Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

18/11/2009

A questão do Apocalipse
Muitas pessoas ficam amedrontadas e horrorizadas quando falam-lhe sobre o apocalipse. Contudo, é preciso considerar que o ponto essencial do apocalipse centra-se em uma idéia simples: mudança de Era. O apocalipse significa isso: mudança de padrão, de paradigma, de pensamento, de comportamento. Um sistema vigente, considerado iníquo e ruim pela maioria, acaba e outro sistema, considerado melhor, tem início.

Aplicando essa idéia nas esferas sociais, percebemos que o apocalipse ocorre constante. Basta analisar a vida e o caminho de cada um dos sistemas. Olhando para o sistema feudal, por exemplo, vemos que teve um início e teve um apocalipse. Olhando para o sistema nazista, vemos que teve um início e teve um apocalipse. Olhando para o stalinismo, vemos que teve um início e teve um apocalipse. O mesmo se aplica à escravidão, ao imperialismo, etc.

Portanto, a idéia de apocalipse significa nada mais, nada menos quefim de um sistema, modificação de paradigma, modificação de padrão. Isso significa que o capitalismo atual, mais cedo ou mais tarde, vai encontrar o seu apocalipse. Inclusive, o próprio homem, como ser humano, tem seu nascimento e seu apocalipse.

Contudo, é preciso prestar atenção no seguinte fato: a interpretação de uma sociedade sobre os acontecimentos do apocalipse afeta e determina esses mesmos acontecimentos. Uma sociedade desleixada, desorganizada, sem ordem, sem justiça, sem preocupação com os semelhantes e com as futuras gerações, não tem preocupação com o seu apocalipse, logo tende a durar pouco, ou seja, encontra o seu apocalipse rapidamente.

Ilustrativamente, um indivíduo resolve viajar de carro, porém não cuida do seu veículo, não faz as revisões necessárias, não troca as peças corroídas, etc. Simplesmente quer dirigir e ver a paisagem. Certamente, a viagem desse indivíduo, esse sistema, vai durar pouco e a viagem pode terminar em uma tragédia violenta. Certamente, a viagem teria durado muito mais se o indivíduo tivesse cuidado do seu veículo, feito as manutenções necessárias, etc.

Certamente, não é só isso. Tem algo mais. Por exemplo, uma civilização ou sociedade destruída por uma série de catástrofes naturais.