Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/06/2011

Concursos e vestibulares usando Caderno Iluminet ou notebook

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Uso do caderno iluminet e notebooks em concursos, vestibulares, Enem, exames de ordem, etc.

Realização de provas usando computadores pessoais, ou seja, a pessoa que vai realizar a prova leva para a a sala de aula seu próprio equipamento.

Funcionalidade do Caderno Iluminet. (Clique aqui para conhecer esse Caderno).

Considerando que atualmente não se permite o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, o futuro é exatamente o contrário, ou seja, a pessoa terá que levar seu caderno iluminet para a sala de aula para realizar a prova.

A função "realização de prova" que vem instalada no Caderno Iluminet, faz com que o caderno iluminet dos alunos se conectem ao caderno do professor e, dessa forma, a prova é passada aos alunos, bloqueando todas as demais funções do caderno, o que impede a cola.

Após realizar a prova, os dados são transmitidos ao caderno do professor para correção, podendo o resultado ser devolvido na hora, caso o caderno iluminet do professor tenha as resposta. O que não ocorrerá no caso dos exames e concursos.

Nos exames e concursos, o caderno do professor recebe os dados e retransmite-os para uma central de correção. Fora da sala de aula.

----------------

Para isso é necessário que:

- O caderno iluminet do examinador deve ter um software específico que gere uma rede no ambiente da sala de aula. Rede gerada via onda de rádio;

- Com uma antena simples acoplada no caderno iluminet do examinador ou professor, os demais cadernos iluminet que se encontram no ambiente (cadernos dos alunos) se conectam no caderno do examinador ou professor;

- Com isso uma rede é formada no ambiente, com todos os cadernos iluminet conectados e sendo vistos pelo caderno do professor ou examinador. Logo, o software que contém a prova é transmitido do caderno do professor ou examinador para os demais cadernos e a conexão fecha os demais software para que o aluno não consultem outros materiais, ou seja, neste momento somente o software da prova roda no caderno iluminet dos alunos com a prova.

- Logo após, uma vez concluída a prova, o aluno clica no botão "encerrar" e o gabarito com a correção da prova é passada ao aluno junto com a prova como documento comum. Isso se for prova de múltipla escolha. Se for prova escrita, o aluno recebe a correção posteriormente.

- Além disso, se for prova de outra instituição, os dados são transmitidos do caderno iluminet do professor para correção em outro servidor, onde a prova será corrigida. Após a correção, os dados são disponibilizados para os alunos via internet.

- Caso seja permitido a consulta a outros materiais, estes são disponibilizados para os alunos juntos com a prova.

- Dessa forma as provas são corrigidas automaticamente, sem intervenção humana. E logo após o término da prova.

- Assim o aluno faz a prova sem perigo de cola ou de consulta a materiais não autorizados.

-----------------