Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

13/09/2011

Educação para a paz

Dizem que os estudantes brasileiros vão de mal a pior. As escolas públicas estão cada vez mais próximas de zero. E o conhecimento dos estudantes mais defasados. O texto abaixo fala da educação para a paz. Foi extraído do livro "Sejam sábios, tornem-se profetas" de Georges Charpak e Roland Omnés - Editora BestSeller - Rio de Janeiro - 2007.

Certamente não concordo muito com o título do livro, pois Salomão tinha grande sabedoria, dada por Deus, e não era profeta. Já Amós era Profeta e provinha dentre pastores.

Porém, o texto abaixo deve ser analisado e o método que dizem ser eficiente, caso seja mesmo, considerado e aplicado nas escolas públicas. Além disso, se as escolas privadas tem um método de ensino tão eficiente por que esse método não é aplicado nas escolas públicas ?

A finalidade do texto é acadêmica. Portanto, a publicação não viola direitos autorais.













Também é importante considerar a obra da UNESCO: Educação: um tesouro a descobrir - em PDF