Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

26/07/2013

Onde estou neste momento: Capurganá - Colombia divisa com Panamá

Estou hospedado na casa do Miguel Correia - artesão de madeira que mora em Capurganá. E aqui há um outro brasileiro chamado Elias que também é artesão.

O Miguel produz mascaras de madeira e peças que se usam na Cozinha. O Elias produz móveis rústicos.

Eles produzem peças em madeira: colheres, garfos e móveis rústicos de grande valor artísticos. Porém, nem eles sabem disso, uma vez que produzem as peças sem ter noção de estética e arte.

As peças que produzem, por exemplo sofás rústicos, etc, nos grandes centros urbanos teria um grande valor artísticos. Porém, aqui não vale muito, uma vez que o povo simples estão mais preocupados com a sobrevivência do que com a estética.

Além disso, o Mar do Caribe, visto daqui, em dias ensolarados, tem uma grande beleza. As praias são poucas, uma vez que há muitas pedras e corais na beira do Mar. Porém, é um local interessante, pouco explorado pelos turistas por causa da má-fama que os colombianos espalham sobre o local: violência, narcotráfico, perigo, etc. Porém, quem está aqui não vê nada disso.

Outras características e aspectos sobre Capurganá escrevo quando estiver nos EUA.