Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/06/2011

Colônia Penal Itinerante: Mão-de-obra onde o país precisa

Autor: Leonildo Correa - Instituto Iluminet Br@sil

Essa idéia consiste em ter colônias penais itinerantes, capazes de viajar de uma região para outra, realizando obras públicas que o país precisa.

Presos qualificados, por exemplo pedreiros, serventes, etc, que constroem escolas, hospitais, postos de saúde, etc, nos locais onde onde a mão-de-obra não são obtidas tão facilmente.

O custo de licitações e obras inacabadas desaparece utilizando essa idéia e a mão-de-obra de criminosos que cumprem pena.

Vão cumprir a pena trabalhando, ao invés de cumpri-la na ociosidade.

Para isso é preciso ter um órgão específico que organiza as obras e identifica as colônias penais capazes de realizá-la.

A Além disso é preciso montar uma estrutura para movimentar os presos de um lado para o outro.

Certamente estou falando dos presos menos perigosos e não daqueles considerados de alta perigulosidade.

Os presos considerados perigosos cumprem a pena realizando trabalho a distância (Presídios com sistema de trabalho a distância ).

O ponto central é acabar definitivamente com a ociosidade nos presídios.

É usar essa mão-de-obra em benefício da coletividade, seja construindo, seja reformando escolas e hospitais, etc.