Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

25/09/2012

Lugar de criança e adolescentes é em escolas de tempo integral

As crianças e adolescentes tem que estar em escolas de tempo integral e devem ter todas as proteções necessárias.

Crianças e adolescentes que ficam nas ruas se tornam sujeitas a virarem bolas ou zumbis nas mãos de grupos e ordens malignas que tentam pegar a cabeça da criança com o propósito de usarem elas em jogos malignos ou dirigi-las p/ caminhos de errados ou desorientarem e sujarem as crianças.

Esses grupos e ordens malignas não ensinam nada. Só querem ficar em jogo e em outras ações malignas. E querem usar as crianças e adolescentes, que possuem poucas defesas, em jogo e em festas. Não ensinam nada e quando ensinam alguma coisa esta relacionada com a prática de maldades, perversidades ou coisas erradas.

Em Universidades e escolas de tempo integral as crianças e adolescentes aprenderão coisas novas durante o dia todo. Terão aulas comuns (matemática, física, química, idiomas, etc), outras aulas (artes, artesanatos, teatros, música, religião, etc) tempo p/ usar a biblioteca e usar as novas tecnologias. Inclusive, aprenderão a aprender e aprenderão a usar as novas tecnologias (redes sociais, emails, blogs, construir sites, etc) de forma pragmática.

Isso se aplica de forma fundamental nas Universidades e Escolas ILUMINETI. E as Universidades e Escolas de tempo integral ILUMINETI são ainda mais evoluídas e avançadas.

As crianças e adolescentes, nas escolas de tempo integral ILUMINETI, aprenderão uma profissão. Qualquer profissão que desejarem, inclusive, as profissões que podem ser exercidas a distância, aprenderão a dirigir carros, motos, etc, enfim, todos os tipos de conhecimentos, saberes e informações que uma pessoa necessita p/ ter uma vida ILUMINADA e PRÒSPERA as crianças receberão nas escolas de tempo integral ILUMINETI.

E não haverá a possibilidade da criança ou adolescentes sair da escola. A evolução é contínua e a aquisição do conhecimento é gradual. Assim, a universidade e a escola se tornarão partes da vida da própria pessoa.

Além disso há uma mudança fundamental de paradigma nesse ponto, ao invés da pessoa passar a maior parte do tempo em ambientes de trabalho, fazendo coisas manuais repetitivas, que não possuem propósito maiores, a pessoa passará a maior parte do tempo em ambientes escolares, aprendendo coisas e aplicando o que aprendeu.

É de dentro da própria escola que a pessoa trabalhará. A pessoa não vai conciliar o tempo de escola com o trabalho, onde o trabalho é mais importante é isso que acontece. A pessoa vai conciliar o tempo de escola com o trabalho, aqui a escola é mais importante. O trabalho será exercido em menor tempo.

Na perspectiva da sociedade industrial onde as coisas eram feitas de forma manual e repetitiva e não exigia conhecimento, isso parece absurdo. Mas na era do capital intelectual, onde a capacidade criativa, os conhecimentos e saberes, a informação que as pessoas possuem, é que são fundamentais, isso é normal e natural.

Abraham Lincoln expressava essa idéia dizendo que se ele tinha oito horas p/ derrubar uma árvore passaria seis horas afiando o machado. Em outras palavras, se você tem oito horas, passe seis horas na escola e duas horas no trabalho. É dessa forma que se alcança a perfeição e se constrói coisa grandes com poucas pouquíssimas possibilidades de erro. As coisas não são feitas na base da tentativa e erro, mas sim porque a pessoa sabe fazer e aprendeu a fazer aquilo.

Além disso, as pessoas precisam aprender a fazer o que querem e o que gostam e as Universidades es Escolas é o caminho p/ isso.

Inclusive, considero o estil de vida estudantil e universitário o melhor estilo de vida. A pessoa jamais deverá se preocupar com o tempo e em fazer coisas em tempo determinado. A pessoa deve se preocupar em aprender a fazer coisas, construir coisas novas, produzir novos projetos e ideias, etc, e isso deve ser feito sem ter nenhum tipo de obrigação ou prazo específico p/ isso.

Existem profissões onde a contagem do tempo é fundmental. Em tal hora a pessoa deve estar fazendo tal coisa. Eu não gosto desse tipo de profissão. São profissões autoritárias e impositivas que violam a consciência e a liberdade. Profissões que escravizam as pessoas. Os seres humanos não foram feitos p/ serem escravos e nem foram feitos p/ seguirem horários a risco.

Inclusive, nem mesmo a contagem do tempo é exata. Nem mesmo o calendário é exato. Então porque querem transformar as pessoas em escravos de sistemas mecânicos e exatos.

O tempo que é movimento natural, inclusive a natureza está atrelada a esse tipo de movimento (estações, sol, noite, ventos, chuva, etc) são ideais aos seres humanos. Por isso, a melhor forma de trabalho não é aquela que a pessoa é obriga a cumprir horários a risca, mas sim aquelas nas quais as pessoas trabalham no horário que querem trabalhar ou escolhem trabalhar. Uns gostam de trabalhar durante o dia, outros durante a noite, etc. Basta conciliar todos os interesses que os sistemas se equilibram sem violarem a liberdade de ninguém.

De uma forma ou de outra as Universidades e Escolas são os caminhos mais importantes e as pessoas semprem devem manter conexões direta com as Universidades e Escolas e sempre devem estar matriculados em cursos ou aprendendo coisas novas. Não podem parar de aprender e não podem parar de ensinar.

