Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

26/10/2011

O que está faltando nas Igrejas

A Bíblia diz que: "É chegado o Reino dos Céus: curai os enfermos, limpai os leprosos, expulsai os demônios e ressuscitai os mortos". Isso foi dito na época de Jesus, a milhares de anos atrás e, ainda hoje, não vemos muitas curas de enfermos nas igrejas, não vemos muitos leprosos limpos, os demônios estão passando desapercebidos, alguns nem notados, e mortos ressuscitados então, nem se fala.

O que está faltando nas religiões ? E sobre isso que temos que falar e pensar.

A primeira observação é que falta poder. Falta poder porque faltam palavras com poder. A Palavra de Deus tem poder, mas nem tudo que se fala nas Igrejas é Palavra de Deus. Está sobrando palavra de homem e faltando Palavra de Deus.

Curar enfermos, limpar leprosos, expulsar demônios e ressuscitar os mortos é feito por meio da Palavra de Deus. Palavra de homem não faz isso, não tem poder. E se falta a verdadeira Palavra de Deus falta autoridade p/ que os milagres.

Essas ações não são palavras vazias, mas sim palavras que produziram ações. Como dizia o Padre Vieira (1608-1697): Palavras sem obras são tiro sem bala: atroam mas não ferem. A funda de Davi derrubou o gigante, mas não o derrubou com o estalo mas sim com a pedrada".

Diz a Bíblia que a fé do tamanho de um grão de mostarda permite ao homem transportar um monte de um lado p/ o outro. Pelo visto a fé das pessoas está muito menor do que isso, pois não se vê pessoas transportando montes de um lado p/ o outros.

Deus fala na boca de homens ungidos e santificados ou escolhidos, não fala na boca de qualquer um, não usa qualquer um. Inclusive, se vê muito isso nas Igrejas ou nas pregações. Você percebe quando é Deus que está falando e quando é o homem que está falando. No mesmo discurso, numa mesma sequência de frases, é possível perceber isso. Mais do que isso, às vezes é possível perceber outros espíritos tentando enganar o pregador durante a pregação da Palavra de Deus - incoerências, interpretações dúbias, etc.

Quando o verdadeiro Deus fala até os mortos se levantam, ressuscitam. Não foi o que aconteceu no vale dos ossos secos descritos no Livro de Ezequiel 37. Vale de ossos secos é um cemitério. Deus manda o Profeta ir até lá e profetizar. O Profeta vai e começa a falar o que Deus está mandando e os ossos secos vão se levantando, montando esqueletos, a carne vai voltando, viram corpos e o espírito de vida voltam aos corpos. Ressuscitaram.

Portanto, a ressurreição de mortos está ligada de forma direta a Palavra de Deus na boca do Profeta de Deus.

Outro exemplo, está no Livro de Êxodo 4:6-7. Deus manda Moisés colocar a mão dentro da roupa, ele coloca a mão e ela sai cheia de lepra. Deus manda Moisés colocar a mão de volta dentro da roupa. Ele coloca e a mão sai curada. Mais uma vez foram ordens dadas pela Palavra de Deus.

Inclusive, Moisés quando encontra Deus no Horebe, discute com Deus dizendo que não era homem de oratória, era de boca pesada e lígua difícil. Mas Deus diz a Moisés que estaria junto a boca dele e lhe ensinaria o que teria de dizer, dessa forma, toda a saída do Povo de Deus do Egito e toda caminhada pelo deserto é comandada por Deus que fala na boca de Moisés (Êxodo 4:12).

Por isso aconteceram tantos milagres durante a saída e a caminhada do Povo pelo deserto até o local que Deus tinha preparado p/ eles.