Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

20/06/2013

Abraão fala com o Verdadeiro Deus sobre a destruição de Sodoma (Gênesis 18)

O Verdadeiro Deus passa na tenda de Abraão, quando está indo até Sodoma confirmar a degradação e a degeneração que havia na Cidade que tinha sido dominada e controlada por malfeitores e pessoas iníquas.

Esse diálogo, de Abraão com o Verdadeiro registra a tentativa de Abraão em salvar a cidade e impedir que os justos fossem destruídos junto com os ímpios, em separar o joio do trigo. E a disposição do Verdadeiro Deus em ouvir os argumentos humanos antes de fazer justiça e fazer os malfeitores colherem o mal que plantaram.

---------------------

E o Verdadeiro Deus ainda estava parado diante de Abraão. E Abraão começou a falar com o Verdadeiro Deus:

"Arrasarás o justo junto com o iníquo ? Suponhamos que haja cinquenta homens justos no meio da cidade. Arrasá-los-ás e não perdoarás ao lugar por causa dos cinquenta justos que tem lá ?

É inconcebível que o Verdadeiro Deus, que fez os céus, a terra e todas as coisas atues desta maneira e entregar à morte o justo junto com o iníquo, de modo que ocorra com o justo a mesma coisa que acontece com o iníquo.

É inconcebível que o Verdadeiro Deus atue de forma injusta e não separe o joio do trigo. Não fará o Juiz de toda a terra o que é justo, honesto e correto, o que é direito ?

E o Verdadeiro Deus respondeu a Abraão: Se eu encontrar em Sodoma cinquenta homens justos no meio da cidade, hei de perdoar ao lugar inteiro por causa deles.

E Abraão insistiu no questionamento dizendo: Perdoe a minha insistência e teimosia, eis que me dispus a falar com o Verdadeiro Deus que fez os céus, a terra e todas as coisas, sendo eu pó e cinzas. Suponhamos que faltem cinco homens para completar os cinquentas justos. Arruinarás a cidade inteira por causa dos cincos que faltam ?

A isso o Verdadeiro Deus respondeu: Não a arruinarei se achar ali quarenta e cinco justos.

E Abraão continuou insistindo e disse: E se achar ali quarenta homens justos ? E o Verdadeiro Deus respondeu: Não destruirei a cidade por causa dos quarenta justos que há nela.

E Abraão continuo argumentando: Perdoe a minha insistência e não se acenda a ira do Verdadeiro Deus contra mim: Suponhamos que existam trinta homens justos na cidade ? E o Verdadeiro Deus respondeu a Abraão: Se tiver trinta homens justos ali, a cidade não será destruída.]

E Abraão continuo: Suponhamos que se achem vinte homens justos na cidade ? E o Verdadeiro Deus, com paciência e longanimidade respondeu: Não destruirei a Cidade se tiver  "vinte homens justos ali.

E por fim Abraão concluiu dizendo: Perdoe a minha última pergunta e não se acenda a ira do Verdadeiro Deus contra mim. Suponhamos que o Verdadeiro Deus que fez os céus, a terra e todas as coisas, encontre dez homens justos na Cidade, a Cidade será destruída ? E o Verdadeiro Deus respondeu: Se houver dez homens justos na Cidade, a Cidade não será destruída."

Então, acabando de falar com Abraão, o Verdadeiro Deus, que fez os céus, a terra e todas as coisas seguiu caminho e Abraão retornou ao seu lugar.

Não havia dez homens justos em Sodoma. E os moradores da Cidade cercaram e atacaram o Verdadeiro Deus e os anjos que estavam na Cidade. (Gênesis 19) Os justos que haviam  nforam retirados, a família de Ló, e a Cidade foi destruída.

-------------------