Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

18/04/2013

Indústria de pesca e pescados na região norte

Uma outra indústria que pode ser instalada com sucesso e grande rentabilidade e lucratividade na região norte do Brasil é a indústria de pesca e pescados.

Não a pesca extrativista comum e manual, mas sim a produção industrial de peixes, ou seja, usar os rios, lagos e lagoas da região norte com a finalidade de criar e engordar peixes de todas as espécies possíveis.

E, em seguida, industrializar a matéria-prima obtida e exportar a todos os mercados consumidores, internos e externos.

O que é praticado hoje na região é a pesca extrativista, ou seja, pesca de peixes nativos que já estavam nos rios. Não é disso que eu estou falando.

Estou falando de criar e engordar peixes em cercados que podem ser feitos nas bordas de rios e lagos. Igual fazem com camarão e conchas em algumas cidades da região sul.

Usando esse método pode-se produzir e engordar quaisquer espécie de peixes e pode-se ter uma produção industrial. E isso pode ser feito em qualquer lugar da região norte, uma vez que o que mais tem nessa região é água doce.

Portanto, esse é mais um projeto Ilumineti que pode ser realizado na região norte do Brasil.

Enquanto estiver aqui estarei analisando e escrevendo sobre os meios de desenvolvimento e evolução social e econômica dessa região. Porém, em pouco tempo estarei mudando de cidade e avançando em direção ao norte.