Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

05/07/2009

Filme: O advogado do diabo - The Devil Advocate
Esse filme é muito interessante... É a ficção desvendando uma realidade encoberta, pouco perceptível e analisada... Levanta o traseiro gordo da cadeira e vai alugar o filme, joselito !!! Keanu Reeves - Kevin; Al Pacino - John Milton/Diabo.

Contudo, cuidado, pois o discurso do Diabo, como sempre, é vazio, porém, sedutor... O lado sombrio não é mais forte, nem mais poderoso, mas muito mais sedutor... É preciso ter discernimento e entendimento para não cair na retórica da mentira... Porém, no caso desse filme, colocaram algumas verdades na boca do Diabo...

Falas do filme:
--------------
Diabo - Eddie Barzoon. Ajudei-o com dois divórcios,uma desintoxicação...e uma telefonista grávida. É mais um filho de Deus! A sua criatura mais especial! Eu avisei-o. Avisei-o sempre. Vi-o andar às voltas como um jogo ruim... como um boneco de corda. Como 100 quilos da mais interesseira ganância em ação. Os próximos mil anos estão à porta. Eddie Barzoon... Observa-o bem porque ele é a criança modelo do milénio que se proxima. Pessoas destas... Toda a gente sabe de onde vêm. A sociedade aguça o apetite humano... de tal modo que este quase divide átomos com o seu desejo. A sociedade cria egos do tamanho de catedrais... e liga por fibra óptica o mundo a cada impulso. Chega a barrar as mais enfadonhasquimeras... com fantasias douradas até cada ser humano se converter num imperador, até se ver como um deus. E qual será a próxima etapa? Enquanto saltamos... de um negócio para o seguinte... quem olha pelo planeta?
O ar rarefaz-se, a água acidifica-se, até as abelhas provam o sabor metálico da radioactividade... e a podridão aumenta velozmente. Não há oportunidade para pensar, para nos prepararmos. Comprar e vender futuros... quando o futuro é uma ilusão. O mundo está desgovernado. Há uma imensa multidão de Eddie Barzoon correndo para o futuro. Todos eles prontos a enfiar a mão no cu do ex-planeta de Deus... Limpando em seguida os dedinhos, para os aplicar nos seus puros teclados cibernéticos a fim de somarem horas os seus honorários. E, de repente, faz-se luz. É preciso pagar|pelo caminho percorrido, Eddie. É um pouco tarde para se comprar o direito a sair. A tua pança está cheia, a tua vista cansada, tens os olhos raiados de sangue e gritas por socorro. Mas sabes que mais? Ninguém te pode socorrer! Estás sozinho, Eddie. És a mais especial das criaturinhas de Deus! Talvez seja verdade. Talvez Deus tenha deitado à sorte|o futuro da Humanidade. Talvez nos tenha deixado ficar mal a todos.
--------------
Diabo - A vaidade é, sem sombra de dúvida, o meu pecado preferido. É tão elementar. Amor-próprio. O narcótico 100% natural. Não é que não gostasses da Mary Ann, Kevin... estavas era mais envolvido com outra pessoa. Você mesmo.
-------------
Diabo - Por quem carregas todos esses tijolos? Deus? É isso? Deus? Deixa-me dar-te uma informaçãozinha sobre Deus. Deus gosta de observar. É um brincalhão. Pensa nisso. Ele cria o homem... com os instintos mais incontroláveis. Dá-lhe esse dom extraordinário e depois o que faz? Para Seu gozo pessoal, à laia de uma cósmica e privada...sessão de maioriais, estabelece as regras por contraste. É a maior traquinice de sempre. Vejam, mas não mexam. Mexam, mas não provem. Provem, mas não engulam. E enquanto vocês andam às voltas com isto, o que faz Ele? se rola de tanto rir! É um sujeito gozador! Um sádico! Um senhorio desleixado! Adorar aquilo? Nunca!

Kevin - "É melhor reinar no lnferno do que servir no Céu," é isso?

Diabo - Porque não? Estou enfiado nisto até ao pescoço desde o princípio. Alimentei todas as sensações que ao homem foi dado ter! Preocupei-me com o que ele desejava sem nunca o julgar! Porquê? Porque nunca o rejeitei, apesar das suas imperfeições! Sou seu admirador! Sou um humanista. Talvez o último. Quem, no seu perfeito juízo, pode negar... que o século XX foi inteiramente meu? Por completo, Kevin! Por completo. Meu. Atingi o auge, Kevin. Chegou a minha época. A nossa época.
-------------
Kevin - Porquê a lei? Pare com esta brincadeira, pai! Porquê os advogados? Porquê a lei?

Diabo - Porque a lei dá-nos entrada em todos os lados. É o melhor acesso aos bastidores. É o novo sacerdócio! Sabias que há mais estudantes de Direito nas faculdades do que advogados na face da Terra? Vamos avançar... de armas em punho! Vocês os dois, todos nós, absolvição após absolvição... até que a podridão penetre no âmago do Céu... e engasgue todos e mais alguns!

Kevin - Mas segundo a Bíblia, você perde. Estamos destinados a perder, papá.

Diabo - A fonte é suspeita.
--------------------------------
Diabo - A virtude do diabo está na virilidade.

Kevin - Então e o amor?

Diabo - você Dá muita importância a isso. Em termos bioquímicos, é o mesmo que comer grandes quantidades de chocolate.