Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

26/10/2009

Alianças para 2010
O governo Lula precisa analisar muito bem as alianças que fechará para 2010. Dependendo a aliança, os corruptos podem tomar de vez o poder, fazendo do presidente em exercício apenas um fantoche, um boneco, de suas vontades e interesses... Um justo rodeado de iníquos rapidamente é assimilado pelo lado sombrio...

Corruptos não governam para a coletividade e nem respeitam a vontade popular. E o governo sabe muito bem disso, pois já foi, várias vezes, traído pelos "amigos corruptos" do legislativo... Esqueceram dos casos nos quais eles se juntaram à oposição para derrotar o governo ???

De um lado os corruptos tentam tomar o poder... Do outro, os neoliberais querem voltar... Nesse caso, uma terceira via parece mais interessante... Quem será a terceira via ???

Além disso, faço uma outra observação importante: os corruptos não respeitam ninguém. Nem a lei, nem a justiça e muito menos a pressão popular. Vejam o caso do Renan e do Sarney... Pisaram em todos e continuaram no poder... Já os neoliberais tucanos afinam quando o povo engrossa a voz... Vejam o caso da ocupação da Reitoria da USP... O Serra enrolou, mas recuou das idéias de surrupiar o dinheiro das Universidades diante do levante estudantil... Os estudantes e o sindicato dos trabalhadores engrossaram a voz e venceram !!!

Em outras palavras, na prática, entre dar o poder para uma corja de corruptos, é melhor dá-los aos neoliberais tucanos... Ao menos, nesse último caso, a pressão popular funciona quando se trata de defender os interesses da coletividade... Já no caso dos corruptos não há pressão popular que os tire do poder... A não ser, é claro, um levante armado. E, geralmente, levante armado contra governantes iníquos acaba em massacre, como temos visto, repetidamente, na África...

Portanto, o governo deve prestar muito atenção nas alianças que faz, pois dependendo da aliança pode:
1- perder a eleição, uma vez que os justos não vão apoiá-lo;
2- vencer a eleição, mas perder o poder, pois o vencedor será apenas um boneco nas mãos dos corruptos...