Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/05/2008

Universidade e bolsa de estudo
Uma das coisas que ando fazendo ultimamente é procurando uma Universidade estrangeira para continuar os meus estudos em nível de pós-graduação. Certamente, busco uma universidade de ponta que ofereça bolsa de estudo e ampla liberdade de pesquisa e pensamento...

Continuar os meus estudos no Brasil implica em decepar a maior parte das minhas idéias. Se for na USP, tenho que adequar os meus estudos e pensamento aos interesses dos tucanos que controlam todos os níveis da Universidade, inclusive esta foi a razão de ter saído de lá. Se for em outra Universidade, outros professores tentarão adequar a minha visão aos seus interesses.

E isto eu não quero fazer. Não quero submeter a minha visão da realidade á mediocridade de alguns ou aos interesses de outros. Inclusive, penso que é esta submissão que emperra o nosso desenvolvimento. Toda a administração pública, principalmente as universidades, estão nas mãos de gente medíocre e obtusa, assim como submetida a interesses privados obscuros.

A seleção de entrada para uma Universidade demonstra isto claramente. Existem pessoas que não são bem-vindas e existem critérios, colocados nos editais ou nas seleções subjetivas (análise de currículo, entrevista com orientador, etc), para impedir que estas pessoas entrem nestas instituições de ensino e pesquisa e mudem a realidade.

Eu não aceito nenhum tipo de controle ou condicionante na expressão de minhas idéias. Logo, rejeito quaisquer proposta que venham carimbada com este tipo de coisa ou interesses obscuros.

Outro ponto importante nesta história é o fato dos grupos dominantes serem, predominantemente, obtusos e de baixo QI. Dominam porque concentram o poder econõmico nas mãos. E esta concentração econõmica não advém de domínio do conhecimento ou do trabalho honesto e suado. vem de uma longa história de exploração, exclusão e opressão. Por isso, possuem grande necessidade de adequar e formatar os superdotados, advindos das classes baixas, aos seus interesses, ás suas idéias e planos. Se não fizerem isto, a estrutura de dominação que possuem esboroa-se.

Oferecem riquezas em troca da idéias e projetos de quem é criativo e inteligente. Cooptam intelectuais para suas fileiras, para defender suas posições, etc... Dessa forma a dominação se perpetua...