Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

23/08/2006

As três revoluções ou revolução 3D

Não sei se você está pronto para ver o que quero te mostrar..., mas, infelizmente, nós dois não temos mais tempo. (Filme: Matrix)

O primeiro grande objetivo é a proteção da liberdade do indivíduo. Liberdade esta que tem sido atacada e reduzida por ações deliberadas do Estado. Sem elementos e ferramentas para analisar adequadamente as proposições estatais, os cidadãos acabam aceitando, passivamente, restrições à sua liberdade e aos seus direitos fundamentais. Fortalecer o Estado é dar um cheque assinado em branco para um estelionatário. Hoje os governantes são bons e conscientes, mas e os tiranos de amanhã ? Serão conscientes e bons ou irão utilizar os poderes de um Estado forte para massacrar, oprimir e exterminar ? Quem nos salvará das ações de um Estado excessivamente poderoso ? Pior, quem nos salvará dos grupos que assumirem um Estado exponencialmente forte ?

O segundo grande objetivo é criar mecanismos eficazes para conter e impedir o surgimento de estruturas totalitárias dentro da ordem democrática, assim como fortalecer os Direitos Humanos. Somente conseguiremos isto formando cidadãos conscientes de sua condição humana e de sua fragilidade diante do mundo físico. O conhecimento dá elementos para o indivíduo julgar o mundo e as coisas e decidir, conscientemente, qual caminho deverá seguir. Assim, os direitos humanos somente se tornarão eficazes quando a maioria dos cidadãos, e não apenas pequenos grupos, tiverem consciência da importância de tais direitos para a sobrevivência da espécie. Lembro que Direitos Humanos não são apenas direitos civis e políticos, mas também direitos sociais.

Percebam que as três revoluções dificultam ou impossibilitam o desenvolvimento de um regime totalitário, pois fortalecem a liberdade do indivíduo e enfraquecem o poder do Estado diante do cidadão e da coletividade. Pessoas conscientes não estão sujeitas a manipulações e nem a controle de instituições que defendem interesses obscuros e camuflados. O conhecimento democratizado impede que os indivíduos sejam transformados em coisas, se tornem supérfluo diante do grande Leviatã, mas mais do que isto obriga o homem a ser um ser pensante.

Texto completo

---------------------------------------

Importância da democratização do conhecimento

Mensagem do Presidente do MIT sobre o projeto

O OpenCourseWare reflete o compromisso do corpo docente do MIT de promover a educação facilitando o acesso a seus materiais acadêmicos pela Internet e World Wide Web. Acreditamos que, com a moderna tecnologia da comunicação, podemos não somente transmitir informações como também estimular e aperfeiçoar o trabalho profundamente humano e pessoal de educar.

Esperamos que a idéia de compartilhar abertamente os materiais dos cursos se propague por muitas instituições e crie uma rede global de conhecimento que melhore a qualidade do aprendizado e, conseqüentemente, a qualidade da vida no mundo todo.

Estamos abrindo nosso site piloto para revisão e feedback do público. Ele contém uma amostra dos cursos do MIT e dá uma idéia do conteúdo e design do OCW. À medida que desenvolvermos nosso intenso trabalho de encontrar o meio mais eficaz de fazer do OCW um recurso valioso para todos os que dele se utilizam, continuaremos acrescentando cursos até que praticamente todos estejam disponíveis.

Agradecemos aos nossos patrocinadores, a William and Flora Hewlett Foundation e a Andrew W. Mellon Foundation, bem como aos membros de nosso corpo docente, que dedicaram tanto tempo e energia criativa a este empreendimento. Estamos felizes por contar com a sua participação nesta jornada educacional.


Charles M. Vest, President, MIT

--------------------------------------------

Oportunidade e Abertura

Exortação do presidente Charles M. Vest aos formandos na 136ª cerimônia de colação de grau do MIT em 7 de junho de 2002.

http://web.mit.edu/president/communications/com02.html

"Vamos fazer com que as novas tecnologias - a Internet e a World Wide Web - sejam utilizadas como ferramentas de capacitação e democratização em escala global. No próximo semestre, o corpo docente do MIT lançará o OpenCourseWare - um programa que disponibilizará, pela Web, materiais educativos básicos sobre 2.000 assuntos diferentes para qualquer pessoa, em qualquer lugar e sem nenhum encargo.

