplica-lhe alguma substância que impede a movimentação, paralisando o detento e impedindo a movimentação para fora daquela área estabelecida.

O ideal é ser uma coleira colocada no pescoço e monitorada eletronicamente, inclusive mostrando onde está cada detento.

Se ele se aproximou da área estabelecida o supervisor vê na tela que o detento está próximo da área estabelecida e avisa-lhe para voltar para área demarcada dentro da qual ele pode se mover, etc.

Esse invento é importante porque facilita a movimentação de presidiários e o uso de presidiários em obras públicas, etc.

A área demarcada pode ser feita com barras fincadas no chão que emite ondas ou lazer.

As coleiras podem ser retiradas dos detentos quando estiverem fora da área demarcada, ou seja, quando estiverem de volta nas celas.

Com esse invento os presos podem se movimentar e a mão-de-obra deles utilizada em construções públicas, etc, sem ter perigo deles fugirem.

O uso mais comum é uma coleira eletrônica instalada no pescoço do detento e a área demarcada com lazer.