Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

10/03/2011

Precisamos de uma Revolução Humana

Aportamos ao século XXI, contudo, ainda vivemos ligados a comportamentos e hábitos do milênio passado. Evoluímos tecnologicamente em muitas áreas e fomos longe nas viagens planetárias, mas tudo o que encontramos foi o vazio. Há vazio no átomo, há vazio entre as estrelas, há vazio dentro do homem, principalmente ausência de humanidade.
O homem aprendeu muitas coisas, mas não aprendeu a ser humano. O homem promoveu muitas revoluções e inovações, mudou sistemas e formas de governar, construiu e destruiu impérios. Entretanto, ainda não conseguiu compreender e respeitar o próprio homem.
Criamos riquezas, criamos poder, criamos soluções, curas e salvações, mas não sabemos dividi-las. Assim, enquanto algumas sociedades se aportam ao século XXI, outras continuam na idade dos antiga. Enquanto alguns falam em Direitos Humanos, outros ainda lutam por direitos de animais, por exemplo de ter uma refeição por dia.
Mas quem revoluciona, revoluciona alguma coisa. Vamos revolucionar o quê ? Poderíamos revolucionar a economia, distribuindo todas as riquezas em partes iguais. Mas já tentaram isto e não deu certo. Poderíamos revolucionar a política da classe dominante colocando dominados no governo, mas estaríamos criando uma nova classe dominante, ou seja, apenas mudando o referencial da opressão. Além disso, as revoluções que afetam instituições são passageiras, pois as pessoas são as mesmas, os comportamentos são os mesmos e as coisas antigas sempre podem ser reconstruídas.
Logo, precisamos de uma revolução que não mude apenas as instituições e as formas, mas sim que mude as pessoas, seus comportamentos e suas posições diante do mundo. Precisamos de uma revolução que preencha a ausência de humanidade e torne o homem um ser humano. Uma revolução que faça o homem entender o homem, sua própria espécie, suas necessidades, suas falhas e sua essência. Precisamos de uma revolução que transforme o homem em homem e não em coisa.
As instituições podem ser mudadas a qualquer tempo. Constituições são apenas papéis. Democracia é apenas um meio de ação. Nazismo, Comunismo, Fascismo, Totalitarismo são apenas, e tão somente, sistemas e regimes sem vida e sem vontade. São os homens que dão vidas às coisas. Homens maus transformam coisas sem vida em instrumentos do mal. Homens bons transformam coisas sem vida em avanços para a humanidade.
Precisamos fazer uma revolução que reduza drasticamente a quantidade de homens maus e aumente exponencialmente a quantidade de homens bons no planeta. De nada adianta reformar e revolucionar as instituições se não reformamos e não revolucionamos os homens.
Precisamos construir uma revolução que abandone os dogmas e as fórmulas prontas. Cada pensador foi sábio em seu tempo, mas tem que ser entendido no contexto original. Pensadores do passado não explicam o presente e não servem para o futuro. Se acertam em um ponto, erram em dez. O mundo atual é cheio de variáveis e de elementos que fogem às teorias e às formulações dos pensadores antigos.
Assim, não precisamos de uma revolução que estabeleça a igualdade entre os homens, mas sim de uma revolução que reduza ao mínimos as desigualdades, pois o homem é um ser quem tem a sua individualidade e esta características tem que ser preservada. Cada um deve ser do jeito que quer ser.
Precisamos de uma revolução que dê plena liberdade ao homem. Não liberdade para agir contra a coletividade e contra seus semelhantes, mas liberdade para ser, seja lá o que for, e agir como quiser, tendo consciência e respondendo por seus atos e ações.
Enfim, necessitamos de uma NOVA REVOLUÇÃO. Uma REVOLUÇÃO QUE MUDE O HOMEM EM SI, SUA NATUREZA DESTRUIDORA E EGOÍSTA E SEU COMPORTAMENTO NOCIVO contra a própria espécie. Precisamos de UMA REVOLUÇÃO HUMANA.
