Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

18/04/2013

Meios de transporte ideais na região norte: barco e trens movidos a Energia Solar

Os meios de transporte ideais à região norte ou na planície amazônica são os barcos e os trens movidos a Energia Solar.

Os barcos tem a limitação de serem lentos e seguirem os cursos dos rios. O que prolonga a viagem, porém, é um meio de transporte essencial. E se forem barcos movidos a Energia Solar serão ainda mais importantes.

Os triens movidos a Energia Solar ainda não foram construídos, porém, constituem um meio de transporte essencial e serão uma das características da nova civilização, uma vez que transportam grandes quantidades de passageiros, cargas, etc, e não emitem nenhum tipo de poluição.

E a construção de linhas de trens na região norte ou planície amazônica é fácil e trivial, uma vez que o terreno é plano e as linhas podem ser construídas em linha reta.

E os sistemas de captação de Energia Solar podem ser instalados nos trens e ao longo das vias férreas, ou seja, conforme o trem movido a Energia Solar se movimenta vai captando a Energia e reabastecendo as baterias.

A questão do excesso de umidade da região equatorial  pode ser sanada construindo vias férreas pré-fabricadas e que não afundem no terreno. Isso evitará qualquer tipo deterioração das vias férreas. Não é o mesmo método de construção das linhas comuns. É um sistema mais evoluído e mais avançado.

Além disso, os trens não causam grandes impactos ambientais, uma vez que os trens só param em estações pré-construídas, ou seja, ao longo das vias férreas não haverá nenhum tipo de povoamento ou destruição da florestas. Isso ocorre no caso de construção de rodovias que ocasionam povoamento ao longo das estradas e também geram muito desmatamento, etc.

Além disso, a região equatorial é a região ideal à construção de Usinas de Energia Solar, uma vez que tem Sol a maior parte do tempo e os raios solares tem uma incidência ótima nas placas de captação de energia.