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20/07/2012

Antenas Móveis Ilumineti

Esse projeto tem a finalidade de resolver o problema dos congestionamentos nas redes de telefonia móvel (celular) e outros sistemas de comunicação. Isso resolve o problema do celular 4G, etc.

Além disso, é a solução ideal que o sistema de trabalho a distância necessitava no âmbito de comunicação entre os automóveis, ônibus, táxis, caminhões, máquinas e equipamentos dirigidos a distância, etc, com as cabines de direção e os centros de controle.

Esse sistema de comunicação se baseia na instalação de antenas móveis, denominadas aqui de Antenas Móveis Ilumineti.

Essas antenas móveis são instaladas em balões ou zepelins não tripulados e ficam flutuando sobre as cidades e os locais onde as antenas móveis são necessárias.

Nos casos mais rudimentares os balões ou zepelins podem ser presos ao solo por cabos de aço e ter cabos de comunicação subindo até eles. Igual uma âncora.

 Nesse caso os cabos que prendem o balão ou zepelim podem regular a altura que as antenas ficará do solo. Isso resolve o problema de interferência nas comunicações por causa de prédios, etc, uma vez que esses balões ou zepelins poderão ficar a centenas ou milhares de metros acima do prédios.

Entretanto, nesse sistema de âncoras há o problema dos ventos fortes que podem deslocar o balão ou zepelim e a faixa de movimentação p/ cima ou p/ baixo é restrita. Entretanto, é um sistema mais barato e resolve os problemas de congestionamentos de redes de comunicação, garantindo comunicação segura em qualquer ponto da cidade ou do campo.

Basta apenas construir uma rede de antenas móveis instaladas em balões e zepelins p/ se ter comunicação segura em todos os pontos do planeta.

É o mesmo princípio utilizado nos satélites. Porém, os satélites estão a centenas de km acima. Os balões e zepelins são mais baratos, podem ficar mais baixos, e fazem o mesmo efeito dos satélites caríssimos. Inclusive, pode-se denominar esses balões e zepelins de satélites de baixo preço.

Isso porque em um sistema mais avançado os balões e zepelins ficam flutuando sobre as cidades ou locais onde as antenas são necessárias, possuindo um sistema de direção a distância que controla a altura e  a posição, fazendo as compensações necessárias no caso de tempestades e ventos fortes, ou seja, havendo ventos fortes o balão ou zepelim sobe até uma faixa na qual não há tais ventos. Assim que passa a ventania o balão ou zepelim retorna p/ a faixa normal na qual estava.

Sendo as comunicações baseadas em ondas eletromagnéticas alguns kilômetros não causam tanto efeito. Mesmo assim, as faixas de altura e posição podem ser otimizadas, ou seja, ter uma faixa ótima dentro da qual os balões ou zepelins com as antenas móveis possam se movimentar sem ter interferências nas comunicações.

Esse sistema resolve o problema dos municípios que não querem passar autorização p/ a instalação de antenas móveis. Considerando que as antenas móveis ficam flutuando sobre as cidades e não tem ligação com o solo, a regulamentação da posição das antenas não cabe a municípios, mas a órgãos que regulamentam o espaço aéreo. Com isso a burocracia dos municípios é afastada e neutralizada.

Além disso, esse sistema resolve o problema das comunicações e redes de direção e trabalho a distância. As comunicações, por exemplo, entre automóveis, ônibus, táxis, caminhões, máquinas e equipamentos, etc dirigidos a distância e a cabine de controle ou cabine de direção necessita ter uma rede segura de comunicação.

Em outras palavras, temos que ter um sistema de comunicação com segurança máxima, uma vez que, por exemplo, um caminhão dirigido a distância não pode estar sujeito a nenhum tipo de interferência ou corte no sistema de comunicação. Se houver qualquer interferência o caminhão pode ficar desgovernado e causar acidentes. Por isso, as comunicações caminhão-cabine de direção, por exemplo, tem que ser conectado em um sistema sem nenhum tipo de interferência ou falha nas comunicações.

E o sistema ideal é esse: baseado em antenas móveis instaladas em balões ou zepelins que ficam flutuando sobre as cidades e sobre as rodovias onde os automóveis, caminhões, ônibus, trens, etc, dirigidos a distância se movimentam.

Mesmo assim é preciso ter outros sistemas de correção ou segurança, caso uma antena móvel falhe ou sofra interferência. Nesse caso utilizar-se-á outras antenas móveis próximas, antenas comuns em terra e os satélites. Isso só será feito nos casos de emergência e o próprio sistema de direção a distância faz as correções na hora, evitando qualquer tipo de acidente.

Outra forma de corrigir e prevenir possíveis falhas é estabelecendo conexão entre os automóveis, máquinas e equipamentos dirigidos a distância. Assim, caso haja alguma falha nas antenas aéreas, balões e zepelins, haverá as comunicação de satélite, as comunicações via antenas comuns e as comunicações entre os automóveis, máquinas e equipamentos dirigidos a distância. Em outras palavras, sempre haverá sistemas alternativos de comunicação.

É importante que os centros de direção a distância e compensação de altura e posição das antenas móveis, instaladas em balões e zepelins, estejam conectados em sistema de previsão atmosférica que informam a proximidade de tempestades, ventos, etc, e faça as correções necessárias de forma antecipada.

Além disso, é fundamental que existam outros balões e zepelins no solo, prontos para entrar em operação caso haja algum problema em um balão ou zepelim que está flutuando sobre as cidades. Havendo um problema, o balão ou zepelim que está no solo sobe e substitui as antenas móveis que estavam no balão ou zepelim que teve falha.

Isso também é necessário p/ fazer manutenção nas antenas móveis ou aumentar a capacidade das antenas, etc.

Também é importante assinalar que não pode haver uma grande quantidade de balões e zepelins com antenas móveis sobre as cidades. Isso ocasionaria poluição visual. Considerando que um balão ou zepelim pode ter dezenas de antenas de alta capacidade, não nenhuma necessidade em ter uma grande quantidade de antenas móveis flutuando sobre as cidades. As antenas que existem hoje, instaladas no solo, não resolve o problema dos congestionamentos de redes. O sistema terrestre não suporta nem a rede de telefonia móvel atual, muito menos suportaria as redes de direção e trabalho a distância.

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