Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

23/08/2006

Procuro patrocinadores para o projeto de

democratização do conhecimento

Recentemente tive que tomar uma decisão séria. Tive que escolher entre continuar a desenvolver estes projetos e idéias, assim como continuar com dedicação integral aos estudos, ou parar tudo isto e ir trabalhar (estagiar) na iniciativa privada ou na burocracia pública. Não tive dúvidas. Optei por continuar com meus projetos e idéias, assim como continuar com dedicação integral aos estudos.

Não posso desperdiçar a minha inteligência em um estágio qualquer ou na fila de protocolo dos fóruns. Eu tenho que desenvolver plenamente todo o meu potencial criativo e preparar-me, adequadamente, para um dia governar este país. Contudo, reitero enfaticamente: não sou melhor do que ninguém. Apenas fiz uma escolha, decidindo usar a minha inteligência e conhecimento em benefício da coletividade e não apenas de alguns, de uma única empresa ou órgão.

Além disso, reafirmo a concepção de que o conhecimento tem que ser democratizado e distribuído gratuitamente. Portanto, este site sempre será aberto e gratuito. O máximo que poderá ser exigido é a identificação dos internautas para acessarem determinadas áreas que estão sendo criadas: área de cursos online gratuitos, etc.

É importante assinalar que, apesar deste ser um projeto social, ele tem custos e um preço que deve ser pago, pois, para que as coisas funcionem, é necessário utilizar tecnologias e recursos que estão disponíveis e sendo vendidas no mercado. Os capitalistas não querem saber se é um projeto social ou se é um projeto lucrativo, eles sempre cobram pelos produtos e serviços que fornecem.

Em outras palavras, todo serviço ou produto tem o seu preço e o seu custo e, mesmo que seja um projeto social que contemple toda a coletividade, o preço e o custo devem ser pagos. Preço e custo que crescem diretamente com o tamanho do projeto e com o número de pessoas beneficiadas.

Até aqui eu financiei e paguei todos os custos deste projeto (Domínio, Servidor de Internet, etc), porém vejo a necessidade de ampliar e expandir a democratização e a distribuição gratuita do conhecimento. Expandir não só a parte técnica (Capacidade de armazenagem, tráfego de internet, domínios, etc), mas principalmente o conteúdo. Tenho muita informação e conhecimento aguardando na fila de espera para serem digitadas, ou digitalizadas, e publicadas na web. Informações e conhecimentos que são importantes para as pessoas, principalmente para aqueles que não possuem recursos para comprar livros, montar bibliotecas de papel, pagar cursos e cursinhos. Como as pessoas podem evoluir e crescer se para fazerem isto precisam de recursos financeiros que não possuem ? O conhecimento não é e nem pode ser transformado em mercadoria.

Além disso, planejo disponibilizar áudios e vídeos, com aulas, cursos, palestras e conferências, no site. Para isso é primordial profissionalizar as páginas e aumentar a capacidades dos servidores. Certamente, tudo será disponibilizado gratuitamente.

Enfim, tenho milhares de idéias para implementar neste projetos, porém meus recursos financeiros são escassos para fazê-los, assim resolvi buscar patrocinadores para dar continuidade a este trabalho que, certamente, constituirá uma contribuição, não só para os brasileiros, mas para toda a humanidade. O conhecimento tem que ser democratizado e distribuído gratuitamente. Precisamos fazer isto. Precisamos mostrar como isto pode ser feito.

Também contribuiu para a minha decisão de buscar patrocinadores para o projeto de democratização do conhecimento a necessidade de sair de dentro da estrutura da Universidade de São Paulo, pois além de não receber apoio desta organização para alavancar este empreendimento social ainda tenho que lutar contra as sabotagens e as ilegalidades cometidas pelos funcionários desta Universidade. Vivem bloqueando o meu acesso à internet, invadindo o meu computador pela rede, enfim, criam todos os tipos de entraves e impedimentos para prejudicar o meu trabalho, os meus projetos e as minhas idéias.

Resumindo: diante da necessidade de ampliar e profissionalizar o desenvolvimento deste projeto de democratização e distribuição gratuita do conhecimento, assim como da necessidade de registrar outros domínios, criar outros sites com conteúdos específicos, adotar novas tecnologias, etc; tornou-se inevitável a busca de parceiros e patrocinadores dispostos a investir na ampliação e expansão deste empreendimento social.

Certamente, reconheço que ninguém financiará este projeto a título gratuito e sem obter nada em troca. Assim, tive que buscar mecanismos que criassem vias de mão dupla na relação projeto x patrocinador. Para isto criei a idéia de cotas de conhecimento e a designação "Patrocinadores do Conhecimento".

