Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/10/2012

Promessa de campanha política tem que ser lei

Os candidatos que fazem promessas políticas, apresentam essas promessas por escrito, se forem eleitos, essas promessas tem que ser transformadas em lei, de forma automática, na posse do candidato. E tem que ser cumprida a risca.

A força popular que elege uma pessoa em um cargo público também pode transformar a promessa política que o candidato fez em lei. Inclusive, são essas promessas que permitem a eleição do candidato.

A mentira tem que ser banida do cenário político e o jogo político cortado e eliminado. Política não é jogo em lugar nenhum do mundo. Não cumprir promessas é usar a mentira na política.

Inclusive, no direito privado as promessas tem que ser cumpridas. O próprio direito romano já estabelecia isso. E por que as promessas políticas que elegem candidatos a cargos públicos não são cumpridas?

Mais do que isso. Se o candidato não cumpriu as promessas que fez tem que ficar com a ficha suja. Isso vai eliminar os trambiqueiros e golpistas que usam a coisa pública em benefício próprio. Isso se aplica em qualquer lugar do mundo. Inclusive, nas casas reais, seja Rei ou seja Chá.

A transformação da política em jogo é um desrespeito aos interesses públicos. É tratar a coisa pública com leviandade. Ninguém gerencia os próprios interesses com jogo e por que gerenciariam e administrariam os interesses públicos com jogos de bruxos, loteando a administração pública e os cargos públicos.

É por isso que a coisa pública em território brasileiro é muito mal administrada e conduzida.