Certamente, não precisamos de uma REVOLUÇÃO HUMANA que uniformize os homens, padronize comportamentos, hábitos e idéias ou construa indivíduos semelhantes e sem iniciativa. Por isso a REVOLUÇÃO HUMANA deve ter como fundamento e eixo diretor o CONHECIMENTO, a INFORMAÇÃO, a LIBERDADE e a DIVERSIDADE.
O CONHECIMENTO é a chave que permite acessar e modificar o código-fonte homem. A EDUCAÇÃO é o instrumento que carrega e transmite o conhecimento. A INFORMAÇÃO é o elemento bruto que, uma vez refinado, testado e comprovado, possibilita a construção do conhecimento e a ação humana eficaz. Eu diria que o conhecimento é um conjunto de informações que foram comprovadas e aceitas como verdades relativas. Assim, pode-se dizer que o conhecimento é formado por verdades relativas que perduram no tempo.
A primeira conseqüência que deriva desta idéia é a mutabilidade do conhecimento, assim, o que foi conhecimento no século XIX, pode não sê-lo no século XXI. E o que é conhecimento hoje, pode não sê-lo no século XXX. Isto porque cada geração tem o poder de construir e de destruir as verdades relativas, com base em novas informações. Assim, cada geração tem o poder de formar e reformar o CONHECIMENTO elaborado pela espécie HUMANA. Subindo sempre de nível, em direção à verdade absoluta.
Neste contexto, o CONHECIMENTO e a INFORMAÇÃO devem ser a base da REVOLUÇÃO HUMANA. O conhecimento porque possibilita ao homem ter uma noção exata de si e das coisas ao seu redor, permitindo fazer um juízo de valor sobre seus atos e suas ações.
Homens que têm conhecimento e que têm informação não entram em canoa furada e nem lutam em guerra que não lhes pertence, assim como não auxiliam na construção de sistema nocivos à espécie humana. Se alguns, apesar de possuírem conhecimento e informação, fazem isto, a maioria não faz. Por isso os regimes totalitários controlam e manipulam o conhecimento e a informação, disseminando mentiras que levam a coletividade a defendê-los e sustentá-los.
A informação possibilita ao homem confrontar o conhecimento (informação comprovada e verdades relativas) com a realidade do momento. E do confronto entre a informação (de hoje e agora) e o conhecimento chega-se a uma síntese e ao melhor caminho a seguir.
A maioria das revoluções falharam porque buscavam e defendiam interesses de classes ou de grupos específicos e restritos. Revoluções que, por um período foram vencedoras, mudaram coisas, sistemas e governos. Contudo, não mudaram os homens. Poucas, talvez nenhuma, teve a coletividade, a maioria dos cidadãos, como objetivo precípuo. E a maioria utilizou a coletividade, o povo, como instrumento, ou então, como massa de manobra e como combatentes de guerras.
Em outras palavras, as coletividades sempre serviram a revoluções e a revolucionários, sempre lutaram e morreram em guerras que não lhes pertenciam e defenderam interesses que não eram seus. Poucas revoluções serviram à humanidade.
Igualdade, liberdade e fraternidade para quem ? Para o povo ? Revolução comunista ou socialista, mas a maioria dos cidadãos sabia o que era comunismo e socialismo, ou queriam o comunismo e o socialismo ? Igualdade universal, mas nós queremos ser iguais ? Quais a implicações da igualdade universal para a espécie humana ?
Enfim, o CONHECIMENTO e a INFORMAÇÃO tornam o homem senhor de seu destino e de suas ações, dando-lhe elementos para pensar o futuro e escolher o melhor caminho a seguir.
-------------------
Novos paradigmas
Isto é fato: novos paradigmas exigem novas ações, novos costumes e comportamentos. um adulto tem que usar as roupas de adulto, praticar ações de adulto, costumes de adulto e comportamento de adulto. Um adulto não cabe mais nas roupas que usava quando era um bebê, não pratica mais tais ações ou mantém os mesmos costumes e comportamentos.
O paradigma mudou e exigiu uma série de mudanças adequadas aos novos tempos, adequadas à nova realidade.Entramos em um novo paradigma. A evolução biológica foi substituída pela evolução cultural. O fator genético saiu de campo. Foi substituído pela consciência. Evolução cultural é a evolução da consciência.
