Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/06/2011

Residência móvel

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Esse empreendimento constitui a evolução das moradias comuns.

São idéia fundamentais para o mundo globalizado e para a movimentação de pessoas pelo mundo.

É mais do que um condomínio e não se equipara à locação. Será o formato típico de moradia na sociedade eletrônica, concretizando a idéia de viver sem fronteiras ou morar sem fronteiras. Isso porque a residência familiar deixará de ser imóvel e passará a ser móvel.

A função dessa empresa, portanto, é construir e administrar residências móveis.

Residência móvel é uma residência padronizada, ou seja, mobiliada e decorada, com todas as comodidades e alta tecnologia, onde o usuário precisa apenas possuir roupas, malas e objetos pessoais.

A pessoa adquire a residência, porém esta não é fixa, ou seja, após adquirir a residência a pessoa poderá morar em qualquer lugar, apto ou casa de mesmo padrão, onde a empresa possuir condomínios de residências móveis.

A empresa, portanto, deve ter uma rede de residências móveis espalhadas pelo mundo e em expansão, principalmente, nos locais turísticos, centros financeiros, bairros residenciais, etc. Contudo, é válido frisar o termo "padronizado" da residências móveis.

Dessa forma, uma família que adquiriu uma residência móvel pode programar o tempo que permanecerá em cada cidade, região ou país. O ponto fundamental é conciliar a moradia com o conhecimento de novas cidades, regiões e países. Ressaltando o aspecto de tolerância e diversidade cultural. Tudo isso aliado à segurança de morar em uma residência móvel adquirida, esteja essa residência onde estiver.

Inicialmente, o público-alvo dessas moradias são os empresários, os profissionais liberais, artistas, escritores, funcionários de empresas multinacionais com filiais em outros países, funcionário de empresas de alta tecnologia (comunicação, internet, etc), professores universitários, estudantes, missionários religiosos, etc.

Com a instalação da sociedade eletrônica, do governo eletrônico e disseminação do trabalho eletrônico a distância o público-alvo desse empreendimento é multiplicado. Com isso, os aptos e casas passam a ter home office instalados, ou seja, são padronizados para o exercício do trabalho a distância, seja para empresas, seja para o governo eletrônico.

Em outras palavras, cada apto ou casa terá instalado todos os sistemas necessários para o trabalho a distância. Caso sejam equipamentos específicos, cabe à empresa de trabalho a distância fazer um contrato com a empresa de residência móvel para que o sistema seja instalado nos condomínios.

Nesse contexto, surge um contrato fundamental que pode ser firmado entre as empresas de trabalho a distância, ou outra empresa, com a empresa de residência móvel: possibilidade das empresas e do governo eletrônico fornecerem bolsa-moradia para seus funcionários. Isso significa, para a empresa de residência móvel, estabelecer um mercado fixo de clientes.

As empresas de trabalho a distância ganham com a redução de custos, uma vez que seus funcionários encontram uma residência móvel preparada para o exercício do trabalho. Como as empresas oferecem bolsa-moradia (o que paga a manutenção da residência), parte do salário dos trabalhadores pode ser usada para pagar a aquisição da residência móvel.

Além disso, é válido assinalar que as empresas de trabalho a distância podem estar situadas em quaisquer países e, mesmo assim, contratarem trabalhadores de outras nações. O que multiplica os clientes da empresa de residência móvel, onde o sistema de trabalho a distância estará instalado.

No caso da residência móvel padrão-estudante, a empresa entrará no ramo de fornecimento de moradia estudantil. Entretanto, esse mesmo padrão pode ser adquirido por pessoas solteiras que queiram adquirir uma residência móvel de preço mais acessível.

No padrão-estudante a empresa constrói as residências móveis e os estudantes podem adquiri-la, podem alugá-la da empresa, ou então, podem receber uma bolsa moradia do governo.

Nesse último caso, o governo aluga (contrato entre a empresa de residência móvel e o governo ou universidade), por um determinado período, os aptos da residência móvel, padrão-estudante, para uso como bolsa-moradia para os estudantes de baixa renda, selecionados por critérios sócio-econômicos.

Considerando que as universidades públicas e privadas estão em expansão no Brasil e no mundo, a construção de residências móveis, padrão-estudante, é um grande filão de investimento. Além disso, com essas novas residências, os estudantes podem programar a realização do curso em várias universidades, no Brasil e no exterior, sem ter que se preocupar com os custos de moradia, uma vez que a empresa pode ter condomínios de residências móveis próximo das principais universidades.

Outro ponto importante, é que a pessoa que adquiriu uma residência móvel padrão-estudante, durante o curso na universidade ou após o curso, pode adquirir uma residência móvel padrão-familiar (aptos maiores) apenas trocando de apto ou casa e pagando o preço da diferença entre os padrões.

Em um mesmo condomínio de residências móveis pode haver vários padrões de residência (no padrão classe média: subpadrões familiar e estudantil), o que otimiza as construções e possibilita a venda rápida dos apto e casas construídas.