Por isso, os ILUMINETI sempre estarão matriculados em Universidades e Escolas e sempre estarão aprendendo. E nas Universidades e Escolas ILUMINETI não haverá nenhum tipo de vestibular ou seleção p/ os cursos. Já são ILUMINETI. Não precisam ficar fazendo provas e vestibulares ou outros tipos de coisas p/ evoluírem. Basta se matricularem nos cursos e disciplinas que desejam e fazerem as respectivas disciplinas p aprenderem.

Além disso, o melhor sistema é aquele baseado em disciplinas semestrais. As pessoas fazem as disciplinas, as matérias e conforme vão fazendo as disciplinas, vão obtendo graus e diplomas. Se fizer tantas disciplinas obtém o grau disso. Se fizer o dobro obtém certificado disso. Se fizer o triplo obterá diploma disso. E o histórico escolar da pessoa vai sendo ampliado de forma contínua, conforme a pessoa vai adquirindo novos conhecimentos, novos saberes e novas informações.

A pessoa não pode e não deve ser obrigada a estudar e a aprender o que não quer. Por isso as Universidades e escolas devem oferecer um grande conjunto de disciplinas e as pessoas se matriculam e estudam as matérias e disciplinas que desejam. Estudar o que não gosta e não quer significa perda de tempo e perda de dinheiro tanto p/ a escola quanto p/ o aluno. Ninguém utiliza e aplica ou aprende, e se aprende esquece logo, aquilo que não gosta.

E vamos aplicar esse sistema nas UNIVERSIDADES e ESCOLA ILUMINETI não devem vender cursos fechados (curso de engenheiro, curso de direito, curso de medicina, etc). Isso é estupidez. A Universidade e as escolas, no caso de escolas particular, devem vender disciplinas. As pessoas devem adquirir e estudar as disciplinas que querem, quando querem e da forma que querem.

O conjunto de disciplinas que a pessoa cursou e aprendeu é que formará os cursos de engenharia, direito, medicina, etc. E as disciplinas que a pessoa fez devem valer p/ quaisquer cursos que exijam aquele tipo de conhecimento, saber ou informação.

Poucas pessoas tem dinheiro p/ pagar um curso completo de medicina, direito ou engenharia em uma escola particular de alto nível, mas muitas pessoas tem dinheiro p/ pagar o valor de uma, duas ou mais disciplinas semestrais.

Por exemplo, a pessoa sabe que precisam fazer tantas disciplinas e tais disciplinas p/ receber o diploma de medicina ou direito ou engenharia, etc. E vai adquirindo e fazendo as disciplinas que deseja, quando deseja e da forma que deseja. Se não quiser fazer nenhuma disciplina em determinado semestre não faz, porém, isso não é aconselhável, uma vez que quanto mais a pessoa estuda e aprende, mais facilidade tem em estudar e aprender.

Além disso, p/ fazer disciplinas os requisitos são muitos menores do que os requisitos exigidos em determinados cursos.

Portanto, a pessoa, no sistema ILUMINETI, que pode ser aplicado em qualquer Universidade ou escola ILUMINETI do mundo inteiro, a pessoa faz as disciplinas, quando quer, da forma que quer e do jeito que quer. E depois reune as disciplina que fez e solicita os certificados e diplomas que exigem tais disciplinas, conhecimentos ou saberes p/ serem fornecidos.

A pessoa pode fazer um curso de direito, engenharia, medicina, etc, em três anos ou em cinco ou em dez, etc. Tudo dependerá da forma como fez as disciplinas, quantas disciplinas fez, etc. Porém, a pessoa não comprou um curso de direio ou um curso de medicina. A pessoa fez disciplinas e aquelas disciplinas que fez formou um curso de direito, formou um curso de medicina, formou um curso de engenharia.

Dessa forma as pessoas poderão aprenderão muito mais, adquirirão muito mais conhecimentos e irão muito mais longe e não pararão de aprender.

E os conhecimentos que mudam e exigem atualizações ? Basta a pessoa fazer uma disciplina com as atualizações e reciclagens e poderá obter os certificados e diplomas que desejar.

Lembre-se que esse sistema valerá nas Universidades e Escolas ILUMINETI. Portanto, uma vez constituídas e instaladas as Univeridades e Escolas ILUMINETI é isso que será aplicado e é dessa forma que as coisas serão movimentadas.

Por isso, é fundamental controlar e uniformizar a qualidade das disciplinas ministradas e não a qualidade dos cursos. Se a pessoa aprendeu com grande eficiência e de forma eficaz todas as disciplinas, exigidas em um curso, é óbvio, que o curso será avaliado de forma ótima.

O Professor Schenberg, inclusive, criticando as Universidades e Escolas que estavam se transformando em locais de escravos disse:

"A meu ver, a Universidade brasileira antigamente era melhor do que a de agora. Por exemplo, pela diferença no modo de encarar o ensino. Naturalmente, havia pessoas preocupadas em dar aulas levando em conta a didática, mas havia uma certa intuição na Universidade de que o importante não era tanto transmitir conhecimento mas estimular a criatividade do aluno. De certa forma, havia uma tendência ao informalismo dentro da Universidade, que depois desapareceu, principalmente com a Reforma Universitária. Pode ser que algumas pessoas ainda o conservem, mas minha impressão é que isso desapareceu.

Outra coisa diferente é que naquele tempo as pessoas não se impunham objetivos determinados de fazer teses, mestrado, doutoramentos, o que praticamente se tornou o centro das preocupações da Universidade. A pessoa não se propõe a fazer uma pesquisa cientifica, procura fazer uma tese. Essas teses só têm valor formativo se representarem uma pesquisa científica real. A própria pessoa, pelas dificuldades que deve superar na pesquisa, vai se desenvolvendo como cientista. Hoje, sendo uma coisa meio formal, isso não acontece. Antigamente não era assim: a única tese que fiz foi para o concurso de catedrático."