Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

29/06/2012

Saúde é direito humano fundamental


A controvérsia nos EUA é saber se saúde é direito humanoi fundamental. Resposta óbvia. Saúde é direito humano fundamental.

Quem considera saúde privilégio deve responder a seguinte questão: existe vida sem saúde ?

Existe liberdade sem saúde ?

Existe direito de ir e vir sem saúde ?

Qual direito humano fundamental pode ser exercido sem a saúde ?

A resposta óbvia é: nenhum. Todos os direitos humanos fundamentais exigem a saúde como requisito de existência.

A saúde está ligada a vida e sem saúde a vida oprimida, limitada e restrita.
Quem prega a liberdade, quem usa a liberdade como discurso, jamais poderá dizer que a saúde não faz parte dos direitos humanos fundamentais.

A saúde faz parte dos direitos humanos fundamentais e é requisito para o exercício dos demais direitos.

Inclusive, quem defende que saúde é privilégio gostaria de ter uma população doente ou viver no meio de uma população doente ? A resposta óbvia é não. Portanto, todos devem ter direito a saúde e a saúde é um direito humano fundamental.

O mesmo ocorre com a alimentação. A alimentação também é direito humano fundamental e requisito para todos os demais direitos humanos.

Algum direito humano fundamental pode ser exercido sem a alimentação ?