Inclusive, nesses condomínios de residências móveis pode haver outros serviços que facilitem a vida dos moradores, por exemplo, restaurantes, supermercados, área de lazer, etc.

Por exemplo, considerando que as empresas fornecem, para seus trabalhadores, ticket alimentação, vales para compra em supermercados, etc, assim como as universidades fornecem bolsa-alimentação, esses tickets podem ser usados nos restaurantes e mercados instalados nos condomínios de residências móveis.

É válido reforçar a idéia, citada anteriormente, que os apto e casas são preparados para o exercício de trabalho a distância, seja em empresas, seja no governo eletrônico. Portanto, os moradores ficam a maior parte do tempo nos condomínios.

Na parte de construção, as residências móveis devem ser construídas seguindo os critérios de autosuficiência e sustentabilidade. O que implicará, necessariamente, em redução de custos de construção e manutenção. Por exemplo, os condomínios de residências móveis geram a energia que consomem (usina de energia solar), sistema próprio de captação e reciclagem de água, produção de gás usando lixo orgânico e reciclagem do lixo inorgânico, etc. Isso significa redução de custos de construção e manutenção dos condomínios de residências móveis.

Como será instalado nos condomínios de residência móvel o sistema de trabalho a distância, o que permite aos moradores trabalharem de suas residências, a aquisição dessas residências será facilitada, pois as empresas de trabalho a distância fornecem bolsa-moradia para seus trabalhadores, o que paga os custos de manutenção dos condomínios. Dessa forma, os trabalhadores podem usar parte dos seus salários para pagar a aquisição das residências móveis.

Isso se aplica tanto aos funcionários de empresas de trabalho a distância, funcionários de empresas multinacionais com filiais em diversos locais, professores universitários, quanto aos servidores públicos que trabalham no governo eletrônico.

Além disso, a empresa de residência móvel fazendo contrato com as empresas de trabalho eletrônico, para pagamento direto das bolsas-moradias que estas últimas fornecem para seus funcionários, elimina-se os casos de inadimplência. É válido considerar ainda que o fato do trabalho a distância ser realizado via sistema, direto da moradia do trabalhador e considerando que haverá um grande número de empresas nesse setor em um futuro próximo, a demissão do trabalhador não afetará a empresa de residências móveis, uma vez que o trabalhador demitido de uma empresa poderá trabalhar para outra empresa, sem nenhuma espécie de transtorno em sua moradia, assim como pode trabalhar para mais de uma empresa, de cidades e países diferentes, ao mesmo tempo.

No caso da moradia padrão-estudante, devem ser firmados contratos entre a empresa de residência móvel e o governo. Dessa forma a empresa receberá o valor devido diretamente do governo e não de cada um dos moradores individualmente.

Portanto, outra facilidade dessa empresa é o estabelecimento de conexões que permitam aos seus moradores terem moradia de qualidade, aliada a emprego/estágio estável.

Além disso, há a possibilidade das pessoas que possuem imóveis comuns trocarem esses bens por residências móveis, certamente, após avaliação prévia do valor do bem. A vantagem para a pessoa é que, na residência móvel, elas adquirem um direito de moradia em uma residência padronizada. Esse direito é a residência. E essa residência não é fixa. Ela é móvel. Dessa forma, a pessoa pode mudar de uma residência para outra, de uma cidade para outra, de um país para outro, sem perder a moradia que adquiriu, sem ter que vender nada, ou seja, em outro local há um apto ou casa exatamente igual ao que ela adquiriu e que poderá ocupar, uma vez que adquiriu tal direito.

Portanto, surge aqui um novo tipo de contrato. Contrato de propriedade de residência móvel. Não é uma propriedade comum, pois é móvel. Não é um contrato de aluguel, pois a pessoa é proprietária. Não é condomínios comum, pois a residência é móvel. De uma cidade para outra, de um Estado para outro e de um país para outro.

É válido assinalar ainda que a maior parte das pessoas passam a vida inteira morando no mesmo local, cidade ou região porque as residências são imóveis, ou seja, a mudança da pessoa para outro lugar implica em venda do que possui e reaquisição de outro imóvel, etc. Com a implantação dessa empresa e desse projeto, as pessoas que adquiriram uma residência móvel poderão mudar sem nenhum ônus para qualquer outro condomínio de residências móveis da empresa. Se a pessoa não se acostumou em outro local, poderá voltar para o lugar anterior, sem ter que se preocupar com custos, etc. Essa é a versatilidade dessa idéia.

Além disso, as famílias poderão, após adquirirem uma residência móvel, mudar-se para regiões, cidades e países onde existem as melhores oportunidades de emprego. Isso para aqueles que não trabalham no setor de serviço a distância.

Inclusive, as famílias podem se reunir em um período, todos moram no mesmo condomínio, ou se separarem em outro período, cada pessoa mora em um condomínio diferente, uma cidade diferente, um país diferente, etc.