Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

10/11/2007

Os ratos tecnológicos da USP

Antigamente, os ratos roiam a roupa do Rei de Roma. Hoje, os ratos roem a fibra ótica da USP. Realmente, os tempos mudaram. Até os ratos mudaram seus costumes e comportamentos. Atualmente, são ratos high Tec.

Mas um outro ponto preocupante desta história, que deve ser apurado em processo administrativo, é o desleixo e o descuido dos técnicos do CCE com equipamentos altamente sofiscados e caros. Isso porque disseram-me que a internet pode não voltar a funcionar tão cedo, pois terão que fazer pregão para comprar outra fibra ótica para a USPnet, ou seja, o desleixo e a falta de cuidado com os equipamentos de alta tecnologia da USP estão gerando prejuízos para a Universidade e para o patrimônio público.

Isto fica ainda mais preocupante quando sabemos que existem computadores de mais de R$ 1.000.000,00 de reais aos cuidados do CCE, assim como outros equipamentos de alta tecnologia. Computadores e servidores que estão rodando dados altamente avançados de pesquisas da USP. Se os ratos roem as fibras óticas da USPnet, imagine o que os cupins podem fazer com computadores como estes?

Este caso tem que ser investigado em processo administrativo e os técnicos ineficientes e descuidados com equipamentos públicos devem ser responsabilizados pelos danos que estão ocasionando para a Universidade e para o patrimônio público. Não é a Universidade que tem que pagar pelos danos, são os técnicos, pois a negligência, imprudência e imperícia gera culpa.