Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

18/11/2009

Inovações Importantes
A questão ambiental não deve se restringir a meia dúzia de projetos sustentáveis que, em pouco tempo, são esquecidos e o velho hábito de poluição e destruição da natureza volta a reinar absoluto. È preciso promover uma completa mudança de hábito, mudança de paradigma, de visão.

A cultura da sustentabilidade e de projetos sustentáveis inteligentes deve ser disseminada.

No Brasil, por exemplo, tem muita coisa estúpida. É o caso da região amazônica onde o sol brilha o ano todo. Usando a lógica elementar simples, a melhor fonte de energia para aquela região é a solar. Contudo, hoje, a maior parte da energia elétrica das cidades da região amazônica é gerada por motor a diesel.

Além disso, considero fundamental a disseminação de projetos e a construção de edifícios e casas auto-sustentáveis. Casas e edifícios que geram a energia que consomem, por meio de painéis solares, assim como captação e tratamento da água da chuva para consumo próprio.

Essas construções diminuem drasticamente a necessidade dos governos investirem em grandes projetos de geração e captação de energia, assim como de tratamento de água. Inclusive, as residências que produzirem mais energia do que consomem, podem vender o excedente para o governo e para as indústrias.

Não só isso, o governo poderia construir essas residências e vendê-las para as pessoas que pagariam o preço vendendo a energia gerada em excedente para o governo.

Em um futuro próximo não haverá mais fontes de geração de energia. A saída é investir nesse caminho, ou seja, construção de residências autosuficiente que gerem energia para si mesmas e vendam o excedente para o governo e para as indústrias.