Os parâmetros de um mundo regido pela evolução biológica são completamente diferentes daqueles que existem, ou devem existir, em um mundo regido pela evolução cultural, regido pela evolução da consciência. As variáveis dominantes e essenciais são outras. O homem deixa de ser uma lagarta e se transforma em uma borboleta.
Uma lagarta vive de folhas e se arrasta pelo chão. Uma borboleta vive de néctar e voa pelos ares. O homem começa a deixar suas características animalescas para se transformar em um ser espiritual (auge da evolução da consciência).Inegavelmente, estamos apenas no início da evolução cultural.
Ainda estamos vivendo o período de transição, o final da era biológica e o início da Era da Consciência. Portanto, neste momento, estamos entre dois paradigmas. Além disso, sabemos muito pouco sobre os novos parâmetros, sobre as novas variáveis.Certamente, alguns elementos são mais do que óbvios. Se a consciência é a base do novo paradigma, tudo aquilo que envolve a consciência assumirá um papel fundamental no novo cenário. Entendendo a consciência como um sistema analítico de informações, saberes e conhecimentos, sem muito esforço intelectual, concluímos que a democratização e a socialização das informações, dos saberes e dos conhecimentos, é fundamental nesse novo mundo.
O desenvolvimento e a evolução da consciência depende desses elementos. Sem eles o homem não evolui, fica estagnado e corre o risco de regredir para a evolução biológica. Por isso, todas as pessoas devem ter acesso aos conhecimentos, saberes e informações construídos coletivamente e acumulados pela humanidade ao longo de sua história.
Assim como o oxigênio e a água são fundamentais para a vida, as informações, os saberes e conhecimentos são essenciais para a consciência, para a evolução cultural. Evoluímos aprendendo e aprendendo evoluímos.O mundo atual é resultado do conhecimento, dos saberes e da informação acumulados nos últimos séculos. A tecnologia é conhecimento, saberes e informação.
Enfim, estamos em uma grande MATRIX, estamos rodeados, envolvidos e imersos em um oceano de informação, saberes e conhecimentos. Certamente, uma grande parte disso constitui a salvação da humanidade... Porém, na outra parte está a destruição... Manejando esses elementos, estabelecendo o equilíbrio entre eles ou gerando instabilidades está a consciência.
O Poder das Idéias
"Há mais de cem anos, o poeta alemão Heine advertiu os franceses a não subestimarem o poder das idéias: os conceitos filosóficos alimentados na tranqüilidade do gabinete de um professor poderiam destruir uma civilização.
Citou ele a Crítica da Razão Pura, de Kant, como a espada com que fora decapitado o teísmo europeu, e descreveu as obras de Rousseau como a arma ensangüentada que, em mãos de Robespierre, destruíra o antigo regime." (Isaiah Berlin -- Quatro Ensaios sobre a Liberdade)
Heine fala do poder das idéias, da capacidade de destruição desse poder e também imortalidade daqueles que tem idéias iluminadas, contudo, eu prefiro apontar a capacidade de construção que existe no poder das idéias...
Inegavelmente, conceitos filosóficos alimentados por consciências iluminadas podem levantar novas civilizações...
Podem construir novas civilizações, resgatando a humanidade, o ser humano de descendência divina, que ainda existe no homem-moderno. Homem que foi escravizado pelo mercado e pelo capital, transformado em um ser egoísta, individualista, consumista e banal,verdadeira arma de destruição, como mostra a história do último século com suas inúmeras guerras e extermínios.
Homem que foi escravizado pela frieza e indiferença de sistemas humanos construídos para oprimir, explorar, excluir e gerar lucros, sendo indiferente aos seres humanos, à natureza, etc.
As instituições podem ser mudadas a qualquer tempo. Constituições são apenas papéis. Democracia é apenas um meio de ação. Nazismo, Comunismo, Fascismo, Totalitarismo são apenas, e tão somente, sistemas e regimes sem vida e sem vontade. São os homens que dão vidas às coisas. Homens maus transformam coisas sem vida em instrumentos do mal. Homens bons transformam coisas sem vida em avanços para a humanidade.