Assim, inseri no site, ao lado dos conteúdos que estão sendo publicados, retângulos de 175 x 81 pixels no qual cabem 5 linhas sendo 4 delas em Times tamanho 10 e a primeira em Arial 11. Cada retângulo deste constitui uma cota. E cada cota dá direito, ao patrocinador ou anunciante, a um anúncio textual.

É importante assinalar que cada cota faz parte da estrutura do site e de todas as páginas, ou seja, a mesma cota está presente no site inteiro, assim qualquer página do site que for aberta mostrará a cota. Logo, o patrocinador não vai aparecer apenas em uma página, mas sim em todas as páginas. Atualmente são cerca de oitocentas (800) páginas publicas na internet e até o final do ano serão mais de duas mil páginas (2000).

Além disso, decidi aceitar apenas anúncios textuais no site, pois outro tipo de elemento, principalmente com movimento, pode prejudicar a atenção do usuário que está lendo a página, prejudicando o seu estudo.

Além disso, decidi inserir, inicialmente, apenas 200 retângulos, ou seja, disponibilizar apenas 200 cotas de patrocínio. Certamente, o patrocinador poderá adquirir quantas cotas quiser, inclusive todas se tiver interesse.

É importante assinalar também que não é possível comprar a cota, mas apenas o direito de usá-la por certo período. Fixei este período em um ano. Em outras palavras, o patrocinador, ou anunciante, fará a assinatura de uma cota e terá seu anúncio disponível no site por um ano. Não é possível assinar a cota por um período menor.

Contudo, eu assinalo a idéia de que não é função do site vender produtos e serviços de empresas patrocinadoras, mas sim divulgar as empresas que investem na democratização e distribuição gratuita do conhecimento. Empresas que se importam e se preocupam com a coletividade e com a próxima geração.

Portanto, abro o site para patrocinadores que queiram financiar um projeto de democratização e distribuição gratuita do conhecimento e não para capitalistas que querem apenas usar o site para vender seus produtos e serviços.

Inclusive, após ter recursos suficiente para montar uma estrutura adequada para alavancar este empreendimento social, pretendo solicitar apoio do Ministério da Cultura, nos termos da lei de incentivo a cultura e, assim, possibilitar aos patrocinadores deste projeto o desconto no imposto de renda dos valores que aqui investiram.

Enfim, outros detalhes e vantagens deste tipo de patrocínio podem ser lidos nos retângulos ao lado.

Após analisar o custo total para ampliação e consolidação do projeto conclui que é necessário fixar o valor anula de assinatura de cada cota em R$ 3000,00 (Três mil reais). Um valor menor que este não geraria recurso suficiente para se fazer o que tem que ser feito, ou seja, seria insuficiente para fazer a ampliação total do empreendimento social, inclusive a capitalização da Fundação que será criada com a finalidade específica de promover a democratização e a distribuição gratuita do conhecimento.

Certamente, este valor é irrisório para a maioria das empresas. Mais irrisório se torna ainda quando se pensa nos benefícios que este dinheiro irá ocasionar à coletividade e sociedade quando investido em um projeto que visa democratizar e distribuir gratuitamente o conhecimento.

Além disso, as empresas podem fazer patrocínios ou doações com condição para o projeto, ou seja, podem fazer o patrocínio ou a doação com uma cláusula específica de que o recurso somente seja utilizado na constituição de uma Fundação com a finalidade específica de democratizar o conhecimento e, uma vez constituída a organização, o restante do recurso patrocinado ou doado somente seja utilizados por ela.

Contudo, a única condição aceita será esta, ou seja, os patrocinadores e doadores não terão nenhum poder sobre o projeto. Em outras palavras, quaisquer proposta de doação ou patrocínio com poder sobre o desenvolvimento do projeto serão, automaticamente, rejeitadas. É melhor manter o projeto parado do que desvirtuar a sua finalidade.

Assinalo ainda que o patrocínio ou a doação podem ser de recursos ou equipamentos, pois preciso, principalmente de computadores mais potentes, notebook, filmadora digital e scanner portátil para captura de dados e informações em sala de aula e nas bibliotecas. Todas as informações e dados obtidos serão trabalhadas e publicadas na internet, assim o resto do planeta terá acesso a ela.

A democratização do conhecimento, acompanhada da distribuição gratuita do mesmo, vai ocasionar uma revolução na educação brasileira, fazendo o índice de qualidade da mesma crescer exponencialmente.

Os interessados em serem patrocinadores devem contatar-me pelo email leonildoc@yahoo.com.

Enfim, democratizar o conhecimento não é apenas publicar informações na internet, mas sim publicar conhecimento relevante e de qualidade. Tem que ser feito por quem entende do negócio e por quem sabe fazê-lo. Penso que como aluno de graduação da Universidade de São Paulo tenho as características e o talento necessário para alavancar e implementar esta empreitada.

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