Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/06/2011

Realização segura de provas a distância (concursos e vestibulares)

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia também pode ser utilizada para voto eletrônico via internet e outras ações que requer a confirmação, em tempo real, da identidade da pessoa.

Por exemplo, comprovação da identidade e do voto pessoal nas eleições, ou seja, é necessário comprovar se a pessoa que votou é ela mesma ou quem foi que efetuou o voto.

Isso também se aplica ao fato de se provar se a pessoa que está fazendo uma prova via internet é ela mesma e não outra pessoa e se não está colando, ou seja, obtendo informações em outros locais para fazer a prova.

Para isso necessário o uso de uma câmera específica, aliada a um software que detecta movimento. Isso já é usado, por exemplo, em locais de vigilância.

A Câmera deve ser acoplada no Caderno Iluminet do aluno, numa posição que capte todo o o movimento do ambiente, inclusive o movimento do aluno que fará a prova.

Inicialmente, o caderno iluminet lê as digitais do aluno e a câmera lê a íris dos olhos, fazendo a identificação pessoal do aluno.

Em seguida , a câmera fixa o aluno e o ambiente, mostrando quaisquer alterações ou pessoa nova que entre naquele local.

Mostra também o que o aluno está fazendo.

Se for uma prova não poderá mais sair da frente do caderno iluminet após a identificação, recebendo as questões e tendo que resolvê-la pelo tempo que durar a prova.

Enquanto o aluno faz a prova, a outra câmera vigia o ambiente para ver se não há outras pessoas passando informações, a câmera monitora imagem e som.

Portanto uma Câmera fixa o ambiente, enquanto a câmera do Caderno Iluminet fixa o aluno que estará fazendo a prova.

No outro extremo, vigiando a realizando a realização da prova, estarão os examinadores que estão diante de um computador com um sistema que mostra a pessoa que está fazendo a prova e as câmera que monitoram o ambiente mostram quaisquer alteração ou movimentação suspeita.

O computador mostra várias pessoas fazendo prova em uma mesma tela, pois cada examinador cuida de um grupo de pessoas que fazem prova.

Uma pessoa em cada quadradinho. E o sistema informa os locais onde estão ocorrendo modificação no ambiente.

Não são equipamento caros, pois são câmeras comuns, usadas no dia-a-dia das pessoas.

Assim cada examinador terá um número de alunos que deverá cuidar, ou seja, observar pela tela do computador para ver se o aluno não está se movimentando, colando, etc.

Caso o aluno esteja se movimentando, outra pessoa tenha entrado no ambiente, sons tenham sido detectado, o examinador é avisado e a prova é automaticamente travada.

O software que detecta movimento e sons informa e mostra na tela do computador o aluno onde ocorreu alteração e movimentação suspeita, mostrando o que aconteceu. Uma vez verificada a suspeita o aluno é desconectado da rede.

O aluno é vigiado pela câmera do Caderno Iluminet, que avisa se o aluno sair da frente do computador. E também pela câmera que monitora o ambiente.

Portanto, durante a prova o aluno deve permanecer na frente do caderno iluminet, como se estivesse em sua carteira em uma sala de aula. Após a identificação deve tomar o máximo cuidado com movimentações estranhas à prova, por exemplo abaixar para pegar algo no chão, etc.

Quaisquer dessas movimentações é vista pelo examinador e informada pelo software que detecta movimento.

A tela do monitor, vista pelo examinador que cuida de um grupo de aluno, é cheia de quadrinhos e cada aluno aparece em um desses quadrinhos. O aluno que faz um movimento suspeito aparece em tamanho maior. Se todos estiverem em paz estarão todos do mesmo tamanho.

.

O aluno não conhece o examinador que irá cuidar da prova, inclusive cada um deles pode estar em um estado diferente.

Além disso, o examinador cuidará da prova, ele não mantém um diálogo direto com o aluno sobre questões da prova, ou seja, não é possível o examinador beneficiar o aluno na realização da prova.

Se o aluno faz movimento estranho e a prova é travada, o movimento é gravado como prova do motivo da prova ter sido travada.

Na data e no horário indicado o aluno deve estar na frente do computador e a rede deve ser de alta velocidade, para possibilitar a leitura de dados, tanto as imagens de vídeos do ambiente, quanto do aluno que será observado a distância, enquanto faz a prova.

Dessa forma, os vestibulares e concursos públicos serão todos informatizados e realizados da residência dos alunos.

Essa mesma funcionalidade pode ser usada em voto via internet e outros sistemas que exige a identificação e comprovação de que a mesma pessoas realizará o ato.

Com isso mais vagas de trabalho a distância serão abertas, ou seja, examinadores de provas a distância.

O aluno realiza a prova como se estivesse em uma sala de aula, estando na própria casa. Tentativas de burlar o sistema pode excluir o aluno definitivamente do sistema e não permitir que ele use mais essa facilidade. O que tornará o sistema ainda mais seguro.

Em um futuro próximo todas as provas serão realizadas dessa forma, portanto, esse é o sistema que deve ser aprimorado, usa caderno iluminet e câmeras comuns que detectam movimento e sons em ambiente.

Não só provas, mas outros atos exigirão que os cidadãos possuem esse sistema instalado nas residências.

O aluno não faz a prova sozinho, mas é monitorado a distância por examinadores qualificados e preparados.

Esses examinadores também estão em suas casas e são preparados para fazer essas tarefa.

Isso se aplica a concursos, vestibulares, Enem, exames de ordem, etc. Todos esses essas provas podem ser feitos a distância, usando essa idéia.

Portanto, surge aqui mais uma vaga para trabalho a distância: a de examinador de provas a distância.