Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

26/11/2007

Chavez, as FARC e a cabeça do Uribe

A primeira coisa que eu pensei quando li sobre a "suposta" mediação do Chavez na questão das Farc foi: "o Chavez não vai negociar a troca de reféns, mas sim a cabeça do Uribe". Isso porque as FARC e o Chavez tem o mesmo inimigo: o Uribe. Ambos o consideram um filhote dos EUA, ambos são de esquerda, etc.

Certamente, essa história ainda vai feder muito, principalmente agora que o Chavez diz que vai cortar relações com a Colômbia porque foi excluído da negociação. Possivelmente, o Uribe agiu antes que o Chavez acordasse com as Farc o preço pela cabeça deles.

E cortar relações diplomáticas porque a Colômbia não quer mais a mediação do Chavez é uma estupidez que tinha que sair da cabeça de um ditador. Ele quer se impor até como mediador nos conflitos alheios.

Mas o perigo não é só a negociação com as Farc. O Chavez também contatou um dos comandantes militares da Colômbia. Caso o negócio não evolua com as Farc, o Chavez deve propor que os militares deêm um golpe no Uribe e juntem a Colômbia com a Venezuela...

É a tal história da "Gran Colômbia", sonho do Simón Bolívar e do Chavez ditador...
----------
A última pérola do autoritarismo do séc. XXI é a ameaça do Chavez de prender religiosos que estão contestando as suas reformas autoritárias. Ele disse que vai mandar os religiosos direto para a prisão se continuarem criticando seus projetos. Vejam que não é a Justiça venezuelana que condena mais. Agora quem manda direto para a prisão é Sua Magestade, o Rei e Imperador da Venezuela, o Huguito Chavez.
-----------------
Enfim, como diz o Rei da Espanha: Chavez, "¿Por qué no te callas?"
-----------------