Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

13/05/2013

Problemas que observei na Venezuela e algumas solucoes

- Producao de alimentos - o pais nao e autosuficiente na producao de alimentos.

- Producao agricola e producao agropecuaria geram industrializacao e diminui o preco dos alimentos.

- Agricultura e artesanal e de subsistencia.

- Falta de planejamento das cidades e vias publicas. Construcoes em locais de risco e favelas que se espalham pelos morros. Fazer estudos urgentes sobre abalos sismicos e a possibilidade de ocorrer esse tipo de abalo nesta regiao. Deve-se verificar se a Venezuela esta localizada entre as placas do Caribe e a Placa Sul-americana (As fronteiras entre as placas formam faixas de instabilidade geológica, caracterizadas por intensa atividade sísmica e vulcânica. As placas flutuam sobre uma camada de rochas quentes e fluidas, a astenosfera. ).

- E importante assinalar que as construcoes na Venezuela nao possuem sistema de protecao contra abalos sismicos e a maior parte da casas e construidas em encostas de morros, por exemplo, em Caracas.

- Frota de onibus que circulam pela cidade sao antigos e poluentes. A mudanca de frota gera desenvolvimento, emprego e renda e pode-se utilizar uma frota movida a energia eletrica. Que nao gera nenhum tipo de poluicao.

- Servicos de limpeza publica e coleta de lixo deixam a desejar. A cidade alem de poluida e suja. Devem investir mais em limpeza publica. Isso tambem gera emprego e renda.

- Escola publica estao defasadas e deixam a desejar. Deve-se instalar um sistemas de escolas publicas de ensino integral e uso de tecnologias educacionais.

- Hospitais publicos em colapso. Pode-se utilizar o sistema de hospitais publicos abertos 24 horas e atendendo em todas as especialidades. Isso resolve o problema de atendimento e falta de medicos.

- Construcoes pre-fabricadas em moradias populares, escolas, hospitais e todos os tipos de predios publicos. Isso diminui o valor das construcoes e aumenta a velocidade de conclusao das obras.

- E podem pagar tudo isso com dinheiro do petroleo.