'Por que deveríamos fazer isso? Porque é parte de nossa missão ajudar a melhorar a qualidade do ensino superior em cada rincão do globo.' Esse programa se baseia em dois valores importantes: oportunidade e abertura. São valores que fortaleceram nossas universidades e nossa nação. São valores que manterão nosso mundo forte e seguro. E são valores que você deve prezar e proteger ao trilhar seu caminho pelo mundo."

Abalando o Universo Educacional: Universidades na Era Digital - Dinossauros ou Prometéicos?

Relatório anual do presidente Charles M. Vest, referente ao ano acadêmico 2000-01, avaliando o impacto da tecnologia sobre o ensino superior e o futuro papel da universidade residencial de pesquisa intensiva.

http://web.mit.edu/president/communications/rpt00-01.html

"A indústria de computadores aprendeu pelo meio mais difícil que os sistemas de software fechados - baseados em uma estrutura que envolve a propriedade do conhecimento - não se encaixam no mundo que eles mesmos criaram. O mundo organizado dos programas e sistemas abertos era a verdadeira onda do futuro.

Devemos aprender com essa lição. Devemos criar uma nova estrutura de sistemas de conhecimento abertos para o ensino e o aprendizado. Com esse espírito, o MIT se perguntou, nas palavras de T. S. Eliot, 'Tenho coragem de... abalar esse universo?' Nossa resposta é sim. Chamamos esse projeto de MIT OpenCourseWare (OCW). Queremos que ele seja uma porta aberta para o forte, democratizante e transformador poder da educação."

Local da cerimônia de formatura, 7 de junho de 2002, James D. Wolfensohn, presidente do Banco Mundial

http://web.mit.edu/newsoffice/nr/2002/comm-jdw.html

"E nós, em nossa instituição [o Banco Mundial], nos sentimos muito privilegiados por termos um relacionamento com vocês, principalmente no que acredito que possa ser o maior avanço que essa instituição já teve, a abertura de seus cursos no programa MIT OpenCourseWare, do qual estamos participando não apenas com nossa Universidade Virtual Africana mas também, esperamos, com nosso esforço para viabilizar as forças subjacentes que existem nessa universidade em termos de conhecimento, experiência e educação.

Do ponto de vista de alguém que trabalha no banco e que lida com questões de desenvolvimento, devo dizer que essa contribuição pode ser a melhor coisa que vocês já fizeram. Eu os congratulo e aplaudo pela abertura desse projeto não somente para este país como também para o mundo."

-------------------------------------------

O MITOPENCOURSEWARE - OCW

http://www.universia.com.br/mit/sobreocw.jsp

O MIT OCW, uma publicação eletrônica em grande escala na Web, é uma iniciativa conjunta da William and Flora Hewlett Foundation, da Andrew W. Mellon Foundation e do MIT. Seus objetivos são:

1. Proporcionar acesso fácil e grátis aos materiais de pesquisa relativos aos cursos do MIT para educadores de instituições sem fins lucrativos, estudantes e autodidatas do mundo todo.

2. Criar um modelo eficiente, baseado em padrões, que outras universidades possam copiar para publicar os materiais de seus próprios cursos.

Esperamos que o MIT OCW atinja a estabilidade - embora nunca o imobilismo - até o final de 2007. Nesse ínterim, pretendemos publicar mais cursos; acrescentar novos recursos, como a etiquetagem de metadados extensíveis; lançar um abrangente processo de avaliação contínua; desenvolver e aperfeiçoar nossas tecnologias de publicação e gerenciamento de conteúdo; e desenvolver nossa equipe interna e nosso fluxo de trabalho. No estágio inicial em que nos encontramos, seu feedback será de grande valia para que possamos fazer do MIT OCW um site tão útil e enriquecedor quanto possível.

(...)

--------------------------------------------