Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

30/10/2011

O golpe dos cursos de informática

Tem muitas escolas por aí que dão o golpe do curso de informática. Dizem p/ os aluno e em suas propagandas que fazendo os cursos que ministram o aluno já sai empregado. Chega lá, o aluno aprende a digitar no word. mexer no powerpoint, no excel, algumas coisinhas no acess e emprego "neca de pitibiriba" (acho que assim que escreve).

Esses cursos são requisitos de outras profissões, secretária por exemplo, porém, não garantem emprego p/ ninguém. Logo, empresas que tem esse discurso e fazem tais propagandas estão dando golpe na praça, pois eles sabem a verdade.

O que garante emprego p/ os alunos de um cursos de informática sério ? Que tipo de curso de informática são importantes e fazem com que os alunos se desenvolvam, se não saem empregado da escola, podem montar o próprio negócio ?

Resposta: cursos de programação de computers e construção de software; cursos de construção de sistemas eletrônicos; os cursos de certificações da microsoft e outras grandes empresas de software; cursos de produção e edição de videos p/ internet; cursos de administração de portais e sistemas eletrônicos via internet (bancos, comércios, trabalho a distância), etc.

Se é p/ fazer cursos que deêm ao aluno um emprego, o caminho é esse. O resto é golpe.

Portanto, parem de enganar a população de baixa renda, dizendo que vão fazer curso de informática e fazem esses lixos que não servem p/ nada. Se é p/ cursos de informática nas periferias façam algo que preste e sirva, de verdade, p/ mudar a vida das pessoas.

Nas certificações da microsoft, por exemplo, os estudantes podem ter as seguintes certificações por nome de credencial: MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist - Especialista em Tecnologia Certificado pela Microsoft), MCITP (Microsoft Certified IT Professional - Profissional de TI Certificado pela Microsoft) ou Certificação Microsoft Business (Certificação de Negócios da Microsoft).(Site aqui: aqui).

Isso sim, serve p/ mudar as vida das pessoas.