Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

13/10/2011

A maldição do Gênesis - O Homem

Analisando o texto do Gênesis, percebemos coisas importantes. A primeira é que o texto usa a palavra "maldito" p/ a serpente e p/ o solo. Não usa essa palavra p/ o Homem. Inclusive, é válido observar que o Homem não é chamado de Homem, mas de Adão. Adão é o nome de uma pessoa. Enquanto que a mulher é chamada de mulher e não por um nome específico.

Outro ponto importante, a maldição do solo é quebrada com o dilúvio.

Inclusive, há uma Profecia p/ Noé em Gênesis 5:29. "E passou a chamá-lo pelo nome de Noé, dizendo: Este nos trará consolo do nosso trabalho e da dor das nossas mãos, que resulta do solo que Deus amaldiçoou."

Gênesis 6:9 - 'Noé era um homem justo. Mostrou-se sem defeito entre os seus contemporâneos. Noé andou com o verdadeiro Deus."

O dilúvio lava o solo. Purifica a Terra. E a maldição é quebrada, cumprindo a Profecia do Gênesis: 5:29. Inclusive, a purificação pela água aparece em outros textos bíblicos, incluindo o batismo no Novo Testamento.

E Deus faz um pacto com a Terra. Esse pacto é representado pelo arco-íris (Gênesis 9:13). Evidenciando que a maldição foi quebrada.