Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/05/2008

Prostitutas do sistema
A maioria dos intelectuais e especialistas são prostitutas do sistema dominante. São mantidos, nas universidades para produzirem estudos e pesquisas que validam os interesses do sistema. Pessoas versadas, letradas e com coleção de diplomas e títulos são chamadas, quando necessário, para defenderem o sistema vigente, construindo argumentações e teorias que dissimulam e camuflam a dominação, a exploração, a opressão e a exclusão.

Mas não são só os intelectuais das universidades que servem de prostitutas para o sistema. Isto também se aplica aos jornalistas e à mídia.

Um exemplo marcante disso aparece no documentário "The Corporation" que revela os truques usados pelas corporações (empresas, grupos econômicos, etc) para reinarem absolutas sobre os Homens.

O documentário relata o caso da contaminação do leite, nos EUA, por antibióticos aplicados no rebanho leiteiro. Antibiótico que era produto de uma poderosa corporação. Logo, as prostitutas (intelectuais, especialistas e a mídia) foram chamadas para protegerem os interesses econômicos envolvidos, ou seja, para protegerem a corporação e encobrir a verdade.

Especialistas venderam pareceres formatados de acordo com as necessidades do grupo econômico. A mídia (Fox News), ao invés de defender o interesse público e os consumidores que estavam sendo envenenados pelo produto, cortou a matéria jornalística que denunciaria o caso, optando por manter os consumidores na ignorância.

E se não fosse o documentário "The Corporation", oriundo de pessoas e grupos independentes, não teríamos nem ficado sabendo da coisa.

Mas por que estou falando tudo isto ? Por uma razão muito simples: as prostitutas do sistema estão em ação contra os biocombustíveis, principalmente, contra o etanol e o biodiesel brasileiro. Por trás das prostitutas (intelectuais, especialistas e a mídia), assim como dos estudos e pareceres que atacam os biocombustíveis, está o dinheiro das corporações do petróleo.

E eu não me surpreenderia nem um pouco se, de repente, se descobrisse que esta crise mundial de alimentos é artificial e construída/financiada pelas poderosas corporações, com a finalidade, justamente, de impedir o avanço do mundo em direção aos biocombustíveis. O dinheiro pode fazer qualquer coisa... E quando há muito dinheiro envolvido, tudo é possível, inclusive criar uma crise...