Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

14/10/2007

Livros, textos e apostilas gratuitas (Concursos, OAB, Material USP, etc)

O conhecimento é uma coisa que existe para compartilhar. Compartilhando o que você tem e aquilo que você sabe, você nunca perde e ainda contribui para que mais conhecimento e mais informações sejam gerados. O conhecimento é uma coisa que você pode dar sem reduzir aquilo que você tem.

Links que possuem livros, textos e apostilas sobre diversos assuntos, incluindo psicologia, literatura, sociologia, história, idiomas, concursos públicos e exame da OAB, etc. Materiais essenciais para quem estuda:

Arquivo de Apostilas p/ concursos e exame da OAB
http://www.esnips.com/web/materialjuridico

Arquivo de livros e textos
http://www.esnips.com/web/leonildoc-politica

Arquivo: Idiomas
http://www.esnips.com/web/leonildoc-idiomas

Arquivo: Livros e outros textos didáticos (Castell, Durkheim, Capra, Arendt, etc)
http://www.esnips.com/web/leonildoc-politica

Outras coisas inteligentes no meu site (Notícias de uma Guerra Particular, Muito Além doCidadão Kane, etc):
http://xoomer.alice.it/direitousp/

Podem repassar esse email para todas as pessoas que conhecerem ou necessitarem de materiais desse tipo.

Você recebeu de graça, portanto, redistribua de graça. Isso é fraternidade. E Fraternidade é a marca do século XXI.

---------------

Além disso, eu quero falar outra coisa. A Revolução Francesa firmou na História o lema: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Lema que foi dividido e se converteu em uma bandeira de luta. Um lema e três lutas: uma por liberdade, outra por igualdade e a terceira por fraternidade. Lutas contínuas que avançam de conquista em conquista. Não apenas para conquistar mais liberdade, mais igualdade e mais fraternidade, mas principalmente para se manter aquilo que se conquistou.

A primeira luta foi por liberdade. Ela não começou com a Revolução Francesa, pois essa luta sempre existiu na História Humana, mas foi nessa Revolução que ela apareceu com mais força, intensificando-se no século XIX. Inclusive podemos dizer que o século XIX foi o século de luta pela liberdade do homem e dos cidadãos, luta pelos Direitos Humanos, luta contra a opressão e tirania do Estado.

A segunda luta foi por igualdade. Essa luta também não começou na Revolução Francesa, pois ela sempre esteve presente na História Humana desde a antiguidade. Contudo, foi na França que ela se transformou em uma bandeira das classes sociais, intensificando-se exponencialmente no século XX. Assim, o século XX foi o século de luta pela igualdade entre os homens. Luta pelos direitos sociais. Época das revoluções comunistas.

A terceira luta é por fraternidade. E será travada agora, no século XXI. E as primeiras batalhas já podem ser percebidas, por exemplo, a questão da quebra de patentes dos medicamentos anti-aids, o software livre, You Tube, Wikipédia, os movimentos de Seattle, a explosão das ONGs, os Fóruns Sociais. Todos esses movimentos são traspassados por um fio comum que é a luta por fraternidade entre os homens. A lógica do lucro está sendo quebrada, a humanidade está se sobrepondo à mercadoria e ao preço. Você cobraria por um medicamento anti-aids que salvaria a vida de seu irmão ? Você cobraria direitos autorais e propriedade intelectual de um produto ou serviço que é essencial para o crescimento e para a evolução de seu irmão ?

A resposta é única: não. Não cobra porque entre você e seu irmão há uma ligação fraternal estabelecida pelo elo familiar. Essa ligação fraternal, de repente, saiu do âmbito da família e está contaminando a humanidade. Basta olhar para o Movimento anti-globalização, para os Fóruns Sociais, para as ONGs sérias e compromissadas com a Justiça Social, Direitos Humanos, etc. O mundo está mudando e tomando uma nova direção.