Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

06/06/2013

De que forma se acaba com a exploração na mineração

Basta o governo proteger os trabalhadores estabelecendo uma porcentagem fixa de pagamento dos motores, sem que essa porcentagem seja em ouro, mas sim em moeda comum.

Ilustrando, se os trabalhadores se reunem e alugam motores pagariam quanto por isso ? É essa a forma correta de acabar com a exploração dos trabalhadores e o uso dos motores p/ furtar o ouro que os trabalhadores obtém.

Quem tem quer estabelecer o valor do aluguel é o governo e se outras pessoas tentarem cobrar um valor maior, os trabalhadores devem ter autoridades a quem poderão denunciar os excessos e que irão até o local e farão a correção, obrigando os donos dos motores que cobrarão em excesso a devolverem o valor que pertence aos trabalhadores.

Além disso, todos os garimpeiros devem ter registros de profissão, ou seja, um registro de que trabalham em min a, seja nacionais, sejam estrangeiros. Se estão trabalhando estão produzindo riquezas e gerando renda.

Os motores e bombas de água usados em garimpos são baratos e  não podem servir a elementos malignos que tentam explorar e escravizar os trabalhadores.

O que eu observei nas duas semanas em que trabalhei na mina de ouro e o que fizeram comigo, na questão de pagamentos, etc, mostra de forma certa e sem nenhuma dúvida que há trabalho escravo em muitas minas da Venezuela.

E trabalho escravo não pode ser tolerado em nenhuma parte do mundo.

Além disso, o confisco de minério, que os trabalhadores obtiveram trabalhando nas minas é ilícito. Aqueles que trabalham tem direito aos frutos que obtiveram. Os policiais não trabalharam em mina, portanto, não tem nenhum direito a furtar e roubar o minério dos trabalhadores.

O ato ilícito não está no trabalhador que passou dias e dias trabalhando pesado, no meio do barro e da lama até obter a recompensa. O ato ilícito é praticado pelos policiais que ficam na beira da estrada esperando os trabalhadores passarem p/ tentar furtar e roubar o que eles obtiveram.

Nesse caso o policial está fazendo a mesma função do ladrão ou bandido que furtar e roubar os cidadãos trabalhadores. Entretanto, a policia foi criada a fim de coibir o crime e não ser mais uma facção criminosa que atacam trabalhadores.