Precisamos fazer uma revolução que reduza drasticamente a quantidade de homens maus e aumente exponencialmente a quantidade de homens bons no planeta. De nada adianta reformar e revolucionar as instituições se não reformamos e não revolucionamos os homens.
Precisamos construir um mundo de luz, um mundo de consciências iluminadas, um mundo de verdade, justiça e paz.
O poder das idéias significa poder da consciência. Idéias emanam da consciência como a água jorra de uma fonte.
E uma consciência iluminada é capaz de produzir idéias com força suficiente para formar, para construir, uma nova civilização.
Uma consciência iluminada pode, não apenas produzir originariamente todas idéias necessárias para gerar uma nova civilização, como também pode reunir idéias de diversas consciências iluminadas, conectando-as, para que formem uma nova civilização...
Consciência e Liberdade não é um ponto fora da reta, mas sim um ponto em torno do qual a reta gira... A idéia é simples: construir uma civilização usando a consciência como fundamento, uma civilização, na visão do Prof. Milton Santos, que tenham uma única consciência, uma consciência universal...
Na visão de Kant: uma consciência cosmopolita... República, Democracia, Estado de Direito, Direitos Humanos... Liberdade, igualdade e fraternidade... Abraão, Jesus, Gandhi, Luther King... Conecto tudo isso com uma teoria: Consciência e Liberdade...
-------------------
A verdade liberta. Por que ? "A verdade vos libertará", diz a Palavra de Deus... Mas por que a verdade liberta ?
Liberta porque limpa a consciência... Tornam os pensamentos, centelha de Deus que há no homem, puros... Liberta das banalidades, das impurezas humanas, das vaidades, dos falsos julgamentos, da mentira, da idolatria... Logo, possuindo a verdade, a consciência humana se aproxima de Deus.
Se aproxima porque a Energia Consciente que há no homem entra em sintonia com o Criador... O espírito do homem se ilumina...
Informações, conhecimentos e saberes verdadeiros multiplicam a centelha de Deus que há no homem, libertando-o das banalidades, vaidades, irrelevâncias e insignificâncias humanas...
Essa consciência iluminada por Deus não é uma fonte de dominação, opressão e exclusão. Mas sim uma fonte de conhecimento, sabedoria, justiça e paz. Essa consciência iluminada evoluiu, pois alcançou a verdade, adquiriu conhecimentos, saberes e informações sobre as coisas, sobre o mundo, sobre o Universo e sobre Deus...
-------------------
Para fazer uma revolução
Tem que começar pela Educação... Queremos formar cidadãos justos, mas não ensinam o que é justo, justiça, na escola... Você aprende matemática, aprende português, História, Geografia, Inglês, etc... Mas não aprende a ser justo... Não aprende o que é lei, o que é Direito, como funcionam os órgãos que lidam com a justiça, etc...
É preciso ser justo para poder exercer integralmente a liberdade... Quanto menor é o número de justos em uma sociedade, maior é a dominação, a exclusão, as desigualdades... E está faltando homens justos no mundo... É preciso formá-los, construí-los... cada vez em maior número...A educação alimenta a consciência com conhecimentos, saberes e informação... Contudo, é preciso direcionar a educação para coisas relevantes...
Não basta entupir o indivíduo com conhecimentos, saberes e informação sobre tudo, e esquecer de ensinar o que é justo.Vivemos em mundo em que falta homens justos e falta justiça... Sobram corruptos, picaretas, espertalhões, individualistas, egoísta, etc...
Se fossem justos, não haveria tanta violência, tanta destruição, tanta discórdia, desavença e mortes... E vou além, a física estuda o efeito borboleta (propagação) em um sistema... Ilustrativamente, essa teoria diz que o bater de asas de uma borboleta no hemisfério sul, pode gerar um furacão no hemisfério norte...
Se o bater de asas de uma borboleta faz isso, imagine o estrago causado por ações iníquas reiteradas...
Por isso, a construção e disseminação de homens justos e ações justas, nas sociedades atuais, causa, sem dúvida nenhuma, uma grande revolução...Uma sociedade de paz, justiça e prosperidade só, e somente só, pode ser construída por homens justos dominando todas as esferas de decisão dessa sociedade...
