Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/06/2011

Caderno Iluminet, caneta e lousa eletrônica

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Esse projeto visa desenvolver computadores superfinos, com a tela ocupando todo o espaço.

Além disso, esse computer pode ser dobrado como um caderno.

Esse computador é parecido com um notebook, porém não é a mesma coisa, uma vez que ele é uma tela clicável.

Caso a pessoa queira um teclado, basta apertar na barra de ferramentas do software, com a caneta eletrônica, para abrir o teclado virtual.

Assim a pessoa pode digitar o que quiser e, em seguida, aperta o botão do teclado novamente e ele desaparece da tela.

Além disso, o computer-tela completamente aberto, se transforma em uma TV de tela plana que pode ser usada na casa, no carro, ônibus (acoplados nas poltronas), etc.

Esse computador que é uma tela clicável denomina-se computer-tela.

É diferente do caderno iluminet que precisa de uma caneta eletrônica.

No caderno iluminet de um lado é a tela normal do computador e do outro lado a tela é parecido com uma superfície de desenho, onde a pessoa escreve com a caneta eletrônica.

O que ela escreve de um lado aparece do outro lado em formato digital, ou seja, o computer reconhece a letra da pessoa e transforma em letra digital.

Também há a possibilidade de deixar a letra em forma de escrita manual.

Logo, não há necessidade de ter teclado ou mouse, a caneta eletrônica faz essa função.

Caso a pessoa queira um teclado, basta apertar na barra de ferramentas do software, com a caneta eletrônica, para abrir o teclado virtual.

Isso se aplica tanto ao computer-tela quanto ao caderno iluminet.

Assim a pessoa pode digitar o que quiser e, em seguida, apertar o botão do teclado novamente e ele desaparece da tela.

-----------------------------

Uma coisa são os cadernos iluminet, outra coisa são os computer-tela.

Esses cadernos iluminet, são integrados a canetas e lousas eletrônicas.

São chamados de cadernos porque são desenvolvidos com a finalidade educacional.

Além disso, outro ponto fundamental nos cadernos iluminet é o uso das canetas eletrônicas no lugar de teclado e mouse, ou seja, não digita, mas sim escreve com uma caneta as coisas que tem que ser feita nesse caderno iluminet.

Em todo lugar onde se aplica o uso de uma caneta comum, pode ser utilizado a caneta eletrônica e o caderno iluminet que abre não só um caderno comum, mas quaisquer documentos onde deve ser escrito alguma coisa com a caneta eletrônica: documentos, etc.

O ponto central no caderno iluminet ou digital é a preservação da escrita humana manual, escrita que é característica de cada pessoa, na sociedade eletrônica.

Os cadernos iluminet são parecidos com os computadores superfinos, porém, de um lado há uma tela e do outro uma superfície parecida com as pranchetas de desenho digital ou notepad.

Prancheta transparente, pois mostra, no fundo, a imagem que a pessoa escolheu, seja a folha de um caderno, seja um documento editável.

Nessa superfície, folha de caderno ou um documento público editável, a pessoa ou autoridade escreve o que deseja.

O que for escrito será colado no documento reproduzido na tela. Passará a fazer parte do documento.

Nessa imagem a pessoa escreverá com uma caneta eletrônica.

Logo, os cadernos comuns de escola serão construídos com escrita eletrônica manual.

Essa imagem a pessoa escolhe qual será, uma vez que aquilo que ela escreverá será colado na imagem ou no documento que foi colocado ao lado, sobre o qual ela escreveu.

Ela escreverá diretamente no documento aberto, ou seja, o documento será editado para escrita com caneta eletrônica.

Portanto, de um lado há uma tela de computador e do outro lado uma superfície onde os documentos são editados e a pessoa escreve neles com a caneta eletrônica.

Portanto, é possível reconhecer a letra de cada pessoa naquilo que ela escreveu, constituindo mais um item de segurança nos documentos públicos eletrônicos.

Logo esses cadernos são fundamentais não só nas escolas, mas também nas repartições públicas, onde os despachos são escritos a mão.

Superfície que reproduz documentos ou folhas que a pessoa escolhe, aparecem do lado, como folhas ou documentos editáveis.

