Democratizar o conhecimento e socializar os saberes como ferramenta para transformação social e econômica. Democratizar e socializar para reduzir as desigualdades regionais. Democratizar e socializar para dar oportunidades. Democratizar e socializar para dar esperanças e certezas de um futuro melhor. O poder transformador do conhecimento, monopolizado e retido nas melhores Universidades Públicas, tem que ser disseminado, gratuitamente, para toda a sociedade.

16/09/2011

Os políticos norte-americanos

Esqueçam as guerras e as desavenças que são citadas nos artigos abaixo. A questão mais importante é: os políticos norte-americanos de hoje estão seguindo as condutas e orientações que foram dadas aos fundadores dos EUA, principalmente no campo moral e ético ?

E o compromisso com o país ? Eu tenho dúvidas quando analiso os congressistas norte-americanos atuais. Parece que estão caminhando ou se transformando em políticos de países subdesenvolvidos. Estão perdendo a visão de coletividade e consenso, preocupação com os EUA como grande nação, e se preocupando mais com a próxima eleição.

Não estou falando do Presidente Obama, mas sim dos congressistas e de suas pirraças. Por isso coloquei os textos abaixo para ver se eles lembram dos fundadores e de suas intenções, como orientaram e como agiram em momentos difíceis para os EUA. As versões em Inglês deve ter na Biblioteca do Congresso.

Outro ponto interessante é que alguns políticos até aceitaram a vitória do Obama, na esperança de que ele levasse a culpa pela crise americana, que já era previsível, e assim poder falar dos negros, etc. Quem tinha essa esperança não vai consegui-la. Todos sabem que a crise americana tem origem nas guerras trilionárias e que o Obama recebeu o governo como uma herança envenenada. O heroismo está em tirar o país dessa lambança, limpar a herança envenenada e conduzi-lo rumo à evolução. Se as guerras foram necessárias ou não caberá a História e aos historiadores, de futuras gerações, analisar.

De uma forma ou de outra, o país deve ser colocado acima dos interesses particulares ou das próximas eleições. Se afundarem o país, depois para levantá-lo novamente o esforço será exponencial. Além disso, não se espelhem nos políticos dos países subdesenvolvidos, não são boas referências, principalmente os parlamentares.

Os textos abaixo não são importantes apenas aos políticos dos EUA, mas também aos políticos e estudantes de outros países. Por isso os estudamos na USP. São as minhas cópias de textos de aula.

Documentos Históricos dos EUA


Os artigos Federalistas