Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

18/11/2009

A questão dos Palestinos:
A construção de um Estado Palestino dentro do Estado de Israel não é a melhor saída para acabar com o conflito que castiga a região. Isso porque a criação desse Estado estará dividindo e separando povos e não integrando-os. Com dois Estados, um dentro do outro, o maior vai continuar lutando para engolir o menor e o menor lutará para destruir o maior.

E, com dois Estados separados, o mundo continuará dividido, uns apoiam Israel contra os Palestinos, outros apoiam os Palestinos, contra Israel. Em outras palavras, a tensão e as guerras continuarão na região.

A melhor saída é integrar os Povos. Os Palestinos devem ser integrados ao Estado de Israel. Devem ter os mesmos direitos que possui o Povo Israelense, as mesmas prerrogativas, sem discriminação de nenhuma espécie.

O Povo Palestino, assim como outros povos, querem viver em paz, ter sua cultura, sua religião, suas idéias e ações respeitadas. O Povo quer ter liberdade, direito de escolha, segurança, saúde, educação, trabalho, garantias de propriedade e de livre-iniciativa etc. Proporcionando isso, pouco importa se estão em um Estado Palestino ou se estão em um Estado Israelense. Se o Povo vive em paz, justiça e liberdade, ou seja, se o Estado trabalha para garantir direitos e melhorar a vida dos cidadãos, é indiferente quem esteja governando ou quem seja o governante.

Certamente, levantar muros para separar os palestinos, segregar os palestinos, empurrá-los para a periferias, tirar suas terras e seus meios de vida, trancá-los nas periferias, não dar educação, saúde e nem emprego, etc, não é integração. Se essas forem as ações de Israel contra os Palestinos, é melhor que exista um Estado Palestino.

Integração é considerar todos iguais perante a lei, dando os mesmos direitos, os mesmos deveres e as mesmas liberdades, sem distinção de nenhuma espécie. Criou distinção, criou uma fonte de conflitos.

E aqui eu chamo a atenção dos governantes para prestarem muita atenção nas distinções e nas discriminações que promovem. As distinções e discriminações somente são toleradas quando corrigem desigualdades e injustiças. Chamo a atenção para a questão da imigração.

É fato notório que muitos países, devido às levas de imigrantes, possuem uma sociedade composta de vários povos. Isso está em toda a parte. O melhor caminho para governar essa sociedade heterogênea é construindo projetos de integração que minimizem as diferenças e trate todos igualmente.

Caso contrário, caso sigam o caminho das diferenças, de privilegiar uns em detrimentos dos outros, de fortalecer esse ou aquele grupo em detrimento dos demais, retornaremos ao período da história no qual cada povo queria ter sua terra, seu país e seu governo.

As sociedades heterogêneas devem trabalhar a integração, corrigindo as diferenças, as desigualdades, as exclusões. Devem combater as teorias racistas, os nacionalismos exacerbados e violentos, assim como as teorias que pregam divisão e separação. É preciso derrubar fronteiras, como na União Européia e não levantar mais barreiras, mais diferenças, gerando mais conflitos e guerras.

Sociedades heterogêneas somente sobrevivem se são tolerantes, se respeitam as diferenças, o livre-arbítrio, a consciência dos outros. Se há os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, os mesmos deveres, sem discriminação, sem distinções. Não só respeita, mas permite que se manifestem livremente. Assim, há harmonia e paz entre os Povos.

No Brasil, o governo criou um sistema de cotas para reduzir as diferenças entre brancos e negros. Inegavelmente, é um projeto importante, contudo, ao invés de brancos e negros, o projeto poderia ser corrigidos para: reduzir as diferenças entre ricos e pobres, ou seja, a meta tem que ser a redução das desigualdades econômicas, a eliminação das desigualdades sociais, das exclusões. Usar características biológicas pode desembocar em caminhos racistas. Tem branco rico, tem negro rico, tem índio rico. Tem branco pobre, tem negro pobre, tem índio pobre. Quem precisa de ajuda e de força são os pobres, sejam brancos, negros ou índios.


Portanto, na questão dos Palestinos, o melhor caminho é trabalhar a integração. Porém, essa integração deve ser construída pelos dois lados. Uma integração de iguais, não uma integração de submissão, onde um domina e outro serve.

Inclusive, a União Européia, os EUA e outros países com grande incidência de imigrantes, que possuem sociedades heterogênea, composta por diversos povos, devem seguir caminhos de integração.

A União Européia é um grande exemplo de integração de povos diferentes. É um exemplo que deve ser seguido por outras regiões do globo.