É reproduzido aquilo que a pessoa escolhe e quer escrever neles, sejam folhas de um caderno, seja um documento.

Reproduz o que a pessoa clicar para que seja editável.

Portanto de um lado o documento é normal e do outro é editável para escrita com caneta eletrônica.

Assim, a pessoa escreve nesta folha digital e a escrita é, automaticamente, enviada para o computador, aparecendo na tela ao lado, colado no documento onde ela escreveu.

Conforme a pessoa vai escrevendo, o caderno ou bloco digital, vai sendo montado. As folhas escritas vão sendo acrescentadas.

O caderno vai sendo formado com as letras em forma comum ou com as letras em forma digital. Do jeito que a pessoa escolher.

Esse caderno iluminet substituirá os cadernos comuns de papel.

As canetas, lápis e marcadores serão substituídos por canetas eletrônicas.

A caneta eletrônica escreve em uma superfície sensível a toque e que reproduz a imagem de uma folha de caderno ou outro documento editável, por exemplo um ofício ou requerimento de uma repartição pública. Local onde a autoridade pública deve escrever seu despacho, etc.

Com isso se preserva não só a escrita humana manual, na sociedade eletrônica, mas também a característica de escrita de cada um, ou seja, o tipo de letra da pessoa..

A imagem que aparece nesta superfície pode ser substituída de acordo com o trabalho que está sendo realizado pelo usuário.

O aluno conforme vai escrevendo, vai montando o caderno escrito, as páginas vão sendo acrescentadas, como se fosse um caderno comum.

Da mesma forma é possível escrever emails usando a escrita manual. Montar sites, etc.

-------------------------

A caneta eletrônica poderá ter, além da função de escrita comum digital, a função de mouse, a função de scanner de texto linha por linha.

Assim, por exemplo, a pessoa está escrevendo um texto e vai fazer a citação de um parágrafo de um livro, ela simplesmente passa a ponta estendida da caneta sobre as linhas que deseja citar no outro documento e, automaticamente, transfere o texto para o documento que está sendo elaborado.

Transfere o texto via caneta eletrônica. Em seguida, grifando as linhas do caderno digital onde deverá aparecer a citação, o texto é transferido para aquelas linhas.

É uma caneta específica para os cadernos iluminet.

Essa caneta escreve em várias cores, podendo ter a função de lápis, marcadora e scanner.

O uso da função mouse, da caneta eletrônica, é necessária para navegar pelas pastas de documentos, armazenados no caderno iluminet, e também acessar a internet.

Com a caneta eletrônica a escrita humana manual é preservada na era da sociedade eletrônica, mesmo sendo substituídos os cadernos de papel por cadernos digitais.

A caneta eletrônica também pode ser utilizada para substituir o teclado e o mouse.

Considerando a evolução dos software de reconhecimento da escrita humana manual, a transformação desse tipo de escrita, nos cadernos digitais, é apenas uma questão de escolha.

Modelo de software para reconhecimento de escrita manual
A B C D E F G H I J Letras digitais
A B C D E F G H I J Área para escrita com caneta eletrônica

A distribuição de cadernos iluminet com caneta eletrônica nas escolas públicas economizará os recursos gastos com a distribuição de livros didáticos, informatização das escolas, etc.

Considerando que os livros didáticos serão virtuais, a inserção desses arquivos nos cadernos iluminet é automática.

Além disso, o caderno digital distribuído no ensino ginasial poderá ser utilizado até o final do ensino médio. O que mudará é a complexidade dos arquivos armazenados.

Nos cadernos iluminet os alunos podem fazer download de livros virtuais, aulas virtuais, assim como gravar as aulas que assistem.

Conforme o respectivo ano em que estiverem no ensino público, será a complexidade dos arquivos que guardam nos cadernos digitais.

Além disso, poderão fazer anotações nos livros virtuais editáveis que possuem armazenados.

--------------------------------------

Outro ponto é reunir o projeto do caderno iluminet com a lousa digital.

O caderno iluminet se conecta à lousa digital via onda de rádio e envia conteúdo ou copia conteúdo da lousa digital para o caderno conectado.

