Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

26/05/2008

Royalties do Petróleo
O melhor caminho para os royalties do Petróleo é o investimento. Investimento em educação pública gratuita de alta qualidade, assim como investimento na democratização e socialização dos conhecimentos e dos saberes.

E hora de implantar no Brasil escolas de tempo integral. Educação integral da pré-escola ao último ano do ensino médio. As escolas integrais são os melhores meios para distribuição de renda e construção de futuros, pois estas escolas podem fornecer alimentação diária para os estudantes, assim como bolsas para eles continuarem estudando.

Também pode-se investir uma grande fatia dos royalties do Petróleo em assistencia estudantil nas universidades públicas. Bolsas para os alunos, oriundos das escolas públicas, ou não, concluírem seus estudos superiores, etc, ou seja, podemos ter, no Petróleo, uma fonte de recursos para a combalida assistencia estudantil nas Universidades Públicas.

Não só isto, outra parte do dinheiro pode ser utilizada para financiar pesquisa científica de ponta, principalmente, pesquisa de energias alternativas. Logo, o Petróleo pode ser uma fonte de recurso para estabelecer a autonomia das Universidades Federais.

Assim, mesmo que o petróleo acabe um dia, novas fontes de energia continuarão existindo e alimentando a Petrobrás.

Contudo, é preciso ficar atento, pois a partir de agora as pressões para privatizar a Petrobrás e os campos de Petróleo crescerão exponencialmente. Portanto, devemos ficar com o olho bem grande em cima dos tucanos e do PFL...