Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

31/10/2011

A invenção de crimes e criminosos

A invenção de crimes e criminosos tem sido muito comum na internet e em outras áreas relacionadas com tecnologia. Querem regular novas condutas e ações com os velhos métodos de punição da antiguidade. Tentativas de limitar a liberdade, controlar novos comportamentos e impedir que as novas invenções alcancem a sua plenitude em liberdade as consciências dos velhos métodos de dominação e controle.

Inventam crimes e criminosos. Tentam punir condutas que fora da internet são comuns e corriqueiras. Por exemplo, se eu tenho um livro e empresto-o p/ os meus amigos, não pratiquei nenhuma espécie de crime, inclusive, existem as bibliotecas públicas que fazem isso.

E se eu coloco tal livro na minha área na internet, p/ que meus amigos acessem e leiam, dizem que pratiquei um delito ou coisa parecida. Isso é uma aberração jurídica. E se tal livro é usado p/ fins acadêmicos e de ensino, a coisa piora ainda mais.

A voracidade mercadológica das editora cairá com a instalação da sociedade eletrônica e os autores produzirão seus próprios livros e ganahrão muito mais do que ganham hoje. Hoje, a maior parte do dinheior obtido pela venda de um livro é embolsado pela editora. Os autores ganham muito pouco, uma pequena parcela dos livros vendidos.

É é a voracidade mercadológica das editora que bate de frente com a evolução social. Querem inventar crimes e criminosos quando, na verdade, os criminosos são eles que querem se apropriar do conhecimento e dos saberes públicos produzidos pela humanidade ao longo de sua história.

O rídiculo disso é que surgem os copy-right, depois vieram os copu-left, agora só falta o copy-center p/ o trio estar completo.