Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

04/05/2013

Autosuficiência na Produção de Alimentos é questão de segurança nacional


A produção de alimentos, em qualquer país, é questão de segurança nacional, uma vez que todo país deve ter autosuficiência na produção de alimentos e não deve depender de importações de produtos básicos, ou seja, nenhum país deve depender da produção de alimentos feitas em outras nações.

As importações de alimentos devem ser feitas e são saudáveis, porém, o país que importa, caso cesse as importações, tenha uma produção de alimentos que mantenha o país funcionando de forma normal, ou seja, o país precisa ter suficiência na produção de todos os alimentos.

Inclusive, a alimentação é um direito humano fundamental, ou seja, é um direito humano básico. Nenhum ser humano vive sem alimentos, nenhum ser humano vive sem alimentação. Por isso a alimentação é um direito humano fundamental.

As importações devem ser complementares ou importações de produtos que se produzem no país, porém, jamais o país pode parar de produzir alimentos e depender só e somente de importações.

Basta observar que os países ricos, países de primeiro mundo mantém uma agricultura subsidiada e pagam bilhões em subsidíos, porém, não param de produzir alimentos. Por que fazem isso ? Porque nenhum país pode depender só da importação de alimentos. Precisa ter uma produção que garanta a sobrevivência do país caso cesse todos os tipos de importações.

Isso é questão de segurança nacional. É questão de autosuficiência do país.

Além disso, é importante assinalar que a agricultura e a pecuária são bases de outras indústrias, ou seja, uma agricultura forte e uma pecuária forte fomenta uma série de outras indústrias alimentícias, gerando emprego e renda.

Portanto, a questão da produção de alimentos, a questão da produção agrícola e pecuária está no cerne, está na base do desenvolvimento econômico e social do país. Um país que tem uma agricultura e uma pecuária forte não passa por necessidades e tem abundância de alimentos e alimentos a preços baixo.

Isso se aplica com clareza a Venezuela que, de acordo com alguns, não tem autosuficiência na produção de alimentos, porém, tem terras planas e de excelente qualidade que podem produzir todos os tipos de produtos em escala industrial. O que falta apenas é organizar a agricultura e a pecuária por meio de cooperativas e gransdes propriedades que produzem em escala industrial.

Os brasileiros são grandes produtores de alimentos e sabem organizar a produção em escala industrial desde que exista segurança nos investimentos realizados e os contratos feitos com os grovernos e cooperativas,  na questão das propriedades das terras, não sejam instáveis ou exista o risco de se perder o trabalho realizado, etc.

Além disso, o Brasil tem excelentes institutos de pesquisas científicas que faz pesquisa na área agrícola e pecuária. No caso dos países do Mercosul, basta fazer um acordo de colaboração científica entre os países que técnicos especialiados podem ajudar na análise e correção do solo, rotas de exportação, etc.

Portanto, os acordos de livre comércio entre os países deve ser utilizados e devem ser eficazes, ou seja, não se pode o país deixar de produzir alimentos sob o argumento do livre-comércio. Todos os países devem ter autosuficiência na produção de alimentos. O que deve ser comercializado entre as nações é o excedente de produção, etc.

No caso da agricultura familiar, uma das melhores formas de organizar esse tipo de agricultura são as cooperativas. O governo distribui uma determinada quantidade de terras a todos as pessoas que queiram fazer produção agrícola. E essas pessoas se reúnem em uma cooperativa. E a cooperativa adquire máquinas e equipamentos, sementes, insumos agrícolas, etc, que são distribuídos a todos os membros da cooperativa.

Por exemplo, a cooperativa adquire tratores agrícolas que fazem a preparação das terras onde serão feitas as plantações. Os membros da cooperativas ou donos das propriedades quando precisarem das máquinas e equipamentos devem solicitar o uso da máuina e no dia determinado vão até a cooperativa e retiram a máquina agrícola que necessitam e fazem a preparação do solo. Assim que terminam a produção do solo devolvem a máquina na cooperativa.

Os membros das cooperativas não tem dinheiro suficiente p/ adquirir uma máquina agrícola caríssima, porém, a cooperativa pode reunir