Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

02/11/2011

Ciência e religião - freios e contrapesos

Eu escrevi em um dos posts abaixo sobre os freios e contrapesos. Falava do equilíbrio entre direita e esquerda ("É no equilíbrio que está a estabilidade político-social, sistema de freios e contrapesos (checks and balances) que está a evolução.")

Só que isso não se aplica só na relação entre direita e esquerda, mas também na relação entre ciência e religião.

Sabemos nos períodos nos quais a religião dominou sozinha, o sofrimento humano que causaram foi muito grande, inclusive, há um período na história chamado de idade das trevas nos quais a religião dominava tudo. A liberdade veio com a ciência (iluminismo, etc).

Nos países onde a ciência dominou sozinha, nos países totalitários e que dominavam usando o ateísmo, outro grande sofrimento humano também foi ocasionado. A liberdade veio com a religião e a pregação da liberdade dos regimes democráticos, direitos humanos (construção de cristãos, judeus e gregos - Texto aqui).

Enfim, são dois sistemas no qual cada um deles funciona como freio e contrapeso do outro. Quando um avança demais o outro segura. Por isso, o erro do iluminismo antigo foi ter iluminado apenas a razão. Se tivesse iluminado a consciência inteira a evolução humana teria sido muito mais exponencial e acentuada.

Einstein sabia disso e dizia: A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega. Porém, já estabelecia relação direta entre ambos.

Enfim, como já escrevi:A razão sem a consciência perde a iluminação. A fé sem a consciência vira fanatismo. A razão não se contrapõe a fé. Elas se complementam. São dois mundos coexistindo dentro do Ser Humano. Algumas coisas a razão explica. Outras, somente a fé. O Homem precisa de Deus, mesmo não acreditando nele. Razão e fé. Freios e contrapesos.