Certamente, o termo homem deve ser entendido em sentido amplo: homens e mulheres justos...E eu não tenho vistos muitas pessoas justas no poder... Não tenho visto decisões justas sendo tomadas e aplicadas... Não tenho visto julgamentos justos sendo proferidos com frequência...
Uma coisa é ser justo, praticar a justiça...outra é ser hipócrita da justiça... Falar em justiça na teoria, tentar impôr justiça aos outros e viver praticando ações injustas... Exemplo: EUA... A hipocrisia norte-americana não tem limites... Obaminha, Obaminha ou o Nobel ou as guerras... E ele ficou com os dois...
Inclusive, eu sei, e não adianta contestar, muitos projetos e idéias não são implantados na prática, simplesmente porque funcionam, reduzem as desigualdades, as injustiças, a violência...
Há uma visão maligna que domina a maioria dos governantes fazendo-os agirem para que o mundo continue mergulhado no sofrimento e na destruição, mantendo, dessa forma, os homens andando em círculo no deserto, distanciando-os, cada vez mais, da "Terra Prometida"...
-------------------
Iluminação da consciência
Uma consciência iluminada é o caminho para a humanidade. Iluminando a consciência, com informações, saberes e conhecimentos, certamente verdadeiros, determinamos o melhor caminho a seguir. Bom senso deriva de uma consciência iluminada.O problema começa quando aquilo que vemos não é verdadeiro...
E a coisa complica muito mais se aquilo quando você começa a questionar se tudo aquilo que você aprendeu, e sempre baseou o seu julgamento, é verdadeiro. A verdade liberta, mas onde está a verdade ?
O meu maior temor é fazer um julgamento errado. É agir pensando que estou fazendo o bem e perceber que aquela ação, porque baseada em mentiras, simulações, falsidades, trará o mal sobre todos. Sem o domínio da verdade não é possível fazer um julgamento justo.
Certamente, é preciso dominar a verdade e ter compromisso com o justo , com a paz e com os direitos humanos. Sabemos que no mundo atual, a maioria dos governantes, conhecem a verdade, mas não possuem compromisso com o justo, com a paz e com os direitos humanos. Falam que possuem compromisso, mas ficam inertes quando devem agir. Por que ? Parecem estar dominados por uma força maior que os impede de agir.
A visão do Novo Céu e da Nova Terra é uma profecia antiga, por que essa profecia não se realiza ? Falta iluminação da consciência. Sem a verdade as consciências não se iluminam. E se impedem o acesso à verdade, impedem a iluminação da consciência e podem dominar, controlar, escravizar livremente.
Também podem fazer isso manipulando a verdade e fazendo sociedades inteiras acreditarem que estão sendo justos e corretos quando suas ações, na verdade, são opressivas e destruidoras.A sociedade brasileira tem valores importantes para ensinar para o mundo: tolerância racial e religiosa, ausência de guerras e uso da diplomacia. Com o Presidente Lula, um avanço considerável na área social.
Porém, muito mais tem que ser feito, principalmente, na redução das desigualdades sociais (uma fonte de discórdia e opressão social), na educação (povo instruído é povo que pode ser consciente - será consciente se a instrução for verdadeira). Também tem que combater a hipocrisia, a indiferença, o cinismo e a corrupção.Sou contra todo tipo de dominação, autoritarismo e opressão.
Não gosto daquilo que Israel faz com os Palestinos, é opressão. E também não gosto da ação dos terroristas palestinos contra Israel.
Israelense e Palestinos podem se integrar e construir uma sociedade de paz e justiça. Israel é um Povo, tem direito a ter um Estado, a reconstruir o Templo de Salomão e a viver em paz. Nenhum Povo tem o direito de dominar e escravizar outros Povos.Também considero impertinentes e nocivas os atos praticados pelo Irã. O Irã tem o direito de explorar a energia nuclear, porém, não para fazer armas nucleares.
