Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

09/11/2011

No Alcorão

Eu falei no texto abaixo sobre a convergência de religiões. Muitos torceram o nariz. Por isso, estou citando um exemplo expresso. O Alcorão, Livro do Islamismo, convergem em muitos pontos com o Cristianismo e com o Judaísmo. Inclusive, o próprio Alcorão diz isso. Não tem nada de guerra religiosa, de radicalismo, etc. As coisas malignas emanam de Livros Sagrados quando o Espírito que está na pessoa é de engano, não de iluminação.

Cada religião tem um caminho próprio, porém, em um nível alto visam transformar o homem na mesma coisa, usando a mesma matéria-prima e levando-o p/ o mesmo lugar. Isso é fácil de compreender e ver.

Vejam o exemplo abaixo:

Fonte digital do Alcorão: Centro Cultural Beneficente Árabe Islâmico de Foz do Iguaçu


Não há lei religiosa ou um problema, no que diz respeito ao mundo e à vida dos homens, que não tenha nele uma solução; ele é um auxílio ao inesgotável, guia, explicação e orientação para todos, quer seja em partes ou no todo: "Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro Lúcido."(5ª Surata, versículo 15).

Sim, este fabuloso Alcorão é a luz orientadora para a humanidade. Ele arrancou-a das trevas e transportou-a para luz, para a verdade e para a verdadeira senda. Foi o ponto de transformação na sua longa história, tirando-a da vida atroz de corrupção e levando-a para a vida de liberdade, de religião e de orientação, e instituiu, no mundo todo, o direito e a compreensão, elevando a humanidade do mais baixo degrau os píncaros da perfeição, de maneira sobranceira.

--------------

2 Surata - 257 Deus é o Protetor dos fiéis; é Quem os retira das trevas e os transportam para a luz; ao contrário, os incrédulos, cujos protetores são os sedutores, para que os arrastam da luz, levando-os para as trevas, serão condenados ao inferno onde permanecerão eternamente.

5 Surata - 16 Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta.


5 Surata - 44 Revelamos a Tora, que encerra Orientação e Luz, com a qual os profetas, submetidos a Deus, julgam os judeus, bem como os rabinos(375) e os doutos, aos quais estavam recomendadas a observância e a custódia do Livro de Deus. Não temais, pois, os homens, e temei a Mim, e não negocieis as Minhas leis a vil preço(376).

5 Surata - 46 E depois deles (profetas), enviamos Jesus, filho de Maria, corroborando a Tora que o precedeu; e lhe concedemos o Evangelho, que encerra orientação e luz, corroborante do que foi revelado na Tora e exortação para os tementes.

5 Surata - 47 Que os adeptos do Evangelho julguem segundo o que Deus nele revelou, porque aqueles que não julgarem conforme o que Deus revelou serão depravados.
--------------------------
Sobre a guerra santa

No Velho Testamento - As lutas são físicas, as guerras ocorrem no mundo material. Ex.: são as guerras p/ a conquista da Terra Prometida e para a manutenção de tal Terra.

No Novo Testamento ocorre um deslocamento das guerras do mundo material p/ o mundo espiritual.

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais." (Efésios 6:12).

Inclusive, o islamismo radical que prega a guerra santa continua preso no milênio passado ou muito anterior a isso. Não conseguiram deslocar o termo "guerra santa" para o mundo espiritual.

Continuam interpretando e aplicando um termo espiritual no mundo material, ou seja, acham que guerra santa é guerra física de um contra o outro, de uma pessoa contra a outra, uma nação contra a outra, uma religião contra a outra.

Eles tem que interpretar guerra santa como guerra contra o mal. O mal que entra na cabeça deles e os transforma em radicais violentos que escravizam e massacram o próprio povo, transforma-os em homens-bomba e agentes malignos contra inocentes. Guerra santa, o termo é espiritual, não é material. Isso é muito importante..