Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

17/04/2013

Porto Velho: entreposto comercial igual Constantinopla

O grande desenvolvimento de Constantinopla, nos tempos antigos, foi o fato de ser um entreposto comercial entre o oriente e o ocidente, ou seja, as rotas comerciais passavam por Constantinopla.

E Porto Velho também é um entreposto comercial. Porém, poucos perceberam ou sabem disso.

E é esse entreposto comercial, aliado a produção agrícola e produção industrial que desenvolverá esse Estado de Rondônia.

Isso acontecerá da seguinte forma: as rotas de produtos agrícola que vão até o Caribe ou Países da América do Norte ou Europa passarão por aqui. Caminhões e trens carregados com grãos virão até aqui e a partir daqui serão embarcados em balsas e no Rio Amazonas em grandes navios cargueiros.

Estou falando de rotas de trens porque nesta região amazônica até a região sudeste, pelo fato de serem planícies ou terrenos planos, a construção de ferrovias é fácil e barata, sendo muito mais versátil do que o uso de rodovias.

Além disso, trens movidos a Energuia Solar serão uma das marcas do futuro. E energia solar é o que mais tem na região equatorial.

Portanto, os caminhões e trens virão carregados de cereais e outros produtos agrícolas e voltarão carregados de produtos eletrônicos. Produzidos aqui ou produzidos em Manaus.

Esse fato barateia ainda mais o valor do frete, uma vez que os caminhões e trens terão o que trazer e terão o que levar.

Além disso, o fato dos produtos serem desembarcados aqui, uma vez que terão que mudar de meio de transporte, facilita a instalação de indústrias de transformação, seja dos produtos agrícolas em produtos industrializados (óleo de soja, produtos derivados do milho, polpa de frutas, etc) e produção de eletroeletrônicos com matéria-prima vinda do exterior ou produzidas com minérios extraídos desta região, etc.

Há também a possibilidade de exportar e importar usando as rotas do pacíficos e os portos no Peru ou Chile, etc.