Juntando a intenção do Irã em produzir armas nucleares com a rejeição a Israel temos os elementos necessários para um mundo de guerras e destruição.Considero que todas as armas de destruição em massa deveriam ser varridas do planeta. Armas de destruição em massa servem para estabelecer o domínio de uns, geralmente de uma minoria ou de quem não tem razão, sobre os outros.
Armas de destruição em massa não servem para fazer justiça, mas sim para causar destruição.Em um mundo de diversidades a tolerância é fundamental para a paz e a justiça. E a tolerância é alcançada pela iluminação da consciência, pelo domínio da verdade. Uma sociedade de homens iluminados, consciências iluminadas, é uma sociedade de paz, justiça e prosperidade.
------------------
Evolução
O homem escapou da evolução biológica. Agora ele é regido pela evolução cultural, evolução da consciência... Isso dá ao homem a possibilidade de ditar o ritmo de sua própria evolução, o controle quase completo sobre seu corpo material. Já os macacos, por exemplo, continuarão sujeitos à evolução biológica, à ação da natureza sobre eles. Isso significa que quaisquer mudanças genéticas entre eles poderá levar milhões de anos ou nunca acontecer...
Já o homem, em pouco tempo, pode promover várias evoluções na espécie, atuando geneticamente, atuando culturamente, etc...
Certamente, esse poder pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal... É um poder controlado, diretamente, pela consciência. Uma consciência iluminada vai direcionar esse poder para o bem... Uma consciência contaminada pelo mal, pela mentira, pela corrupção, pelo egoísmo vai usar esse poder para o mal, para dominar, para excluir e oprimir...
O trabalho de Noé
Às vezes fico pensando sobre Noé... Noé era um homem justo. Sua família era composta de pessoas justas. Por isso, recebeu a visita de Deus e foi protegido por Ele. Lembre-se que Deus habita na linhagem dos justos...
Contudo, Noé não ficou de braço cruzado. Não era um justo preguiçoso que esperava as coisas caírem do céu para ele. Em outras palavras, além de justo teve que trabalhar, e muito, para salvar a si e aos seus.Primeiro, teve que pregar/disseminar a Palavra de Deus, avisando os ímpios sobre a destruição que viria, caso não retrocedessem de suas ações iníquas... Não obteve sucesso em sua pregação. Pior, foi ridicularizado.
Segundo, teve que pôr a mão na obra, ou seja, teve que construir a Arca, madeira por madeira, peça por peça...Isso mostra, claramente, que o justo tem que trabalhar, e muito, não só para merecer a salvação, mas também para construí-la, segundo a Palavra de Deus, de acordo com as orientações de Deus.
Esperamos uma Nova Era, um Novo Céu e uma Nova Terra... Logo, temos que trabalhar para que essa Nova Arca seja construída...Eu estou fazendo o meu trabalho... E você, está fazendo o seu ???
São os homens que determinam a realidade
Parafraseando Henry Thoreau, pode-se dizer que: um mundo de homens conscientes é um mundo que tem consciência... Um mundo de pessoas iluminadas, é um mundo iluminado... Um mundo de pessoas abençoadas, é um mundo abençoado...
Hoje vivemos em um mundo de injustiças, corrupção, mentiras... Um mundo caótico, violento, individualista, egoísta. Logo, podemos determinar, com boa aproximação, as características que marcam a maioria das pessoas desse planeta.
Para mudar o mundo é preciso mudar as características principais da maioria dos homens que habitam este mundo. Torná-los conscientes, iluminados, abençoados...
------------------
Educação: um tesouro a descobrir
Esta obra é referência obrigatória para se desenhar quaisquer projetos de desenvolvimento humano. A educação é caminho obrigatório para a evolução da consciência. Logo, é fundamento da Nova Evolução humana...
Informação, saberes e conhecimentos movimentam a consciência. E informação, saberes e conhecimentos constituem a matéria-prima da educação...
Sem educação a consciência não se desenvolve e a liberdade não pode ser exercida. Jacques Delors não se resume a falar dos benefícios da educação, mas, acima de tudo, fala das barreiras que paralisam processos educacionais na periferia do sistema.Portanto, é uma obra que tem que ser estudada minuciosamente e constitui manual obrigatório para todos aqueles que tratam de interesses coletivos ou das futuras gerações...