Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

30/10/2011

Sistema pedagógico eletrônico

É preciso construir um sistema pedagógico eletrônico. Um sistema que use as novas tecnologias de forma mais intensiva ao invés do professor ficar falando, falando, falando e escrevendo com giz a matéria que tem que ensinar aos alunos.

As tecnologias eletrônicas atuais, com exceção do Caderno iluminet que idealizei, não foram feitas pensando na alfabetização de criança e adultos ou no ensino acad~emico. Portanto, chegou a hora de adequar as tecnologias com a alfabetização e o ensino, criando um sistema pedagógico eletrônico.

O método de ensino atual, principalmente aqueles usados nas escolas públicas, tem se mostrado ineficientes e ineficazes. As crianças chegam na quarta série do ensino primário sem saber ler e escrever. Isso é um absurdo. E a correção do método de ensino passa, necessariamente, pelo uso de novas tecnologias.

Na era dos computers, notebooks e tablets a criação de um sistema pedagógico eletrônico é fundamental, principalmente considerando que o ensino nas escolas públicas é de péssima qualidade, uma das formas de resolvê-lo é usando esse novo sistema que usa tecnologia de forma intensiva.

Paulo Freire tinha desenvolvido um sistema que alfabetizava a pessoa em 40 horas, portanto, é de coisas como essa, aplicado no meio tecnológico, que precisamos.

Entre os equipamentos citados, eu prefiro usar o caderno iluminet que inventei. Ele usa caneta e preserva a escrita normal da pessoa, uma marca pessoal e cultural. O estudante não precisa ficar batendo em teclinhas, mas escreve de forma normal no equipamento como se estivesse escrevendo em um caderno de papel.

Inclusive, acho que esse novo equipamento já deveria vir com o novo sistema pedagógico instalado.