Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

02/05/2013

A Cidade de Santa Helena - Venezuela

Estou morando na Cidade de Santa Helena - Venezuela e ficarei aqui por algum tempo, podendo ser um mês, mais ou menor, dependendo do local de paz que eu encontre, onde possa pensar, refletir e montar projetos e idéias Ilumineti.

A Cidade de Santa Helena - Venezuela, está a cerca de 4 ou 5 horas de distância de Boa Vista - Roraima. É uma cidade pequena, porém, organizada.

O problema da Cidade são os petrolíferos, ou seja, pessoas que usam petróleo e motores petrolíferos com a finalidade de
mexerem ou falarem na cabeça das pessoas ou movimentarem almas e espíritos. O petróleo suja almas e espíritos e prejudica a inteligência das pessoas. Os caminhões com timbo são os que espalham fumaça e produtos químicos pela Cidade. Há também os elementos malignos que usam motores com essa finalidade, ou seja, colocam produtos químicos no petróleo e espalham a fumaça na cidade, contaminando as pessoas. Esse é o método de ação utilizado pelos elementos malignos que usam fumaça e produtos químicos com a finalidade de sujar e contaminar pessoas, almas e espíritos.

Entretanto, deixando esses elementos de lado, a Cidade de Santa Helena - Venezuela tem uma característica importante; que eu observei daqui de cima de uma montanha, local onde estou agora e estou escrevendo no meu notebook, ainda bem que a bateria dura um longo tempo; não tem plantações agrícolas e nenhum tipo de criação (bovinos, caprinos ou ovinos) nos arredores da cidade. Não vi nem horta plantada na Cidade.

Há locais que podem ser utilizados na agricultura e pecuária, inclusive, neste momento estou mirando um vale plano e ideal a produção agrícola e pecuária. Porém, não há nada plantado neste vale. Em outras palavras, não há agricultura ou pecuária nesta região.

É importante assinalar que a agricultura, pecuária, construção civil, etc, são essenciais no desenvolvimento de qualquer região. São produções básicas que fornecem matéria-prima a outras indústrias e produzem alimentação que é fundamental a todos os seres: humanos, animais e vegetais, considerando a pecuária intensiva (bovinos, caprinos, ovinos, aves e peixes) e produção de adubos, etc.

Inclusive, a forma mais eficiente de se desenvolver a agricultura nesta região é por meio de cooperativas. As cooperativas produzem e industrializam parte da produção. Inclusive, pode-se ter uma conexão direta entre as cooperativas e os mercados estatais. O governo compra a produção das cooperativas de produtores familiares e vende nos mercados estatais, distribui nas escolas públicas e nas repartições públicas que utilizam alimentos.

As grandes fazendas também são necessárias nos casos de se produzir grande quantidade tendo por mercado consumidor a indústria de transformação e a exportação de alimentos a outras regiões, etc. A produção de grande quantidade é função do agronegócio.

As cooperativas também podem ter uma grande produção desde que congreguem uma grande quantidade de produtores rurais, porém, no caso das cooperativas é interessante a diversificação e não a especialização. Se todos os membros de uma cooperativa produzirem a mesma coisa, o preço cai a todos e ninguém ganha com isso. Por isso uma produção diversificada é o melhor caminho às cooperativas.

Inclusive, deve existir Leis que obriguem os Governos a comprarem produtos alimentícios das cooperativas e agricultura familiar.

Além disso, é importante assinalar que o mesmo método de produção pode ser aplicado daqui até Boa Vista - Roraima, uma vez que a situação é a mesma.
ir
Na viagem que fiz de Boa Vista até aqui observei que o terreno e a vegetação é parecido com a região do Mato Grosso onde tem grandes plantações de milho, soja, etc. Porém, na região de Roraima predomina a pecuária extensiva de baixa lucratividade. São pastos nativos com pouquíssimo gado. Não é uma pecuária relevante do ponto de vista econômico.

Em outras palavras, os terrenos ocupados por essa pecuária extensiva de baixa lucratividade por ser substituídos por fazendas agrícola de grande produtividade, produindo soja, milho, trigo, frutas, etc.

A vantagem se produzir nesta região é a proximidade dos portos do Caribe, Canal do Panamá, EUA, México, Canadá Europa e Ásia. E o deslocamento até os portos do Caribe é feito em cerca de 20 horas de viagem, considerando um caminhão pesado.

Em outras palavras tem-se as mesmas condições de clima e terra plana que há no Mato Grosso, com a diferença que o valor da terra é mais baixo e os insumos agrícolas, adquiridos na Venezuela também são menores e a proximidade com os grandes portos reduz o valor do frete. Resultado: só condições favoráveis à produção.

Isso se aplica de Boa Vista até aqui em Santa Helena, excluindo as regiões montanhosas que começam próximo de Pacaraima. É uma formação rochosa muito interessante.