Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

13/05/2008

Para entender o caso do dossiê
Um funcionario da Casa Civil mandou para o bando do FHC um email com o gasto de alguns elementos do bando. Gastos que estes elementos conhecem de cor, uma vez que, enquanto governaram, fizeram uma grande lambança com os cartões corporativos, conseqüentemente com dinheiro público.

Um elemento do bando do FHC recebeu os dados e vazou as informações para a imprensa e inventou a história do dossiê, ou seja, um elemento do bando, pegou dados de gente do próprio bando e vazou para a imprensa.

Fizeram um dossiê deles mesmos. Pior, vazaram as informações para a imprensa. E agora estão tentando culpar o governo Lula pela divulgação das informações.

Seria uma história ridícula, um tiro no pé, se estivéssemos em um país da Europa. Porém, estamos na terra dos macunaímas. Aqui, coisas estúpidas como esta, dada a baixa capacidade de reflexão e inteligência dos políticos e da mídia dominante (Jornais, Telejornais, etc) ganha destaque.

Alguém tem que parar e observar: Senador você recebeu as informações do seu grupo. Informações que o seu grupo conhece bem. Você pegou estas informações e vazou para a imprensa. Portanto, Senador o problema é entre você e seu grupo. Ninguém tem nada a ver com isto. Certamente, se as informações divulgadas são provas de crimes e desvios de dinheiro público, condutas tipificadas na como crimes, os envolvidos nos desvios devem ser investigados e as provas divulgadas na imprensa reunidas nos inquéritos policiais. Porém, os inquéritos devem apurar as provas e os crimes e não o fato do criminoso ter publicado as provas na imprensa.

O que os tucanos e o PFL estão fazendo é desviando, completamente, o foco da discussão e da investigação dos Cartões Corporativos. Queremos ver os gastos ilícitos do FHC, da Ruth, do Vírgilio, etc. Este é o foco da CPI ?

Não tem fundamento e nem razão de ser discutir o vazamento destes dados para a imprensa. A não ser, é claro, para premiar quem vazou os dados, uns darão o prêmio burro do ano, outros de joselito do ano.

Mas não se enganem, este é mais um ardil típico dos tucanos e do PFL. Este ardil se chama golpe do pato. Eles montam as armadilhas e os patos caem nela. O mensalão, inventado e muito usado no governo FHC, virou ardil do pato para derrubar petistas. Usaram o mensalão e derrubaram gente graúda do PT. Montaram um ardil parecido para o Palocci e o vitimaram. Agora, estão agindo da mesma forma com os tais Cartões Corporativos.

O ardil ganha força por causa da pouca capacidade intelectual dos deputados e senadores. O fundamento do ardil foi descrito acima. O bando do FHC montou e vazou para a imprensa informações de integrantes do próprio bando. Agora, querem culpar a Casa Civil pelo atos que eles fizeram. Se alguém da Casa Civil mandou para eles dados sobre eles, isto não quer dizer absolutamente nada. É como um banco mandar um extrato da conta para a casa do cliente. Se o indivíduo pega o extrato e divulga na imprensa, não pode culpar o banco por quebra de sigilo.

Enfim, como deputados e senadores não tem nada mais importante para fazer do que investigar absurdos e dar importância aos golpes da oposição, a coisa desanda. Pelo visto está faltando trabalho e sobrando tempo no Congresso.

Certamente, se não existisse Congresso, nem deputados e nem senadores, nada disso aconteceria. A Democracia Direta é a solução.