Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

17/02/2006

É melhor dormir antes de tomar decisão complexa, diz estudo
BBC-Brasil -
17 de fevereiro, 2006 - 17h56 GMT
O cérebro consciente lida melhor com decisões mais simples
Uma equipe de cientistas holandeses concluiu que é melhor dormir antes de tomar alguma decisão mais complexa, como a escolha de um novo carro.

A justificativa é que, ao tirar uma soneca ou ocupar a mente com uma outra questão, o inconsciente é capaz de analisar melhor as opções oferecidas.

O estudo, que foi publicado na revista especializada Science, diz que as pessoas só conseguem focar em um número limitado de informação.

O cérebro consciente deve ser usado para questões simples, como escolher entre toalhas e xampus, sugere a pesquisa.

Método

Entre os experimentos realizados, os cientistas da Universidade de Amsterdã dividiram os participantes em dois grupos: um tinha quatro minutos para escolher um carro, levando em consideração quatro fatores, como o consumo de combustível, e o outro tinha que fazer uma série de quebra-cabeças antes de tomar tal decisão.

O primeiro grupo, o "consciente", conseguiu escolher o melhor carro em 55% do tempo, enquanto que o grupo "inconsciente" fez a sua escolha em 40% do tempo.

Quando o experimento se tornou mais complexo, com 12 fatores a serem analisados, o índice de sucesso do grupo "consciente" caiu para 23% enquanto que o grupo "inconsciente" subiu para 60%.

"A mensagem é que, quando você precisa tomar uma decisão, o primeiro passo é pegar todas as informações necessárias para realizar tal escolha", disse o diretor do estudo, Dr Ap Dijksterhuis.

"Uma vez que você tiver essa informação, você precisa decidir e isso é feito da melhor maneira com o pensamento consciente para decisões simples e inconsciente quando a decisão é mais complexa."