Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

15/04/2013

Trens movidos a Energia Solar c/ sistema de captação

Trens movidos a Energia Solar é um sistema que será utilizado em um futuro próximo.

As máquinas que puxam os trens terão motores elétricos que não emitem som e não emitem nenhum tipo de poluição.

Os vagões dos trens terão um sistema de captação de energia solar, um sistema curvo de placas de captação instalados nos vagões. Os vagões, mesmo se deslocando, captam energia solar.

Além disso, baterias de alta capacidade e durabilidade podem ser instaladas embaixo dos vagões dos trens, armazenando a energia solar captada.

Outro ponto importante é que os motores elétricos podem ser instalados nos vagões dos trens e funcionar em conjunto com os motores que estão instalados nas locomotivas.

Inclusive, pode-se ter sistemas de captação de Energia Solar instalados ao longo das vias férreas e nas estações de trens. Assim os trens passam e captam a Energia armazenada nas baterias que estão nas estações, caso as captações dos vagões não sejam suficientes na movimentação dos trens.

Inclusive, nesta região amazônica, o meio de transporte mais adequado, além dos rios, são os trens, considerando que o terreno é plano e as vias podem ser construídas em linha reta com poucos gastos.

Portanto, além das Usinas de Energia Solar, trens movidos a Energia Solar, etc, são sistemas fundamentais nos Projetos Ilumineti que serão realizados próximos da linha do Equador.