Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

03/09/2011

Sistema digital p/ coleta de assinaturas

É preciso instalar um sistema digital p/ a coleta de assinaturas, via internet, nos projetos de Lei de iniciativa popular.

Esse sistema digital tem que ser instalado no Congresso Nacional. E deve ser um sistema protegido contra invasões e modificações, inclusive por parte dos parlamentares ou de outros servidores do legislativo. Assim como deve ser um sistema anti-fraude, incluindo a coleta das assinaturas via internet.

Fazer listas de papel e ficar coletando assinatura nas ruas, escolas, etc, é coisa do milênio passado. Agora deve ser utilizados os sistemas eletrônicos. Assim como o voto é eletrônico, a coletas dessas assinaturas também deve ser.

Usando a internet, em pouco tempo, milhões de assinaturas podem ser coletas e o projeto apresentado. E muito mais projetos poderão ser viabilizados.

Além disso, esse mesmo sistema, deve possibilitar o cadastramento dos projetos de Lei por quem tem interesse em fazê-lo. A pessoa cadastra o projeto e quem tem interesse em assiná-lo, acessa o sistema, lê o projeto e assina aqueles que acha importante p/ o país.

Entenderam a idéia ou é avançada demais ? Será que os dinossauros do Congresso vão deixar isso passar ou temem perder poder p/ a coletividade ?

A construção desse sistema digital p/ a coleta de assinaturas é simples e trivial. E essa idéia só não se aplica se houver muita estupidez política ou interesse autoritários na centralização de poder nas mãos de uma minoria.