Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

27/09/2010

GOVERNO ELETRÔNICO

As pessoas se acostumam com aquilo que encontram quando no mundo em que vivem. Com isso não buscam outros caminhos e passam a acreditar que mudanças não são possíveis. Agindo dessa forma bloqueiam a própria evolução e ficam estagnadas no atraso, na pobreza e na miséria.
Esse comportamento, característico da era passada, está sendo substituído por uma nova consciência, uma nova visão das coisas e do mundo. A finalidade principal é a substituição do Estado atual pelo Estado Eletrônico; a burocracia do papel e do carimbo deve ser substituída pelo Governo Eletrônico.

Nada é impossível para aquele que crê. Precisamos construir novas instituições, refazer a base política e governamental. E essa nova base tem que ser assentada numa nova consciência, em novas culturas (autosuficiência, sustentabilidade, respeito pelas diferenças) na liberdade e no humanismo. Assim como no uso intensivo de tecnologia.

O projeto, objeto deste trabalho, assim como as idéias e visões apontadas, buscam concretizar essa nova base, principalmente considerando que a política e o governo não atuam apenas para a geração atual, mas sim para todas as gerações que virão futuramente.

Por isso a questão da preservação ambiental é tão importante, assim como o uso consciente dos recursos que são escassos. Catástrofes ambientais, pobreza e miséria derivam do uso irracional ou egoísta de recursos essenciais para a vida humana.

O uso intensivo de tecnologia libera o homem dos velhos sistemas de opressão e corrupção, assim como dos vícios antigos da velha burocracia. Libera também do trabalho excessivo e repetitivo. Trabalho de minutos repetidos por décadas e décadas.

Servidores públicos ineficientes, incompetentes e corruptos devem ser substituídos por computadores e softwares inteligentes. Estamos entrando na Era do Estado Digital e do E-governo. A era da burocracia do carimbo está chegando ao fim. A redução do tamanho do Estado, redução de custos e uma maior eficiência (racionalização) administrativa podem ser obtidos sem privatizar. Basta o governo informatizar os serviços públicos de ponta a ponta e tudo aquilo que pode ser feito via internet e sem a interferência humana, deve ser implantado.
O sistema de governo eletrônico pode usar a internet ou ser um sistema paralelo.

Programas e sistemas que auxiliem ou prestem serviços públicos. Por exemplo, agendamento de consulta em hospitais públicos via internet e telefone, controle das escolas públicas (verbas, gastos, quantidade, freqüência e notas dos alunos, etc), emissão de certidões pela internet e muito mais. Existem milhares de serviços públicos que podem migrar e serem prestados via internet.

Uma série de outros serviços públicos podem ser prestados, solicitados, via internet ou através da instalação de terminais eletrônicos onde o cidadão pode requerer a realização do serviço.
Esse sistema se baseia, portanto, no uso intensivo de tecnologia. Uma vez terminado deve ser construído, testado e instalado.

O sistema de Governo Eletrônico pode reunir, simultaneamente, todas as vontades e interesses em um mesmo local, sem que haja movimentação física de autoridades ou cidadãos. Por exemplo, as reuniões por videoconferência, os atos administrativos eletrônicos, os processos virtuais enviados a milhares de km com um clique, etc.