Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

03/09/2011

Computadores na Administração Pública

Servidor público sabe usar computador e internet ? Essa é uma questão interesse, pois na administração pública, geralmente, usam uns sistemas que não tem nada de interessante. Programas que não tem designer, nem cores, nem aparência, elegância ou estética, mais parecendo o velho DOS em ação do que um Windows, no quesito de facilidade de uso. Parece mais linguagem de programação do que um programa comum para uso final.

Alguns bancos também usam esse tipo de programa com cara de DOS. São programas que só aparecem linhas e locais onde a pessoa tem que digitar as coisas. Uma espécie de formulário que tem que ser preenchido.

Usar esse tipo de programa, com cara de DOS, é coisa para programador. Para usuário comum isso é deprimente e contribue p/ a rejeição de sistemas computacionais na Administração Pública.

Os programas da Administração Pública tem que ser inteligentes e ter aparência, mais do que isso, tem que ser eficientes. Programa que trava toda a hora, lento, etc, contraria a Constituição, não cumpre o princípio da eficiência. Logo, não podem ser instalados.

Acho que é por isso que o Linux não vai para a frente. O modelo DOS é uma limitação para quem quer coisa inteligível e versátil.

Entre os programadores é outra história. Eles escrevem programas linha por linha, etc. Porém, para os usuário final quanto mais fácil e mais rápido melhor. Apertar botãozinho é muito mais fácil do que ter que digitar linhas de comando p/ fazer a coisa funcionar.