Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

08/06/2013

Pouca efetividade da ONU na proteção dos Direitos Humanos

Fui até o ACNUR - Agência da ONU que protege refugiado - onde eu achava que poderia solicitar o status de refugiado, por causa da perseguição maligna e criminosa que fazem contra mim.

E fiquei estarrecido quando disseram que não poderiam me ajudar. Só concencedem o status de refugiados aqueles que querem ficar na Venezuela. E eu não vou ficar na Venezuela. Por isso, depois de ouvirem um relato completo dos fatos, disseram que não poderiam me ajudar.

A questão que eu faço é: que tipo de proteção de Direitos Humanos a ONU faz na prática.

As pessoas perseguidas, estejam onde estiver, se chegarem em uma agência da ONU e solicitarem o status d refugiado, não importa o país em que estejam e não importa o país p/ onde estão indo, tem receber a proteção imediata.

O fato de não fazerem isso implica em inefetividade das proteções de Direitos Humanos, uma vez que as pessoas que estão fugindo de perseguições malignas, guerras, violência e criminalidades ficam a deriva.

Solicita refugio no primeiro país que encontram uma Agência da ONU e só são atendidos se ficarem em tal país. O que é uma estupidez.

E se vai a outro país, antes de entrar no país, sem status de refugiado, pode ser deportado de volta ao país onde estava sendo perseguido, atacado e prejudicado.

Foi isso que aconteceu aqui na Venezuela, no ACNUR, quan do fui até lá solicitar o status de refugiado da ONU e não me atenderam.

Portanto, esse sistemas de proteção a refugiados tem que ser refeito e reconstruído porque da forma como está não funciona. A proteção se restringe a uma minoria de pessoas que conseguem chegar em território estrangeiros e não serem deportados antes de solicitarem o status de refugiado da ONU.

A questão dos refugiados é uma questão muito importante porque são pessoas que estão desprotegidas e estão sendo perseguidas e buscam refugios em outro país.

É interessante considerar que algumas tribos árabes - Tuareg, etc, considera a HOSPITALIDADE um ato sagrado e aqueles que eles hospedam tem ampla proteção.

E há um mandamento que determina ajudar os estrangeiros e peregrinos porque um dia foste estrangeiro e peregrino.

O que estou observando em vários temas: socialismo do século  XXI, proteção dos Direitos Humanos da ONU, etc, é que há muito discurso vazio e pouca prática. O que eles falam não representa a realidade das coisas.

As pesquisas científicas, teses, livros, etc, tem que ter observações práticas. Devem até o locais onde dizem ter socialismo do século XXI e ver se tem isso lá. Aqui na Venezuela não tem. Podem construir se seguirem os nossos projetos. Caso conrário continuarem com um sistema indefenido.

Nesse caso do ACNUR tem que mudar o sistema e quem estão sendo perseguido e necessita do status de refugiado tem que atendido no primeiro país que consegue chegar e encontrar uma Agência da ONU. Chegou na Agência da ONU e solicitou o status de refugiado e comprovou as perseguições, etc, tem que receber de forma imediata.