A função enviar conteúdo é disponível nos cadernos iluminet dos professores que podem ver a lousa digital na tela do caderno iluminet.

Assim, o que escrever na tela da lousa que vê no caderno iluminet sairá na lousa verdadeira para que os alunos também vejam.

Em outras palavras, o professor acessa o caderno iluminet, que estará conectado com a lousa via onda de rádio ou cabo USB, e tudo aquilo que o professor escrever no caderno aparecerá, automaticamente, na lousa digital.

A função copiar conteúdo é disponível no caderno iluminet dos alunos.

Mais do que isso, o que o professor escrever, além de aparecer na lousa, também aparece nos cadernos digitais dos alunos que estiverem conectados na sala de aula.

Dessa forma, nas aulas presenciais, os alunos precisam apenas ouvir o professor, pois as anotações da lousa sairão automaticamente nos cadernos iluminet dos alunos.

Inclusive o áudio da aula também fica gravado na memória eletrônica da lousa e nos cadernos digitais dos alunos presentes em sala de aula.

Quem não participou da aula, ou chegou atrasado, é só conectar o caderno iluminet para que todo o conteúdo da aula perdida seja transferido para o caderno iluminet do aluno.

Além disso, a memória eletrônica da lousa digital pode guardar aulas de vários meses e até do semestre inteiro, transferir o conteúdo para a internet ou para o arquivo de aulas da escola, etc.Locais onde o aluno ou outros alunos também podem acessar os dados.

Nesse modelo as aulas serão captadas pelo caderno iluminet do professor e pela lousa digital, que capta a voz e o conteúdo e distribui para os demais alunos. Não há necessidade de instalação de outras câmeras na sala de aula ou edição das aulas, etc. diferente do sistema OCW, pois nesse sistema iluminet a captação e distribuição das aulas é automática ou seja, da forma como são produzidas são distribuídas sem nenhuma interferência de terceiros.

------------------------

Além disso, o aluno, no caderno digital, pode ter várias possibilidades de interação.

Incluindo o envio de mensagens instantâneas para colegas e para o professor.

O aluno vê na tela do Caderno Iluminet todas as pessoas que estão conectadas e escolhe para qual quer enviar mensagem.

Com isso abre uma tela de mensagem onde o aluno ou professor digita a mensagem e clica em enviar.

No caso de mensagem para o professor, o aluno escolhe esse nome, logo clica nele, abre o quadrinho, logo o aluno digita a mensagem e clica em enviar

Destinatário

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Fechar Enviar

e automaticamente a questão escrita nesse quadrinho aparece no caderno iluminet do professor, que pode respondê-la só para o aluno, ou transferi-la para a lousa digital, respondendo para todos os alunos, ou seja, aparecendo a questão e a resposta em todos os cadernos conectados.

O aluno também pode enviar questões para o caderno de um colega, basta escolher o nome na lista daqueles que estão conectados na sala de aula, conforme figura acima..

-----------------------------------------------------------

Portanto, esse caderno iluminet substituirá os cadernos comuns de papel, as canetas, os lápis e marcadores serão substituídos por canetas eletrônicas.

Logo, há integração entre a cultura escrita com a cultura eletrônica.

Além disso, é resolvido os problemas ambientais gerados pela produção industrial do papel.

Certamente, continuará existindo o papel, porém, produzido para outros fins e usando métodos de produção não-poluentes.

Como registro de informação, saberes e conhecimentos, o papel, apesar de ter sido primordial na história humana, é marcado pela fragilidade e curto tempo de existência.

Já as informações, saberes e conhecimentos digitalizados podem durar por tempo indefinido, serem facilmente reproduzidos e transmitidos - TV digital, celular, internet, etc.

Com isso, a sociedade eletrônica não eliminará a cultura humana da escrita manual. Haverá cadernos digitais e canetas eletrônicas. E a letra de cada pessoa continuará sendo uma marca importante.

Inclusive, no âmbito da administração pública, os despachos das autoridades públicas poderão ser feitos pela escrita manual nos cadernos digitais, um vez que os documentos públicos podem facilmente editáveis.

Enfim, com essas aplicações haverá uma transição eficiente da cultura do papel comum para a cultura da sociedade eletrônica.